sábado, outubro 11, 2014

HAVEMOS DE DAR À FRANÇA UM WATERLOO NO FUTEBOL.

 .

Jogo de Preparação
Stade de France, Paris
2014.10.11

                                      França, 2 - PORTUGAL, 1

                                          (1-0, ao intervalo )

Golos: aos 2', Benzama, aos 69', Dougba e Ricardo Quaresma, g.p. aos 77'.

Equipa inicial de Portugal: Rui Patrício, Cédric, Pepe, Bruno Alver, Eliseu, Tiago, Moutinho, André Gomes, Nani, Cristiano Ronaldo e Dany. Jogaram ainda: Ricardo Quaresma e William de Carvalho, início da 2ª parte, saindo Paulo Alves e André Gomes; aos 68' entraram R. Quaresma e Eder, saindo Nani e Tiago; aos 76', C. Ronaldo cedeu o lugar a João Mário e aos 84' entrou Vieirinha e saíu Dany.


                    Portugal adaptou-se bastante mal ao jogo dos franceses nos primeiros vinte minutos, tendo a partir daí conseguido equilibar a partida e produzir um futebol mais de acordo com as espetativas geradas à volta deste encontro. Soube criar excelentes oportunidades de marcar, tanto no primeiro como  no segundo tempo, mas foram os franceses que evidenciaram mais eficácia e mais conjunto como equipa.

                  Nada há a apontar relativamente ao esforço dado pelos jogadores lusos para jogar bem e vencer esta partida, mas a realidade mostrou que não era esta a melhor altura para bater a forte equipa francesa e pôr fim a jum jejum de vitórios que está a chegar aos quarenta anos, por mais inacreditável que possa parecer.

                 A "nova seleção evidenciou alguma fragilidade nos laterais cujo rendimento pode ser comparável aos pneus traseiros de uma viatura pesada meio vasios, tendo Eliseu melhorado no segundo período, sobretudo em esforço e entrega física. Na frente Ronaldo voltou a não dar o rendimento que todos pensamos ser capaz, mas tanto ele como Nani e Dani não estavam a defrontar uma defesa qualquer, que para além da classe individual de todos eles tem um "mau aspeto" que mete respeito ao mais corajoso.

                 Pepe terá sido o jogador português mais perto do que consegue fazer, mas Bruno Alver e depois Ricardo Carvalho, tiveram prestações aceitáveis. Aliás, também Moutinho, André Gomes, João Mário e Quaresma mostraram muita vontade de fazer tudo bem.

                O árbitro não mostrou estar a favor de nenhum dos conjuntos, mas aconteceram pelo menos dois lances dentro da área dos gauleses que deveriam ter tido outro julgamento, isto é sanção máxima.

                Fernando Santos, ele também estreante, deve ter tirado as ilações necessárias para vencer na Dinamarca na terça-feira, esse sim, um jogo fundamental para as aspirações portuguesas.

2 comentários:

  1. Esta seleção começou melhor este período de reconciliação, sobretudo, com um equipamento bonito e a segunda parte já com Quaresma. Contudo, sendo este um jogo particular, reparei e lamento que a televisão oficial tenha transmitido esse jogo e não a final do Europeu de juniores de hóquei em patins, em que Portugal se sagrou campeão, numa seleção em que o F C Porto mais uma vez esteve presente, desta feita com dois novos campeões europeus.

    Armando Pinto
    Memória Portista

    ResponderEliminar
  2. Amigo :

    A verdade é que a goleada podia ter acontecido . Felizmente não aconteceu !
    Também não entendo (e lamento) não terem transmitido a final dos juniores !

    Abraço

    ResponderEliminar