sábado, julho 10, 2010

SALA: O FIEL VICE DE VALE E AZEVEDO.

          À hora de recolher "a penates", reparo que a TVI está a iniciar um programa de que já tinha ouvido falar, mas não tinha acontecido ver. Não sei o nome mas, para quem segue estes programas, basta dizer que me refiro àquele em que uma senhora que fala inglês, de luto vestida,  e a seguir a intérprete de serviço tenta traduzir para a nossa língua,  parecendo estar convencida de que alguém vai acreditar ter ela o dom de fazer vir ao programa os antepassados mortos dum infeliz convidado que se sujeite a tamanho embuste.

          Ontem, por inacreditável que pareça, o tipo que ia fazer de palerma, era o Sala.

          Antes da aparição no cenário do convidado, a apresentadora fez uma panegírica sinopse da carreira do ex-apresentador, dando especial ênfase ao cargo de vice-presidente do Sport Lisboa e Benfica que ele ocupou durante TRÊS anos, como fez questão de informar. Muito convenientemente (o que se estranha, pois o pormenor faz toda a diferença), foi escamoteada a indicação de que o mandato foi exercido ao tempo em que o foragido à justiça por incumprimento de pena de prisão a que está condenado, JOSÉ VALE E AZEVEDO, foi PRESIDENTE do clube da Dona Vitória. E, mais: o Sala, ao optar por não se demitir como fizeram alguns dos seus pares, garantiu o quorum que inviabilizou novas eleições  e segurou no cargo o cadastrado até à conclusão do mandato.

          Ainda vi os primeiros minutos daquele número irreal, atónito e incrédulo, sem ser capaz de compreender como alguém com saúde mental perfeita, se preste a tão básico embuste. Porque Sala estava ali, não no exercício de uma profissão que era obrigado a exercer, mas de livre e consciente vontade. E ele, como profissional destacado que foi no espectro da comunicação portuguesa e pelo muitos seguidores que teve, tinha o DEVER de o ter evitado.

1 comentário:

  1. Meu caro, isto está pior que no tempo da outra senhora...São vergonhas atrás de vergonhas, mas eu com a TVI e da Sic, nem perco tempo. Interesso-me e muito, pela televisão e rádio públicas. Esses é que têm de fazer uma cobertura do F.C.Porto igual à que fazem com Benfica e Sporting e se não fizerem...toca acascar-lhes.

    Um abraço

    ResponderEliminar