segunda-feira, agosto 05, 2013

ESCOLHAS DE GRAÇA

        

                  Mesmo que outros tivessem sido os resultados dos jogos em que participou, sempre diria que a pré-época do Futebol Clube do Porto cumpriu com muito proveito, do meu ponto de vista de adepto apaixonado minimamente atento ao que é publicado em alguns jornais e divulgado pelos meios audio-visuais, o programa estabelecido.

                 Sem desvalorizar as vitórias sempre bem acolhidas por todos os portistas, estou certo de que à equipa técnica interessou mais testar outros aspectos da preparação da equipa para a época oficial que se segue, relacionados com a forma física dos jogadores, a avaliação do valor das novas aquisições, o ensaio de diferentes opções e esquemas, a preparação psicológica a escolha final do plantel. Se, a tudo isto, se puderem adicionar vitórias é ouro sobre azul. E, neste capítulo, o êxito só não foi total por detalhes.

O Jogo               Salvo alterações de vulto, que podem ocorrer até final do mês em curso, augura-se para a nossa equipa uma temporada de molde a satisfazer o estatuto de melhor equipa nacional (e a que tem mais títulos conquistados). A equipa técnica dá indícios claros de ter assumido inteiramente o controle dos acontecimentos, os jogadores que chegaram dão garantias de qualidade elevada para contribuir para a melhoria do nível colectivo, não transparecem situações incómodas de relacionamento com as hierarquias, tudo parece fazer-se com método e profissionalismo. À Porto, evidentemente.

              Não tenho muita apetência pela especulação sobre quem fica ou quem não terá, por agora, lugar no plantel. É um exercício especulativo, apenas,  por carência de dados que escapam às massas e só internamente circulam. Mas sentiria a falta de Castro, de Josué, de Iturbe, do Izmaylov, do Kelvin, como seria uma decepção ver partir Fernando, o "polvo", o Cha, Cha, Cha, o Mangala ou mesmo o Nico Otamendi, por exemplo.

              Sendo assim, não vale nada mas arrisco o "meu" time base inicial; Helton, Fucile, Otamendi, Mangala e Alex Sandro; Lucho, Fernando e Defour; Varela, Jackson e Iturbe. Prontos, na fila: Fabiano, Danilo, Abdolaye, Maicon, Diego Reyes, Herrera, Quintero, Ghilas, Carlos Eduardo e Licá. Ricardo e Tiago Rodrigues, dois jovens promissores internacionais portugueses, estão nas cogitações de Paulo Fonseca, porém, não adivinho o destino que ele lhes dará. Até poderão ficar.

               Ah, e o Bruma. Dava jeito...

               

              .

               


               

               

6 comentários:

  1. What about Danilo? In my opinion he seems a better option than Fucile. If he is also allowed to take free kicks then we might have another weapon for those tight games. Fucile plays well one game or two but then does something stupid... his character is also a bit cocky which might pose a problem with other players considering he has a big influence with other South American players.

    ResponderEliminar
  2. Danilo is a very good and young player. But il need to fhit by your place and Fucile wil be the very strong opponent.

    Thankyou.

    ResponderEliminar
  3. Danilo é um grande futebolista, mas dá ideia que se retrai e custa a explodir... pois quando se mostrar como é, será um grande craque, de verdade.

    ResponderEliminar
  4. Armando Pinto.

    Penso exactamente o mesmo. Por isso sou tão crítico a seu respeito.

    Forte abraço.

    ResponderEliminar
  5. Amigo :

    ..."Ah, e o Bruma. Dava jeito"...

    Dava jeito e tinha muita piada !


    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Pois, ficava com todos e arranjava um grande problema ao treinador. Compreendo, custa ter de optar, ter de abdicar de alguém, mas tem de ser. Plantéis muito grandes, diz-nos a experiência, são um foco de instabilidade.

    Abraço

    ResponderEliminar