terça-feira, julho 20, 2010

MIGUEL SOUSA TAVARES

       
        Miguel Sousa Tavares escreve semanalmente a crónica Nortada, às terças-feiras, em "A Bola" e que eu, como milhares de portistas e milhões de benfiquistas, leio com alguma regularidade.

         MST, é conhecido pela sua multifacetada actividade na área da comunicação social, seja como jornalista, comentador em várias áreas, autor e intérprete de trabalhos literários tendo, nestes últimos anos, obtido enorme notoriedade como escritor e participação em movimentos cívicos. A atitude frontal e a determinação que evidencia na defesa das suas ideias conferem-lhe um estilo sui generis, capaz de suscitar polémicas e turbulentas críticas.

         Na área do desporto, para além do gosto pela caça, o que mais releva na figura de Miguel Sousa Tavares, é a sua confessa paixão pelo Futebol Clube do Porto e, nem mesmo a particularidade de há muito tempo a esta parte, tanto quanto se pode concluir, ser figura incontornável da sociedade lisboeta, na sua esmagadora maioria avessa ao clube da Invicta, essa situação não parece causar-lhe constrangimento antes lhe confere o privilégio do herói simpático em território hostil.

        O tema mais frequente das Nortadas é o Futebol Clube do Porto, de quem parece ainda ser sócio e, no seu estilo contundente, às vezes implacável e impiedoso, zurze em tudo quanto mexe no Clube, desde a Direcção à equipa técnica, tendo como alvo preferencial o desempenho dos atletas e as suas qualidades técnicas, nutrindo por alguns deles verdadeiro "ódio de estimação".

        Ninguém nega ao portuense distinto e celebrado dragão o direito de, como e onde, muito bem lhe aprouver divulgar as suas ideias e originais críticas. É um direito inalienável e fará dele o uso que lhe der na real gana, inclusivamente, escrevendo as crónicas para o jornal "A Bola", para gáudio dos praticantes do antiportismo militante. Lamento é que em nenhum outro jornal, inclusive onde escreve Miguel Sousa Tavares, jornalistas como Leonor Pinhão, ou Júlio Cervan, ou Ricardo Araújo Pereira, todos inveterados benfiquistas confessos, não perfilhem da mesma cartilha e sigam critérios diametralmente opostos.

       Ainda que, presumo, também eles, pelo menos às terças, devam começar o dia pela "sagrada leitura da Bola". ( in Nortada, A Bola, 2010.07.20).

1 comentário:

  1. Meu caro, completamente de acordo, o Miguel, de vez em quando, deve ser para manter o estatuto de independente, tem certas tiradas, que não ficavam nada mal nos piores anti-portistas.

    Um abraço

    ResponderEliminar