segunda-feira, setembro 27, 2010

BÚSSULA DO DRAGÃO NÃO TREME!

          Sábado, no Dragão:

                      Futebol Clube do Porto, 2- SC Olhanense, 0

          Não era um jogo qualquer. O nosso adversário era o 3º da classificação geral, invicto ainda e com apenas um golo consentido e ansiava ser feliz no palácio dos sonhos...

          Villas Boas (o príncipe dos treinadores, com pedigree) conhece bem os adversários e melhor os seus pupilos. Chamou Otamendi, vindo das pampas americanas do sul e premiou Maicon com uma folga, bem merecida por tão boas prestações conseguidas até agora. O argentino agradeceu, fazendo o primeiro, naturalmente natural.

          Hulk, está demais, mas a "maçã podre" ultrapassou rapidamente o carcoma da árvore que o sustinha e, de azul-e-branco vestido tem, agora, um nome cantado: JOÃO MOUTINHO. Mas não está só; de Helton a Varela, há Pereira, o Palito, e Rolando e Fucile e Belluchi + e Fernando e Souza e Gaitan, perdão FALCAO e Beto e os Rodriguez (Cristian e James) e Sapunaru e Castro e Ukra e Rúben e seu Walter, o bigorna d'aço e a FÉ dos milhões de portistas, a apoiar.

         Não temos que olhar para trás, porque começa a não ser fácil distinguir, sem binóculos, o "resto" a subir a encosta, as pernas trémulas, arfantes, suspensos pelas cordas e ganchos prestes a ceder à primeira escorregadela. Na Madeira, os "tremeliquentos fábiodependentes" agarraram-se ao poste para tirar os pés da linha d'água e o falso Messias pôde aliviar, por agora, os maxilares e poupar nas pastilhas.

         Por comiseração, esqueço o que vi ontem à noite na TV, ali para os lados da Portela onde, noutros tempos (já distantes, por certo) havia um clube que jogava futebol e um estádio que também era de Alvalade, ainda que não fosse pintado como semelhante a um circo e nele actuem, já não jogadores de futebol, mas gnomos atrás de uma bola que foge deles como as perdizes da boca dos perdigueiros...

        Prossigamos, entrementes, com as taças: quinta-feira, com o C.S.K.A, na Bulgária, a da Europa e, para mais tarde, com o privilegiado LIMIANOS a deslocar-se ao "cenário de sonho" do Dragão, a de Portugal.

3 comentários:

  1. Se tivesse acabado ao intervalo...

    Tinha sido óptimo. Gostei muito da primeira-parte do F.C.Porto.
    Frente a um adversário fechado, com todos a trás da linha da bola, apenas apostado em não sofrer golos e que raramente saiu para o ataque, o conjunto de Villas-Boas, jogou bem, às vezes muito bem, chegando ao intervalo a vencer por 2-0, resultado que até podia, sem que fosse injusto para a equipa de Olhão, ser mais dilatado. Foi um Porto de qualidade, intenso, jogando um futebol bonito, de toque, envolvente, de movimentação constante, de controlo absoluto do jogo, que atacava bem, ora pelo meio, em tabelas, ora pelos flancos, com Hulk e Varela sempre perigosos, os médios próximos dos avançados, enfim, um turbilhão, que entusiasmou os cerca de 35.000 espectadores que se deslocaram ao Dragão. Se a equipa de Daúto Faquirá, era a sensação do campeonato, essa equipa, hoje, por culpa do F.C.Porto, não se viu.

    Mas o jogo não acabou ao intervalo e na segunda-parte não apareceu o mesmo Porto. Ou porque o resultado era confortável, ou porque o efeito Liga Europa caiu no sub-consciente dos jogadores, ou porque o adversário não dava mostras de ser capaz de criar embaraços, a equipa portista ligou o complicador, desligou-se, baixou o ritmo, deixou de jogar em conjunto e a qualidadee baixou bastante, o que foi pena, já que na etapa inicial a exibição tinha sido de grande qualidade. Não que o controlo e o domínio de jogo se perdessem, não que não houvesse algumas oportunidades de aumentar a contagem, sem que isso fosse injusto para os algarvios, mas porque depois daquela primeira-parte, não se esperaria tão pouco...

    Resumindo: no dia de estreia de Otamendi, um Dragão de duas caras, venceu com toda a justiça e segue líder destacado, com 6 jogos e 6 vitórias.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Caro Remígio
    Pois...o Olhanense lá foi à vidinha!Com um pouco de boa-vontade, tinha-se combinado,jogar "só" meia-parte (a primeira),que a segunda foi uma caldeirada,sem tamboril, corvina,e outros peixinhos nobres...camarão?! nem vê-lo! e até o "acompanhamento" não passou de um "verde" de 3ª escolha...Quase me deixava dormir,e não fosse a "postura" educada e (sempre) vertical das declarações do Faquirá -exemplar e impecável- a "reconhecer" os méritos dos dragões,teria dado por mal empregue o tempo passado em frente ao... "Plasma Stadium". Já li,algures,um comentário,onde um portista como nós,perguntava se seria possível comprar-se,nestas situações, "só" MEIO-BILHETE!Esta "tanga" de que os jogadores (e não-só),se a coisa está resolvida ,se começam a proteger,a poupar e a pensar no jogo (europeu/e/ou qualquer outro) que vem a seguir,seria - quanto a mim - uma das coisas a rever na bola nacional... daí, a tal asserção ao ..." meio-bilhete".Somos assim no futebol, (e no resto ...) infelizmente.Ou então sou que tenho a "mania" de ser ... diferente,na exigência com que vejo o fenómeno,dito, futebolístico.
    Venha de lá então, o CSKA de Sófia p´rá malta jogar no tempo todo-(a não ser que, entretanto, dê pª gerir, a pensar nos afonsinos- NÃO me importaria nada, se assim fosse).
    Um resto de noite feliz.
    Abraço amigo
    João Carreira

    ResponderEliminar
  3. Caros João e Vila Pouca:
    Concordo que o jogo contra o Olhanense não foi tão intenso na segunda quanto o havia sido na primeira parte,todavia, nunca me decepcionou. Também estamos de acordo que os nossos tiveram o controle do jogo do princípio ao fim e isso é bom.
    As goleadas, às vezes, não são tão boas quanto parecem.

    Já ninguém tem dúvidas sobre o valor do FCP e da competência da nossa equipa técnica. Relevo dois pormenores: a chamada a jogo de Otamendi (o modo como "pisa" o relvado e o à vontade não enganam...)para o teste no momento certo (apesar do excelente desempenho de Maicon até agora) e a substituição no momento certo de HUlk, prestes a ver o segundo amarelo (ainda não compreendeu a necessidade de alterar o seu comportamento perante estes árbitros.

    Quinta-feira vamos de novo a exame. É uma boa oportunidade para melhorar a nota.

    Um abraço amigo, para ambos.

    ResponderEliminar