quarta-feira, agosto 07, 2013

LIVRES DIRECTOS.

              

QUINTERO, pode vir a ser o cobrador especialista de livres de que o FC Porto precisa.


             Desde a saída de Hulk que o Futebol Clube do Porto não dispõe de um cobrador de livres  fora de série, um especialista nato capaz de "ganhar pontos" na execução superior de livres directos ou marcação de cantos em condições de serem transformados em golos pelos seus companheiros.

              A existência na equipa de um especialista na execução daquele tipo de livres é, nos encontros intrincados de decidir em jogadas de bola corrida, essencial para a obtenção do almejado triunfo.

              É nos detalhes que se encontra a chave mestra  que decide muitos dos jogos decisivos para a conquista de títulos ou outras competições relevantes.

              Não sei se o disse alguém, mas perfilho o princípio que as grandes equipas devem possuir um guarda-redes capaz de "ganhar pontos", um central seguro e que "saia a jogar", um médio criativo e com "boa leitura" de jogo e um ponta de lança de bom recorte técnico e eficaz. A estes, eu adicionaria um "especialista" que pudesse assumir-se como executante exímio e infalível de livres directos e pontapés de canto.

             Que me recorde, passaram nas últimas décadas pelo multi-campeão português, executantes de livres de craveira elevada. Demol, Celso, Branco, Deco, Drulovic e mais uns tantos que deixaram uma marca de eficácia indelével. Com eles, (e com Pinto da Costa...) o FC Porto tornou-se o melhor clube de Portugal e entrou na élite do futebol europeu e internacional.

             Nos últimos tempos, a carência de um jogador com qualidades acima do vulgar no valioso plantel que o FC Porto possui, foi mais evidenciada pelo ineficácia na transformação de grandes penalidades, dando para fora a ideia que o problema não tem solução a curto prazo. Em minha opinião, não será tanto assim.

            Não creio que Jackson Martinez, Lucho ou outros elementos do plantel igualmente dotados tecnicamente não reúnam os requisitos necessários para converter grandes penalidades. Têem-nas com certeza absoluta, já que nenhum jogador do mundo, seja qual for o seu nível, está imune a falhar a conversão da falta dos onze metros. Infalibilidade é palavra que não existe em futebol.





Jornal O Jogo            


           Quase tão importante como os penaltis, são os livres directos perto (ou mesmo distante) da linha da grande área. Com a saída de James Rodriguez, também neste aspecto importante do jogo parece estar em déficit, neste momento, e, Maicon, que parecia ter apetência pela marcação destas faltas, poderá não ter a curto prazo oportunidade de o provar na equipa principal. Como acontece na marcação de cantos com Défour, este ainda distante do que conseguia (cada vez melhor) João Moutinho.

           Do que me foi dado observar nesta pré-época é que, dos elementos contratados, Quintero tem pedigree bastante para poder vir a ser, neste capítulo, a caixa de Pandora de que a equipa anda à procura. Pareceu-me ver nele capacidade de execução técnica, colocação e força de pontapé, jeito ao fim e ao cabo. Relativamente aos restantes só com o decorrer dos jogos e as oportunidades que lhe forem concedidas poderão mostrar o que valem em tão premente quanto rara especialidade

          

         

          

          

             

             
             

2 comentários:

  1. Amigo :

    ..."Quintero tem pedigree "...


    Sem dúvida !

    ResponderEliminar
  2. Parece faltar treino nas chamadas jogadas de bolas paradas, especialmente nos penaltis, o que pode sair caro, mas também nos livres diretos. Danilo já mostrou que sabe, e Quintero também. Falta ateimar, como diz o povo!

    ResponderEliminar