quinta-feira, julho 22, 2010

GOMES AMARO: UM ENORME LOCUTOR DESPORTIVO!

A revolução do Relato by Gomes Amaro

"Ajeitou o balão... requetou... bateu… e é GOOOOOL!!!!"

Há uma voz que inevitavelmente ecoa na cabeça de grande parte dos adeptos portistas. Quando a televisão raramente transmitia jogos de futebol, quando os domingos à tarde e as quarta-feiras à noite eram Dia de S.Futebol… Gomes Amaro e a sua equipa eram os nossos olhos nos estádios onde não podíamos ir apoiar o nosso FêCêPê. Lembro-me de ainda catraio dizer: “Oh pai… põe no Amaro.” Ou então: “Aqui não dá o Amaro?”. Um estilo cativante, revolucionário, bem disposto, com uma dinâmica impressionante, aliando expressões linguísticas marcantes que ficarão para a eternidade. Na rádio em Portugal haverá o Antes de Amaro e o Depois de Amaro... e mais nenhum conseguiu criar uma unanimidade tão grande (pelo menos entre os portistas), como ele:

"Cáááátáááá Firme… Mlynarczik!"
"Lá vai Paulo Futre… camisa 10... pega na direita, bota na canhota... passa por um... dois... três... requetou... fuzilou... e é GOOOLL! E quiiii Goool!"
"Lá está ela… no Fundinho do Barbante!"
"Está lá dentro Tibi… e agora... não adianta chorar!"

E as melodias que acompanhavam os golos?

“Que bonito é,
As bandeiras tremulando,
A torcida delirando,
Vendo a rede balançar”

“É gol!
Que felicidade!
É gol!
Na Rádio Porto, Rádio Press, Comercial Norte, mais recentemente na Festival e na GaiaFM, Gomes Amaro com ou sem a sua mítica equipa do Quadrante Norte, produtora independente que há mais de duas décadas faz os relatos dos jogos do Porto, foram quase sempre os mensageiros das boas novas… e por isso a sua voz ficará para sempre na nossa memória!
(Do blogue FÊCÊPÊ - Orgulho e Glória,  com a devida vénia).http://fecepe.blogspot.com/2006/12/revoluo-do-relato-by-gomes-amaro.html
..................................................................................
Tive o prazer de o conhecer e ao João Veríssimo. Em Coimbra, num particular com a Académica, com Fernando Couto a estrear-se pelo Futebol Clube do Porto, Amaro, convidou-me para estar a seu lado enquanto fazia o relato directo do encontro. João Veríssimo, que durante muito tempo com ele fez dupla, fez-me uma curta entrevista na bancada, no intervalo de um jogo, nas Antas.
Nunca perdia um relato deste locutor extraordinário quer estivesse, ou não, a ver o jogo. Sendo portista, o seu trabalho era isento e rigoroso e não poupava nos elogios ao FCPorto, quando eram merecidos ou na crítica quando era preciso.
Quis contactá-lo em Viena, na final dos Campeões, mas não consegui.

Ainda recentemente tinha a seu cargo, no Porto Canal (posição 14), um programa intitulado, salvo erro, Tribunal, (estava no ar a partir das 23 horas) onde atendia com a sua proverbial afabilidade as perguntas e opiniões de milhares de telespectadores.

GOMES AMARO, um senhor, cujos méritos e serviços prestados ao nosso clube não foram ainda devidamente agraciados, como seria de justiça. 
  


2 comentários:

  1. CARO SR.RSILVADACOSTA
    ...começo pelo seu fim "cujos méritos e serviços prestados ao nosso clube não foram ainda devidamente agraciados,como seria de justiça." Faz-me lembrar aquela do ex-presidente da N/ república (jsampaio) que teve a suprema lata de NUNCA ter agraciado o N/ FCP pelas vitórias na Taça Uefa e Champions no ano seguinte...Vamos acreditar que fazendo-se o(s) reparo(s) talvez essa dívida seja paga no local próprio : Estádio do Dragão...
    Cumprimentos
    João Carreira

    ResponderEliminar
  2. http://www.facebook.com/group.php?gid=311425353201

    Alguns vídeos que meti no meu canal:

    http://www.youtube.com/watch?v=jIlUDcIJTxg
    http://www.youtube.com/watch?v=CDUQ0-rWoiw
    http://www.youtube.com/watch?v=abY92GtN1Cs

    Abraço

    Paulo

    http://pronunciadodragao.blogspot.com/

    ResponderEliminar