quinta-feira, abril 07, 2011

CAMPEÃO DE LUXO!



Benfica (4-1) e FC Porto (5-1) goleiam, Braga empata (1-1)
    Liga Europa-


                            No Estádio Mais Belo da Europa:


           FUTEBOL CLUBE DO PORTO, 5 - Spartak Moscow, 1
             (Campeão Nacional 2010/2011)
GOLOS: (Falcao (3), Varela e Maicon.


           Foi uma exibição "à campeão", quiçá mais espectacular na segunda parte, a que os novos campeões nacionais conseguiram nestes quartos de final da Liga Europa, compensada com cinco golos marcados e apenas um sofrido resultado que, salvaguardados os imponderáveis do futebol, colocam o Futebol Clube do Porto nas meias finais da prova e às portas de Dublin.

           Até cerca dos trinta minutos iniciais, o jogo foi bastante repartido pelas duas equipas e os Dragões sentiram algumas dificuldades em impor a superioridade do seu jogo, mas a equipa mostrava estar confiante e procurava ultrapassar a forte oposição da equipa contrária mas não lograva a conclusão devida para as jogadas que criava. Porém,  melhorava de minuto a minuto e nos últimos dez, antes do intervalo, já fluiam as jogadas quer colectivas quer individuais, submetendo a defesa do Spartak ao risco da vulnerabilidade e ao recurso às faltas sancionadas a amarelo pelo árbitro belga. Antes de correr o pano para o primeiro acto da ópera, o solista João Messinho abre literalmente a área com um gesto de inspirado maestro, solicitando Pereira para o centro perfeito, convidando ao voo de Falcao, típico do falcão na recolha da presa que escolheu para o seu manjar, e teleguiar com o pensamento o esférico para o lado oposto ao qual o guarda-redes tinha escolhido. Magnífico, só!

           O momento alto da ópera estava guardado para a segunda parte quando o Futebol Clube do Porto assumiu para si todo o espaço do palco e fez soar as vozes dos seus barítonos, perante a plateia em delírio. Helton, divertia-se a exalar confiança a rodos e a defesa, com o falsete do golo russo, não dava fífias e alternava o tom consoante a música. Maicon chegou-se à frente e fez luzir a pele da cabeça somando mais um, com Varela a dar mote da canção "ó Varela não vás atrás dela" (não é assim? não faz mal.). Entra Belluschi, sai Guarin, Hulk dá mais uma chance do Cristian e, Varela, que afinal queria ir p'ra janela, que é o mesmo que dizer que o James já estavas cansado de tanta espera e foi lá para dentro com a vontade de uma fera com indícios de já não comer há uma semana,  transformando aquela meia hora final do partida num sonata em dó maior (nem sei se existe tal coisa, mas o leitor compreende a liberdade estilística do autor...).

           CincaZero ( onde é que eu já vi isto?) até nem era exagerado mas, por consideração para com o "nosso" Ibson (nós já sabíamos que é bom), não foram de mãos a abanar e lá provaram um golito, de Porto, é claro. Podem, em Moscovo, beber mais um pouquito mas cuidado nada de exageros. Bebam só em casa, depois do jogo.

           Não sei se são ainda os efeitos da festa da celebração do 25º que me levam a não fazer destaques das melhores exibições dos nossos campeões. Jogaram todos muito bem. Mas alto lá, acendam todos os holofotes, levantem-me esses braços, soltem o som das trombetas e APLAUDAM COM TODA A FORÇA


                      RADAMEL, RADAMEL, RADAMEL FALCAOOOOOOOO!

           Dá um gozo do caraças ser tripeiro!

9 comentários:

  1. Caro Remígio
    Como o meu amigo diz : "Dá um gozo do caraças ser tripeiro". A música (no 2º tempo) foi um verdadeiro hino à eficácia e para (re)ver o FALCAO na sua máxima e inequívoca CLASSE. FERNANDO foi outro gigante-como já fora no estádio das TREVAS- e está de regresso ao "grandíssimo" Fernando de outros tempos...o que para a equipa,nesta fase crucial e decisiva da época é fundamental.
    Não vamos falar do 1º tempo ... o "vodka",era p'ráí de 40º e a malta (pareceu-me) não estava bem avisada,p'ró efeito do mesmo...Vá lá, que o PORTO-vintage se lhes sobrepôs,com o(s) resultado(s) à vista...Agora, há que manter a pressão para, de hoje a oito dias, podermos pensar no ...submarino amarelo e como torpedeá-lo à força toda.
    Resto de noite feliz
    Bom fim de semana
    Abraço amigo
    João Carreira
    Em tempo:
    Ao entusiástico público do Dragão: PARABÉNS!

