sábado, julho 10, 2010

OS FILHOS E OS ENTEADOS DA SIC.

          As TVs. sediadas na capital tudo fazem para valorizar a imagem e promover os dois principais clubes da segunda circular sem olhar a critérios de equidade e justiça mas apenas para melhor se insinuarem na massa simpatizante dos referidos emblemas.

          No presente, o meu consumo do produto televisivo está, com uma ou outra excepção. reduzido  à informação noticiosa e ao desporto. Também não sustento especial fidelidade a nenhum deles, se bem que possa estar, pontualmente, mais num do que noutro.

          A SIC, incluo-o no número dos que menos visito.

          Por isso, hoje, a minha opção pelo noticiário das 13H foi ocasional e aconteceu mais pela curiosidade de notar se alguma coisa havia mudado que pudesse alterar o conceito que faço sobre a parcialidade da informação que de lá sai do que por súbita preferência.

          No tema do desporto, o alinhamento das notícias e respectivo conteúdo foi o seguinte: o estágio do Sporting teve direito a intervenção do enviado do canal com as notícias e imagem do treino dos jogadores e um resumo do jogo contra umas equipa local. a que se seguiram as imagens da apresentação de Valdez, novo reforço leonino, as intervenções do jogador e de Costinha. Não cronometrei o tempo mas, sem exagero, terão decorrido uns quatro minutos.

          A seguir veio o Benfica. Teve, também, direito a enviado especial. Referências ao empolgamento popular de que só o "maior de mundo" é capaz de conseguir no estrangeiro, a encenação dos meninos muito alinhadinhos ( a fazer lembrar as crianças da catequese prontas para integrarem uma procissão, de capinha emprestada) equipados a rigor com a camisola do "glorioso", mesmo que, provavelmente nem pronunciar o nome serão capazes por não saberem falar português. Na peça veio a seguir o descerramento de uma placa por parte do Sr. Vieira, o presidente que lidera a luta no país para a moralização do futebol, (ele, que nunca teve problemas com a justiça) supostamente para inaugurar uma delegação do clube da Dona Vitória, sem que tivesse ficado claro se o acto decorreu numa qualquer associação já existente ou num apartamento de um emigrante. A ocasião foi aproveitada pelo eminente chefe da comitiva vermelha em veraneio na Suíça para botar faladura e garantir ao rebanho que pastoreia, estar garantida por mais um ano a permanência do invendável David e jurar (ceguinho seja eu, se não é verdade...) que um grande clube já vai em duas tentativas sérias para contratar o "divino" Jesus (não, é mesmo o inventor do sistema de mastigar pastilha elástica com a boca aberta). Terão passado então cerca de cinco minutos.

          Finalmente, quase em nota de rodapé, lá veio a notícia sobre a contratação por parte do clubezote do norte do defesa esquerdo Emídio Rafael, com uns segunditos do rapaz a correr. Foi tudo. Trinta segundos, no máximo.

          P... que os p....!

          
         

       

2 comentários:

  1. Caro Sr. R.M.Silva da Costa
    Costumo "segui-lo" no "dragão até à morte",sempre com interesse na sua prosa(tanto na literária, como na opinativa)e concordo normal e naturalmente com ambas...
    Também eu me vou deixando de televisões,noticiários, jogos de futebol do N/ FCP não perco -mas estou a tentar vê-los, sem o som ensurdecedor dos comentadores-fujo a sete pés dos "debates"tipo donos da bola,(principalmente, porque a mim ,não me é dado o "privilégio" de entrar por um estúdio de tv adentro,interromper um directo com convidados e vociferar, como o outro: "quem- se-mete-com-o-b......-leva") e vai daí que, ao lê-lo hoje sobre esta desgraceira de tratamento que - no caso - a SIC "disponibilizou" ao N/ Clube, venha a terreiro questionar-me (á-lo) porque é que estas coisas são assim,porque se mantém ,porque não mudam !...Tenho feito perguntas,tenho tentado obter respostas,mas todas esbarram ou num anti-portismo primário e feroz atribuído à C. S.ou pior ... que a gajada do outro lado, são -EFECTIVAMENTE- seis milhões bem "municiados" e "plantados" nos centros decisórios dos tais fazedores de opinião pública ...Nós,cordeirinhos, vamos esbracejando e muitas vezes a pôr-nos a jeito para que nos ..."enrabem" (uma moda ,agora muito em voga, nestes novos tempos).Continuo a afirmar que a "resposta" do N/ FCP não é a adequada aos novos desafios e há que porfiar para que as coisas possam alterar-se...a começar p.e. por um novo site e novos canais de "intervenção" junto dos adeptos... e de passagem, porque não tentar junto da tal C.S. um trabalho sério,exaustivo, com dados e pormenores ,como aqueles que o Sr."posta" hoje no S/Blog?...
    Felicidades para o seu Blog ,do qual serei ,assumidamente - leitor.
    João Carreira

    ResponderEliminar
  2. O seu comentário ajusta-se completamente aos princípios que defendo sobre a discriminação que nos fazem e procuro, em todas as oportunidades, denunciar.
    Incomoda-me a forma parcial e comprometida dos infiltrados, que, com a cobertura e benção dos seus directores, fazem tábua rasa da ética profissional e sacrificam o dever da imparcialidade aos favores da camisola que envergam.
    Atravessamos uma época sem princípios e valores subvertidos, com muitos direitos atribuídos e outros tantos esquecidos.
    Fico grato pelos comentários que entender formular neste espaço que é, afinal, dos meus seguidores.

    ResponderEliminar