terça-feira, outubro 28, 2014

NOITE DE GALA NA ENTREGA DOS DRAGÕES DE OURO.

           
 A Grande Gala de ontem à noite no Dragão Caixa, não conseguiu inspirar os designer  de O JOGO para a capa de edição de hoje, a qual está longe de traduzir a relevância que o evento atingiu e representa para a dimensão do Clube.

           

           Segui no Porto Canal a Noite de Gala dos Dragões de Ouro que ocorreu no Dragão Caixa, no decorrer da qual foram entregues dezanove símbolos dourados a outros tantos laureados que o Futebol Clube do Porto quis homenagear por se terem distinguido na dedicação e serviços prestados ao Clube na época anterior.

            Sardoeira Pinto, que foi durante muitos anos presidente da assembleia geral do FC do Porto e Hernâni Gonçalves, uma destacada figura ligada ao futebol como técnico e colaborador de José Maria Pedroto, ambos desaparecidos recentemente, receberam o troféu a título póstumo, o primeiro entregue à viúva e ao filho, o segundo.

           No decorrer da Gala apresentada pelo diretor do Porto Canal, Júlio Magalhães, a qual teve a duração de cerca de uma hora  trinta minutos, foram chamados individualmente ao palco os galardoados e as personalidades escolhidas para fazer a entrega, sendo o desfile intercalado por números de bailado e atuação de artistas que interpretaram diferentes géneros de canções e, uma parelha de humoristas, num cenário surpreendentemente original e com efeitos de conceção de luzes espetaculares.

         Estiveram presentes o plantel principal dos atletas de futebol, com exceção de Brahimi que foi a Madrid receber o prémio de melhor jogador africano a atuar em Espanha (no caso, no Málaga), Julen Lopetegui e o seu staff, atletas e dirigentes das várias atividades praticadas, designamente da natação, andebol, basquetebol, óquei em patins, desporto adaptado,  dirigentes do FC do Porto, presidente da FPF Fernando Gomes, de algumas câmaras municipais com destaque para a de Vila Nova de Gaia, representada pelo seu presidente Eduardo Vítor Rodrigues, um portista também contemplado com o galardão, o ex- presidente da mesma edilidade Filipe Menezes,  dirigentes das  Casas do FC do Porto de S. Miguel e Santa Maria e de Jersey, na Inglaterra (ambas galardoadas com o Dragão de Ouro), figuras da vida pública e social da cidade do Porto entre as quais D. António Francisco Santos, bispo da Diocese e a principal figura da cidade, segundo diria Pinto da Costa na sua alocução de encerramento e, muitos outros convidados e familiares do presidente, como o irmão José Eduardo Pinto da Costa, médico.

          Por último, subiu ao estrado o presidente do clube, Jorge Nuno Pinto da Costa, que, no seu discurso fácil e de improviso, deliciosamente lúcido e revelador de uma memória escorreita e totalmente disponível, manifestou o orgulho pelo brilhantismo da festa e o orgulho por ter ocorrido nas instalações do Clube e totalmente organizada pelos meios humanos próprios, tendo dirigido palavras de incentivo ao plantel em especial aos laureados, Rúben Neves, Danilo e Jackson Martínez.

       A encerrar a Gala foi cantado o Hino do Clube, num coro em que participaram os artistas intervenientes e a que se associaram muitos dos presentes.

       A reportagem do Porto Canal incluiu muitas entrevistas a jogadores e atletas galardoados, antes e depois da cerimónia, pelo que a transmissão preencheu perto de três horas de emissão direta que presenciei de princípio ao fim com o maior agrado.

      É bom fazer parte do melhor Clube português.

          



        

Sem comentários:

Enviar um comentário