    ResponderEliminar
  2. No primeiro jogo em casa após se ter sagrado vencedor do campeonato, Liga Zon Sagres e perante 38. 219 espectadores, em clima de festa, o F.C.Porto venceu categoricamente a excelente equipa do Spartak e por números que lhe dão grandes esperanças de seguir para as meias-finais da Liga Europa.
    Mas até não entramos bem, pelo contrário, entramos preguiçosos, desconcentrados, abúlicos, ainda a festejar o título - o que é compreensível, ainda está bem fresca na memória a fantástica noite de domingo e as fortes emoções não se apagam com uma borracha, nem por mais avisos que se façam.

    Com isso deixamos o Spartak ser perigoso e tivemos alguma sorte em não sofrer um golo, em duas boas oportunidades criadas e desperdiçadas por Welliton. Numa o brasileiro atirou para fora e noutra Helton, com uma excelente defesa evitou o golo moscovita. Aos poucos fomos despertando, reagindo, marcando melhor, começando a equilibrar e se não tinhamos feito muito para chegar à vantagem, também é verdade que acabamos a primeira-parte fortes, a encostar os russos e a mostrar o fogo do Dragão. Era o prenúncio do que estava para vir.
    E o que veio, meus caros, foi um Porto de qualidade superior, um Porto intenso, fortíssimo, que faz acreditar e sonhar com tudo. Dominador, pressionante, jogando bem, naquele futebol de toque que nos encanta e atacando com contundência, o conjunto de Villas-Boas mostrou ao que vinha. Depois de Hulk ter deixado o aviso, aos 60 minutos, num livre superiormente marcado, que só a barra evitou e da recarga que Fernando desperdiçou, ao atirar para as núvens, o novo Campeão Nacional chegou ao dois a zero por Varela, passados 5 minutos, ao três zero passados 10, por Maicon. Pena que uma distracção, passados apenas 2 minutos após o golo do central e talvez motivada pela euforia da vantagem dilatada, tenha permitido aos russos diminuir, nessa altura, claramente contra a corrente de jogo.

    Não acusamos o toque, voltamos a ir para a frente e ampliamos a vantagem, até aos cinco a um, curiosamente, já sem Hulk em campo e novamente por Falcao, que assim fez mais um hack trick na Liga Europa. O jogo acabou com a sensação que se durasse mais uns minutos podiamos conseguir um resultado histórico. Mas assim está muito bom, melhor era pedir de mais e se temos de manter a vontade, a determinação, o espírito correcto, que ainda há segundo jogo e cautela e caldos de galinha nunca fizeram mal a niguém, também é bem verdade que quem joga assim tem toda a legitimidade para cantar a música que os Super consagraram:
    «Venceremos venceremos, venceremos outra vez, o Porto vai ganhar a Taça, como em 2003...»

    É óbvio que quem marca três golos, tem de ser a figura do jogo, mas não muito, a equipa sim, é que merece o grande destaque. Este Porto tem muitos e bons jogadores, mas é cada vez mais uma grande equipa.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Bom dia,

    Grande noite europeia do nosso FC Porto, com uma segunda parte de grande nível, e a conseguirmos um resultado que praticamente carimba a passagem às meias-finais onde iremos defrontar o Villarreal.

    O Spartak entrou melhor no jogo, e o tridente de meio campo composto por Ibson, Alex e Rafael, conseguiram ganhar o duelo da posse de bola, e tiveram uma excelente oportunidade para marcar por Wellinton. Marcamos numa excelente jogada de ataque, e podíamos ter marcado mais 2 ou 3 golos, relembro os dois cabeceamentos falhados de Varela.

    A partir do momento que Fernando conseguiu acertar na marcação ao criativo Alex, e Guarin a Ibson, o Porto partiu para uma exibição de grande nível.

    Pena foi o golo sofrido numa desatenção defensiva, sem a devida compensação da subida de Alvaro no corredor. Já antes desse lance pela direita o Spartak tinha cruzado com perigo para área.

