terça-feira, outubro 21, 2014

VINTE MINUTOS "À PORTO" QUASE ESTRAGAVAM SETENTA À FC DO PORTO.



FC Porto Ath Bilbao


Liga dos Campeões
Fase de Grupos
3ª Jornada
Estádio do Dragão, Porto, Portugal
2014.10.21 - 19:45 - TVI

Árbitro: Damir Skomina (Eslovénia)


                                FC do PORTO,       2         Athletic Bilbao,     1

                                                       (Ao intervalo: 1-0)

                                                                  1-0, aos 45', Héctor Herrera
                                                                  1-1, aos 59'
                                                                  2-1, aos 73', Ricardo Quaresma


                               Setenta minutos "à Porto" valeram um triunfo justo que vinte minutos "à torto" de modo nenhum retiram mérito à vitoria alcançada este noite, no Dragão.

                         Os primeiros quarenta e cinco minutos foram de dominio total do Futebol Clube  do Porto, e o resultado ao intervalo era muito simpático para a equipa espanhola. Os primeiros vinte minutos do período complementar pertenceram por inteiro aos espanhóis, que soltaram no estádio os fantasmas que andam a assombrar os jogadores portistas.

                        As alterações introduzidas pelo treinador espanhol no regresso do balneário, que o FC do Porto não conseguiu contrariar senão depois de Julen Lopetegui fazer as substituições e a redefinição do posicionamento dos jogadores, deram ao jogo um cariz muito mais difícil do que o primeiro tempo tinha demonstrado, tendo como consequênia a obtenção do empate a um golo, aos 59', em mais um desesperante, intragável, insultuoso, insuportável erro, desta vez da responsabilidade de Herrera, num repetição que está a constituir um record de abébias que dificilmente virá a ser superado por qualquer outra equipa no mundo!

                      Entraram Ricardo Quaresma e Rúben Neves, aos 70' e aos 64', respetivamente, para sairem Casemiro e Quintero. O FC do Porto voltou a ficar por cima do jogo e o golo do triunfo saíu de um remate do "mágico" preparado "à moda do Quaresma".

                     O Futebol Clube do Porto venceu e, excluindo "a nódoa" dos "vinte minutos" a ver jogar o Athlétic e o "brinde" que possibilitou aos bascos o empate, com merecimento intocável.

                    Um por um Fabiano não teve trabalho para o fazer brilhar. Danilo, nunca fará uma exibição brilhante mas cumpriu bem. Tal como Maicon, que (finalmente!) jogou hoje "ao estilo Maicon". Martins Indi, imperial, Alex Sandro bastante melhor do que nos últimos meses. Casemiro, durou meio tempo e esgotou a "lenha" tendo sido substituído a tempo. Foi um dos bravos. Héctor Herrera, concluiu com muita classe a excelente jogada que abriu o marcador: Tello, Quintero, Herrera, e a bola já era. Depois "espalhou-se com a mais feia" pariu a abébia e o empate saiu como brinde ao Bilbao. Mas é merecedor de perdão, porque deixou "a pele" no relvado, correu como um corso perseguido por uma matilha, esfalfou-se. Quintero, muito bem, fez um excelente jogo, com algum apagamento na segunda parte, por isso veio a ser substituído.
Tello foi o diabo para os seus compatriotas colocando em pânico a defesa basca sempre que rompia a caminho do golo. Grande primeiro tempo! Excelente jogo de Brahimi, que durou mais do que se poderia esperar, teve muita bola, guardou-a, ganhou muitas faltas, teve guardas á vista, e a falta de vista do Damir que o viu cair mas não apitou para a falta. Jackson Martínez, não marcou mas marcaram-no os espanhóis que não lhe davam um palmo para seer virar. Lutou, transpirou, rematou mas não marcou. Há jogos que onde marca sem fazer tanto como hoje. Fica para a próxima. E, Quaresma, e Quarema mister Julen. Quaresma, ombre! Ele está com ganas, permita que se esfalfe, que se dane, dê-lhe oportunidade de beijar o símbolo. Dê mais corda ao papagaio, raio!

             Árbitro: quem está condenado às atuações dos árbitros lusos, este esloveno é um "nabo" igualzinho aos Cosmes, Ferreiras, Motas, Benquerenças, Avenças, Capelas e Gamelas. Atão, um jogador que vai com a bola dominada para a baliza e tem à sua frente o guarda-redes sofre um empurrão pelas costas, estatela-se, e Skomina não atina com o apito? Óh, pá, só se na Eslovénia és árbitro de rubby. Não inventes, pá. Falta é falta, e mais não digo.

2 comentários: