domingo, setembro 14, 2014

EIS O BAPTISTA, EIS O ARTISTA!

(Maisfutebol)
V. Guimarães-FC Porto, 1-1 (crónica)

I LIGA
Estádio Cidade de Guimarães
4ª Jornada
2014/2015

                             Victória SC, 1 - FC DO PORTO, 1
                                       (Ao intervalo: 0-0)

GOLOS: FCP: aos 61', Jackson Martínez, (P);
               VSC           "   69', Cafú (P).

FC do Porto alinhou: Fabiano, Danilo, Maicon, Martins Indi, José Angel, Rúben Neves (aos 54', Evandro),Casimiro, Herrera (aos 89', Aboubakar), Brahim, Jackson Martínez e Juan Quintero (aos 63', Tello).

Juiz de campo: Paulo Baptista, Portalegre.


                     Vários factores contribuiram para que o FC do Porto deixasse dois pontos em Guimarães. Um, tem que ver com a excelente réplica do Vitória, principalmente na primeira meia hora de jogo em que a nossa equipa não conseguiu interpretar o futebol dos vimaranenses, os quais  baralharam o jogo sobretudo no miolo, raramente consentindo a posse de bola aos jogadores portistas.

Dois, a garra com que os locais se entregaram ao jogo e como atacavam a bola a contrastar com a tentativa dos jogadores do FC  do Porto em fazê-la circular em triangulações às vezes incompreensíveis e desnecessárias em ritmo muito lento.

Terceiro, (eu não conheço as razões nem sou especialista na matéria), pareceu-me tardia intervenção de Lopetegui em alterar o meio campo da nossa equipa, substituindo Rúben Neves que se mostrava inadaptado ao tipo de jogo do adversário, por Evandro, cuja entrada se fez reflectir desde lodo na melhoria do jogo colectivo.

Quarto, a manutenção em campo de um Brahimi nitidamente esgotado e a incrível decisão de Julen Lopetegui em fazer entrar Aboubakar, aos 89' (!!!) da partida.

Apesar de todas as inconguências apontadas, o FC  do Porto foi a claramente a melhor equipa em Guimarães, depois dos trinta primeiros minutos de jogo incaracterístico, até final do encontro.

Não pensem que não vou falar do Baptista, o artista. Se não formos nós, os portistas a fazê-lo, ninguém mais o fará por nós. 

Então: nada a dizer sobre a existência das faltas que levaram a assinalar as duas grandes penalidades, embora a que foi marcada ao FC  do Porto tivesse sido da responsabilidade do seu auxiliar. Ficaram algumas dúvidas. Cerca dos 30' de jogo, Brahim entra na área com a bola à sua frente sendo desequilibrado no seu movimento por um puxão no braço de um defesa vimaranense; podia ter-se deixado cair mas rematou à figura de Douglas. Não há lei da vantagem nestas condições e o penalti foi escamoteado a Brahimi. Pouco depois do início da segunda parte, o árbitro auxiliar do lado contrário corta, por fora de jogo a Brahimi, uma jogada em que estaria em conduções de se isolar para a baliza, tendo ele recebido a bola uns bons dois metros atrás da defesa vitoriana. E, aos 72, o mesmo bandeirinha, sinalizou um fora de jogo, ainda a Brahimi, que rematou a fez um golo que seria o 1-2, tendo ele partido em situação legal. Está, claramente demonstrado, tudo isto, nas imagens da transmissão da SporTV. Não foram, porém, apenas estes os lances em que a equipa de Paulo Baptista prejudicou o FC do Porto.

Independentemente do que jogaram as equipas o que conta é o resultado final e este poderia ter sido favorável aos Dragões com um pouco mais de empenho e asserto. Quem vai para jogos como o desta tarde em Guimarâes, tem que estar preparado para tudo: conhecer bem o adversário a enfrentar, as suas armas mais fortes e as arbitrariedades da equipa de arbitragem.

Reconhecendo que esperava mais nesta partido do FC  do Porto, também não fiquei demasiado desiludido com o que a equipa produziu. Estando em formação, já mostra o que poderá vir a fazer com a realização de jogos de competição. Não estou apreensivo quanto ao futuro porque é notória a sua ascensão nos movimentos colectivos, a que falta incutir mais velocidade e a redução no número de passes para levar a bola mais depressa à frente de ataque. Lá chegaremos.

Brahimi, enquanto teve forças, superou os vitorianos na genica e na técnica. Fiquei bem impressinado com José Angel, bem mais do que na estreia. Gostaria de saber a explicação que Jackson tem para estar naquele local e a sua imprevidência em cometer a falta que deu origem ao penalti do empate final.




                 
                  

2 comentários:

  1. Amigo :

    Grande artista esse tal de Baptista !

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Caríssimo Remígio
    Uma pequenina correcção : o autor do golo do VSC foi o menino Bernard ( que tal o n/ FCP começar a preparar a "captura" do mesmo ?... Este , não engana !...) . Outra correcção : o resultado foi de 2 x 1 ! E ... LIMPINHO ! LIMPINHO ! ... A sua crónica diz tudo , inclusivé ao escrever e colocar o vermelho - vivo no nome do novo ... "bruno paixão " ... Sinceramente que após o fim do jogo eu estava f....... ! A roubalheira foi demasiada e aqueles jumentos do agudo e do freitas ,enojaram-me até mais não ! Meia-hora após as ... "incidências" do jogo , não tinham conseguido pôr no ar o NOSSO 2º golo ! Francamente ! os gajos da Sport TV têm de prestar vassalagem à btv ? e por mor de quê ? para o "volta - que- estás- perdoado ?" ... Entretanto ,desisti de ver mais o que quer que fosse ... Hoje, a C.S. -exceptuando o "OJOGO" e o JN - branqueia TUDO nas primeiras páginas e só no interior reconhecem os erros da arbitragem encomendada , embora p.ex. , o " correio da manha " (leia-se mesmo assim ,sem til no último "a " ...) dê como "O Caso do Jogo " a não expulsão do jogador Casemiro ! ignorando tudo o resto ! ... Realmente ináudito e despudorado este tipo de jornalismo de pasquim ! Adiante ! Li ,há pouco, o Manuel Vila Pouca a dissertar e bem ! sobre o rescaldo e a " avisar" o Mister Julen para a lisboanagem (igual a LADROAGEM ,entendamo-nos ...) instalada no nosso futebol ! É bom que ele e os jogadores , e os JOGADORES (sobretudo ) aprendam com a "lição " de ontem ! O ano passado , é bom que a memória não seja curta , a coisa começou no Estoril e foi por aí fora (Luz , Alvalade, e até no ... Dragão !) até àquilo que sabemos e o Regime celebrou ,como nunca !... Como leigo que sou em matéria futebolistica , gostaria que alguém me explicasse o porquê destas substituições lopeteguianas - em que ele é useiro e vezeiro ! - nos últimos 3 minutos dos desafios : há tempos RQ7 e agora Abouba ... Para terminar , um áparte que me tem "ocupado" as meninges : com tanto reforço ,porque carga d'água não se conseguiu um ... "fernando" e ontem ,naqueles primeiros 35 ' a falta que fez !...
    Abraço-o com amizade
    João Carreira
    Em Tempo : Boa Sorte pªa 4ª . FORÇA FCP !...

    ResponderEliminar