    O nosso tridente ofensivo esteve excelente, com Falcao a realizar uma exibição fantástica e plena de eficácia.
    Grande duelo com Rossi na luta pelo título de melhor marcador da competição.

    Guarin esteve muito bem no lançamento dos colegas de ataque, e Moutinho foi o pêndulo que tapou buracos e fez aqueles cortes que ninguém dá por eles, mas que são importantíssimos.

    Fucile e Alvaro muito bem a atacar, descurando por vezes a defesa.

    Rolando e Maicon demoram a acertar a marcação ao irrequieto Wellinton, mas a partir do momento que Fernando fechou a tranca da defesa, foi-lhes facilitado o trabalho, acabando mesmo Maicon por marcar um excelente golo e Rolando muito perto de marcar também.

    Helton ... fantástico, é como o vinho do Porto, quanto mais velho melhor!

    Excelente o apoio dos nossos adeptos, que fizeram grande festa, e foram presenteados com um Porto Vintage na segunda parte.

    Na segunda eliminatória temos de ter atitude séria apesar da vantagem alcançada nesta 1ª. mão, mas as dificuldades serão muitas devido à longa viagem e relvado sintético.

    Temos tudo para ir à final e sonhar novamente com a conquista da Liga Europa.

    Abraço

    Paulo

    http://pronunciadodragao.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. De vitória em vitória, o FC Porto vai cumprindo na íntegra o seu destino que é VENCER.

    Depois de dois títulos já garantidos (Supertaça e Campeonato nacional) os Dragões lutam ainda em duas frentes (Liga Europa e Taça de Portugal).

    Também nestas, a ambição continua intacta, apesar da desvantagem na TP.

    O FC Porto deu ontem um passo decisivo para a passagem às meias-finais da LE, com mais uma vitória justa e contundente.

    Apesar de uma entrada no jogo um pouco displicente que nos podia custar caro, a equipa, logo que se conseguiu soltar do espartilho russo, partiu para uma exibição segura e intensa, coroada com belos golos.

    Falcao foi um dos heróis da noite ao apontar três dos cinco golos portistas. Mas quase todos estiveram em bom plano, ultrapassada que foi a primeira meia hora de desconcentração, precipitação e desacerto quase geral.

    Bom, depois foi o bom e o bonito. Equipa dinâmica, esclarecida, demolidora e imaginativa. Os golos acabaram por ser a sequência lógica do melhor futebol ofensivo então praticado. Se o acerto no capítulo do remate fosse completo o resultado poderia ter sido por números escandalosos.

    Com esta gorda vitória, a viagem a Moscovo ficou mais desanuviada. Mas teremos de ser competentes para garantir mais uma vitória para continuar a cumprir o nosso destino.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. As óperas seguem sempre os “libretos” que os seus autores escrevem. Na de ontem no magnífico cenário do anfiteatro do Dragão, e perante trinta e oito mil e tal espectadores (pagantes, repito pagantes) o “miúdo” teceu o enredo com a maestria que se lhe vai reconhecendo.
    Arquitectou a trama com as cautelas que se impunham e depois disso libertou os personagens para interpretarem as árias mais marcantes. O tenor “il manhifico Falcao” sublinhou em três trechos de encantamento, o epílogo de mais uma noite de glória.
    PS.
    Tem piada que não foi preciso dar nenhuma cotovelada nem arrufos de mau génio, semelhantes a outros menos talentosos, mas sistematicamente promovidos a estrelas.

    ResponderEliminar
  6. ...e tudo aconteceu ...
    "No Estádio Mais Belo da Europa"!


    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Caro Remígio
    Só para dizer que sou o "cliente"-visitante nº 22.222...Que tal? Será que é hoje que os gajos do euro-milhões acertam nos meus números?!...Não o esquecerei,nesse caso($$$$$).
    Bom fim de semana
    Abraço amigo
    João Carreira
    NB O sr. Duarte Gomes "só" teve 4 (Quatro), de nota, no estádio das TREVAS !... É obra!

    ResponderEliminar
  8. fimoze:
    azul dragão

    Sínteses que dizem tudo.

    Abraço para ambos.

    ResponderEliminar
  9. caro joão:
    Se isso acontecer (é preciso acreditar) ficarei duplamente contente.
    Vou "torcer" para que o milagre se faça.

    Abraço amigo.

    ResponderEliminar