domingo, julho 06, 2014

HOLANDA, 0 - COSTA RICA, 0 (3-2 em gr, penalidades).

                   Holanda enfrenta Argentina

                                      O GÉNIO DE VAN GALL SALVOU A HOLANDA

                            
                            COSTA RICA SAI DA COPA DO MUNDO SEM FORTUNA.

                  A seleção da Costa Rica perdeu na decisão dos penaltis toda a fortuna que lhe traria a passagem às meias-finais da prova maior do futebol mundial, depois de ter lutado bravamente durante mais de 120' contra a Holanda, uma das formações mais fortes ainda em prova.

                  A partida decorreu de forma emocionante com os dois conjuntos totalmente determinados em prosseguir na prova, lutando taco a taco pela posse da bola em cada metro quadrado do relvado. Ambas estiveram perto de marcar os golos procurados com total determinação, sendo justo reconhecer que os holandeses as criaram em maior número o que não invalida que os costariquenhos, tendo construído menos, as não tivessem merecido como justo prémio do seu esforço e pelo que contribuíram para a beleza do futebol praticado.

                 Os sul americanos ficarão na história desta prova como a equipa sensação, que não sofreu qualquer derrota nos tempos oficiais dos jogos, apenas consentiu dois golos e só baqueou perante o génio de Van Gall que substitui no último minuto o guarda-redes titular da equipa pelo seu suplente apenas com o fim de defender as penalidades apontadas pelos costariquenhos, tendo defendido duas tendo levado a  Holanda às mais finais.

                 Outra lição a tirar do forte espírito desta equipa da Costa Rica foi o modo como se comportaram os seus atletas e equipa técnica perante a evidência do afastamento, mantendo uma serenidade digna, sem qualquer expressão ou atitude dramática, o que demonstra um forte carácter e a consciência de que fizeram tudo, e bem, para vencer.

                Nas meias finais irão defrontar-se as equipas do Brazil e da Alemanha, na terça-feira e a Holanda a Argentina, na quarta. Quatro grandes equipas, as melhores porque conseguiram atingir esta fase, uma confrontação sul-norte do globo terrestre, com a certeza de que, pelo menos uma equipa europeia irá disputar o ceptro de melhor do mundo.

               Mas fico com um certo vazio de alma por saber que a Costa Rica já não continua a maravilhar-me nesta Copa.

                 

Sem comentários:

Enviar um comentário