terça-feira, julho 13, 2010

A "INVICTA" CIDADE DO PORTO.

(http://paixaopeloporto.blogspot.com/)

 Ricardo Vara

História e Origem

        O Porto tem origem num povoado pré-romano. Na época romana designava-se Cale ou Portus Cale, sendo a origem do nome de Portugal. No ano de 868, Vímara Peres, fundador da terra portugalense, teve uma importante contribuição na conquista do território aos Mouros, restaurando assim a cidade de Portucale. O epíteto de "Antiga, Mui Nobre, Sempre Leal e Invicta" foi-lhe atribuído na sequência de feitos valorosos dos seus habitantes.


O Porto é a cidade que deu o nome a Portugal – desde muito cedo (c. 200 a.C.) que se designava de Portus, vindo mais tarde a tornar-se a capital do Condado Portucalense, ou Portucale (Reino que deu o nome a Portugal). É portanto uma das cidades mais antigas e com um dos nomes mais antigos em todo o mundo;
O Porto desempenhou um papel fundamental na defesa dos ideais do liberalismo nas batalhas do século XIX. Aliás, a coragem com que suportou o cerco das tropas miguelistas durante a guerra civil de 1832-34 e os feitos valorosos cometidos pelos seus habitantes — o famoso Cerco do Porto — valeram-lhe mesmo a atribuição, pela rainha D. Maria II, do título — único entre as demais cidades de Portugal — de Invicta Cidade do Porto (ainda hoje presente no listel das suas armas), donde o epíteto com que é frequentemente mencionada por antonomásia - a «Invicta»).

2 comentários:

  1. Bom dia Remígio. Era só para agradecer as suas constantes visitas ao 'Paixão pelo Porto'. Também eu vou continuar a seguir o 'Dragão, Sempre!'. Um abraço.
    Ricardo Vara

    ResponderEliminar
  2. Depreendo que me perdoa o "gamanço"...
    Outro.
    Remígio Costa.

    ResponderEliminar