terça-feira, abril 20, 2010

MIGUEL SOUSA TAVARES

Miguel Sousa Tavares foi acusado de plágio em 2006.

            Nutro um especial apreço por Miguel Sousa Tavares. Há muitos anos que sigo a sua participação cívica e social na sociedade portuguesa, os seus trabalhos literários e jornalísticos, as suas intervenções televisivas e, muito particularmente, a sua faceta de simpatizante acérrimo do Futebol Clube do Porto.
           O Miguel nasceu no Porto e os seus pais, Sophia de Mello Breyner Anderson, poetisa de renome e Francisco Sousa Tavares, advogado e político activo que foi, ganharam com todo o mérito direito ao estatuto de respeitadas figuras nacionais.
           MST assina, semanalmente, num periódico desportivo da capital, uma crónica com o título  NORTADA onde, num estilo muito próprio, aborda assuntos relacionadas com as peripécias do futebol português e, muito assiduamente, os que ao "seu" Futebol Clube do Porto, respeitam.
           Nas suas críticas não poupa nas palavras para elogiar os atletas que lhe caem no goto, mas manifesta-se, impiedosamente, contra os que, em sua opinião, nunca deveriam vestir a camisola azul e branca por manifesta falta de qualidade. Zurze, com dureza quiçá desmedida, nas opções de Jesualdo Ferreira mal sucedidas, parecendo outras vezes usar de alguma crueldade perante exibições falhadas da equipa e de alguns jogadores que a integram. Não poupa nos reparos à política de contratações, vendas e gestão de atletas vinculados ao clube, da gestão financeira de Pinto da Costa e dos seus parceiros da SAD,  os seus honorários, da eternização do presidente à frente do clube.
            Miguel Sousa Tavares tem todo o direito a divulgar as suas opiniões da forma e no lugar que muito bem entender. Só que, na comunicação social portuguesa, não conheço ninguém que seja adepto de um clube e tenha acesso aos media, que use de idêntica frontalidade e exponha publicamente da mesma forma que o Miguel faz, a vida interna do seu clube de coração. Não é dispisciendo o facto de o jornal onde sai a crónica de MST, às terças-feiras, aumentar o número de exemplares vendidos em mais de dez mil (!) não sendo crível que sejam apenas adeptos portistas a contribuir para isso.
            Tanto quanto me apercebo, Miguel Sousa Tavares, quando não viaja pelo estrangeiro, faz a sua vida na capital para dar cumprimento aos seus múltiplos compromissos profissionais. Naturalmente, foi criando amizades com adeptos de clubes rivais que amaciaram a sua virilidade clubística, envolveu-se em iniciativas de âmbito lisboeta que sempre cativam simpatias, passou a cultivar o estatuto de portista de sucesso em terreno hostil, espaçou as suas visitas ao norte, tem menos tempo para os amigos que aqui deixou. Parece já não ter entusiasmo para as causas do Porto e do seu baluarte desportivo.
            Apesar de tudo isso, vou continuar sempre atento ao que dirá e fará o Miguel, todavia receoso de um dia ser confrontado com a notícia de que deixou de ser sócio do "nosso" Futebol Clube do Porto por esquecimento de pagamento de quotas...
          
          

          
   

Sem comentários:

Enviar um comentário