terça-feira, outubro 14, 2014

O MARAVILHOSO REINO DA DINAMARCA.


Ronaldo deu a vitória a Portugal aos 90+5 minutos
 (Foto DN)


 Campeonato da europa de futebol
Fase de apuramento
2ª jornada
Em Parker, Dinamarca
2014.10.14

                                        Dinamarca, 0 - PORTUGAL, 1
                                                 (Ao intervalo: 0-0)



                O golo de Portugal foi obtido por Cristiano Ronaldo 2'' antes dos 90'+5' do tempo de jogo, o qual emendou de cabeça um cruzamento perfeito de Ricardo Quaresma, feito do lado direito. O encontro terminou 2' depois da compensação concedida pelo árbitro, não havendo razão aparente para o aumento de tempo dado.

               Apesar do excelente resultado obtido nesta deslocação ao país de um concorrrente sério ao apuramento, a equipa portuguesa não logrou realizar uma exibição muito convincente, tendo que sofrer bastante para evitar um resultado que pusesse prematuramente em risco o apuramento para a fase final do europeu em França em 2016.

              Sem nada a apontar quanto à entrega, concentração e espírito de equipa e de luta de todos jogadores utilizados por Fernando Santos, a verdade do jogo justifica que se diga que a Dinamarca esteve algumas vezes por cima tendo criado algumas situações de perigo para a nossa baliza, uma das quais terminou com a bola a bater no poste, logo aos 34' com Rui Patrício fora do lance. É verdade que Portugal esteve também perto de marcar, beneficiando Crsitiano Ronaldo da melhor oportunidade da partida aos 51' quando se isolou e não conseguiu bater Schemechel que ofereceu o corpo à bola e anulou a jogada.

            No cômputo geral a equipa de Potugal esteve melhor no primeiro tempo que no período complementar com a defesa a superar em todo o tempo de jogo o ataque o qual perdeu fulgor à medida   que se aproximava o fim da partida.

          Com as entradas de João Mário aos 68', para o lugar de Nani, e, depois, de Éder (77') e Ricardo Quaresma (84'), substituirem Danny e Tiago, respetivamente, a equipa ganhou novo folgo e, Ronaldo, que nitidamente estava fora da partida, frecuperou algum ânimo e, num lance bem delineado mas feliz, alcançou um precioso triunfo.

         Rui Patrício e toda a defesa estiveram muito bem, com destaque para Cédric e Ricardo Carvalho, este  impecácel do princípio ao fim, o melhor em campo. No meio, William de Carvalho esteve bem na marcação mas não apareceu a servir os avançados. Tiago e Moutinho trabalharam muito como é típico neles. Na frente tanto Nani, como Danny, não atingiram o nível de brilho que deles de esperaria e Cristiano Ronaldo esteve muito longe do que sabe e pode fazer, tendo porém o grande mérito de apontar o golo da vitória e isso é o que verdadeiramente conta. 

         João Mário, Éder e Ricardo Quaresma, os reforços utlizados tiveram pouco tempo para mostrar melhor do que fizeram, mas o Harry Potter do Dragão, teve alguma bola e esteve bastante bem no cruzamento com conta, peso e medida para o golo de ouro de Cristiano Ronaldo.

         Equipa inicial: Rui Patrício, Cédric, Pepe, Ricardo Carvalho, Eliseu, João Moutinho, William de Carvalho, Tiago, Nani, Danny e Cristiano Ronaldo (cap.).

         Arbitrou o alemão F. Britch, sem problemas de maior.
  
                        

3 comentários:

  1. De facto a exibição não foi famosa, depois do que se viu frente à França esperava-se mais. Mas consegui-se ganhar e as coisas a partir de agora só podem melhorar. Ao ver jogar o Ricardo Carvalho ninguém que tem 36 anos.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Grande noite. A fazer recordar a da estreia de Deco, contra o Brasil, nas Antas, quando Figo e Câ criticavam a sua inclusão. O Quaresma deu uma bofetada a muita gente e provou que é compatível com o Ronaldo.

    Armando Pinto
    memória Portista

    ResponderEliminar
  3. Amigo :

    O Fernando Santos tem muitas porcas para apertar e um motor para afinar !
    (a sorte não nos vai aparecer muitas vezes como ontem)

    Abraço

    ResponderEliminar