quinta-feira, julho 31, 2014

VAMOS APRENDER A CANTAR O HINO EM ESPANHOL.

          

              O Futebol Clube do Porto está a proceder a uma mudança de cima abaixo no plantel, com Julen Lopetegui e a sua equipa de compatriotas à frente de um extenso grupo onde a língua espanhola é esmagadoramente dominante. 

              Perante aquela realidade faz sentido que os cânticos e apoios à equipa no estádio do Dragão pelas claques e apoiantes sejam adaptados à realidade, de forma a que os jogadores e o técnico se sintam como que em casa e entendam as letras das músicas que ouvem, principiando pelo lindíssimo hino cantada pela nosso Amélia Canossa.


             Então, vamos lá:

                HINO DO FUTEBOL CLUBE DO PORTO

oh, Porto, donde la eterna juventud
Nos dice lo que es ser noble y leal.
Su bandera lleva el escudo de la ciudad
Que la historia le dio el nombre a Portugal.

CORO:

Oh, campeón, tu pasado
Es un libro de honor sin par de victorias
Sus armas bendecidas
Puerto tiene en su más de un arco de triunfo
Oporto, Oporto, Porto,
Oporto, Oporto, Porto,
Porto,

Cuando alguien se atreve a ahogarse
El grito audaz de ardor de tu voz
Oh, Oh, Puerto, entonces verás vibrar
La multitud sólo un grito de todos nosotros


Oh, campeon, tu passado 
...... 

                    Qué tal? Facile, non?

                 Pois se já cantávamos assim



               mais fácil e fazê-lo em espanhol.

5 comentários:

  1. Sinceramente, essa idignação não se compreende.

    Se forem argentinos ou brasileiros tudo bem, agora espanhóis! Nem pensar! Não sei se o Remígio sabe mas Lopetegui vem para o Porto para potenciar a formação. Mas como deve calcular, não pode pôr os Bs na A assim à maluca. Isso foi o que a galinha fez no ano passado, com o resultado que se viu.

    Julen também veio com a incumbência de ganhar o campeonato e, como tal, trouxe, na sua maioria por empréstimo, jogadores que conhecia. Assim sendo, desculpar-me-á, vou aconselhá-lo dar um pouco de tempo e ver o que vem por aí.

    Obrigado.

    ResponderEliminar
  2. Jorge Vassalo:

    Tenho pena que a sua interpretação do post tenho tenha sido encarada por um ângulo que se afasta completamente do sentido que eu lhe quis dar.

    Fica claro que não está explicita ou mesmo implícita uma discordância da política que a Direcção do FC do Porto assumiu nas contratações até agora concretizadas e por elas serem maioritariamente de origem espanhola, mas, simplesmente uma inofensiva (creio eu) visão "Laferiana" do actual momento desta época que causasse algum efeito de humor e uns momentos de descontracção que quebrasse alguma ansiedade que se nota nos adeptos portistas sobre os resultados futuros desta mudança e da existência de tanto atletas a falar espanhol no plantel.

    Se tem seguido o DRAGÃO, SEMPRE! há-de ter notado que não fiz até agora qualquer análise de fundo sobre a política de contratações, nem sobre o treinador e nem sequer dos jogadores contratados.. Nem vou cair nessa tontice porque não sei falar naquilo que não conheço. O que vi até agora foi quase nada e palpites não costumo fazer.

    Se Pinto da Costa e a direcção tomaram estas decisões é porque entendem que são as melhores possíveis. Eu, como adepto e admirador antigo de Jorge Nuno, só tenho que esperar que tudo dê certo.

    E vai dar.

    É óbvio que quando nos jogos "a sério" jogar "a equipa do FC do Porto", o que até agora não aconteceu embora nos que já se realizaram estivessem jogadores do FC do Porto, então aí não deixarei de comentar, como tenho vindo a fazer desde que assino o Dragão, Sempre!., como se fosse Mourinho, Vítor Pereira, Vilas Boas, Fonseca ou, agora, Lopetegui, sem jamais perder de vista que me fiz portista aos oito anos e hei-de morrer daqui a muitos mais com o orgulho de ter dentro do peito o melhor Clube de Portugal.

    Caro amigo:

    Há coisas que não precisam de ser levadas muito a sério. E se formos capazes de rir ou pelo menos de tentar uma pouco de humor de nós próprios, então a vida fica mais fácil.

    E não pense que não dei atenção ao seu conselho de "esperar para ver"...que aliás tenho vindo a adoptar, se bem quiser recordar.



    ResponderEliminar
  3. - O que ai para comer?
    - patatas quizadas.
    - quizadas con que?
    - unas con las otras.
    Esperemos para ver e provar o petisco do Chef Lopetegui. Esta recomendado pelo gastronomo Jorge Nuno, o que por si só já é uma garantia.

    ResponderEliminar
  4. Lino S.Babo.

    Vale. Dos, para nosotros.Bueno.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  5. Gostei. É curioso como soube ver esse outro lado da situação, com grandeza e saber. E porque o F C Porto é mesmo um clube mundial, com referências em todos os cantos do mundo.

    ResponderEliminar