domingo, outubro 05, 2014

SEGUNDA PARTE DE LUXO LIMPOU PRIMEIRA DE LIXO.

.
(Público online)


I Liga
Estádio do Dragão, Porto, Portugal
7ª Jornada
2014.10.04

                                                FC DO PORTO, 2 - SC de Braga, 1
                                                          (Ao intervalo: 1-1)

FC do Porto alinhou: Fabiano, Danilo, Maicon, Martins Indi, Alex Sandro, Marcano, Herrera, Oliver Torres, Brahimi, JacksonMartínez e Tello. Subst.: ao intervalo entraram Quintero e Rúben Neves, para o lugar de Herrera e Marcano. Evandro entrou aos 70', substituindo Brahimi.

GOLOS: 1-0, aos 25', por Martins Indi. Aos 32', o SC Braga, empatou por José Luís e, aos 54', Quintero fixou o resultado final em 2-1.

Árbitro_ Pedro Proença.


                      Os primeiros quarenta e cinco minutos desta partida foram os mais mal jogados pelo FC do Porto na presente época. Inesperadamnente confrangedora a atuação da nossa equipa muito por culpa própria  mas  também pela excelente exibição do SC de Braga.

                     No primeiro período a equipa usou e abusou dos passes lateralizados e para trás, esteve demasiado lenta e os jogadores com tendências exageradas para as jogadas individuais quase sempre mal decididas no último passe. Neste período,  foram os bracarenses que evidenciaram mais à vontade no jogo, mais rápidez sobre a bola e quem mais e melhor jogadas ligadas criou. A defesa da casa vacilou nalguns lances, o meio campo servia mal o ataque, Herrera não aparecia e, quando a bola chegava à frente, os lances perdiam-se com toda a facilidade.

                   No segundo período tudo mudou para melhor por parte da equipa da casa. O fato não terá sido alheio à decisão de Julen Lopetegui em mandar para o jogo Quintero e Rúben Neves. Fosse pela nova dinâmica que os dois jovens e talentosos jogadores trouxeram à equipa, fosse pela subida de rendimento de todos os seus colegas, a verdade é que o FC do Porto melhorou duzentos por cento relativamente ao que não tinha feito no período inicial e atingiu um alto nível exibicional que nunca teve na primeira parte, acabando por vencer uma partida extremamente difícil como eu tinha aqui previsto, com justiça e merecimento.

                  A equipa de Sérgio Conceição fez uma excelente primeira parte e se na segunda já não conseguiu ser tão brilhante, isso deveu-se sem dúvida à superior exibição dos azuis e brancos que não concederam aos bracarenses as facilidades dadas no peróodo inicial, embora nunca os arsenalistas tivessem desistido de evitar a derrota ou mesmo levar para Braga um empate que chegaram a saborear.

                 De novo aconteceu o erro fatal que pôs em risco o resultado positivo desta partida, tal como vem acontecendo noutros encontros onde entregámos aos adversário de mão beijado as nossas reais possibilidades de vitória. Hoje foi Brahimi, que cometeu o erro grosseiro de oferecer a José Luís o golo do empate a 1-1, num lance de verdadeira infantilidade, absolutamente evitável, ridiculamente praticado. Nenhuma equipa na europa comete erros tão patéticos e com tal frequência, tornando-se já como que uma fatalidade patológica a que nos querem habituar. Mas não foi apenas o argelino maravilha a errar pois que noutros momentos poderiam ter acontecido lances que só não causaram estragos por mero acaso.

               Sim, foi uma boa partida de futebol, com a primeira parte mais equilibrada em termos de condições de chegar ao golo, com o Braga a cometer menos erros do que o seu adversário, com destaque para a meia hora de grande fulgor dos locais no segundo período, tendo baixado o ritmo e passado a controlar a partida  nos minutos finais do encontro.

              Pedro Proença também erra. Tem a seu favor o fato de o fazer sem intenção premeditada, pelo menos no jogo desta noite. Viu mal um lance dentro da área do SC Braga, pois Tello foi tocado no pé pelo defesa bracarense. Lance para penalidade e amarelo indevido já que o jogador do Porto não fez qualquer gesto de discordância. Já no fim da partida, um  forasteiro deixou-se cair na área portista, mas está claramente demonstrado nas imagens que Martins Indi não comete qualquer ilegalidade. O jogador protesta e não vê amarelo. Proença "deu" durante a partida aos jogadores do FC do Porto nada menos do que SEIS!

              Sérgio, estás a fazer um excelente trabalho com a tua equipa,  que até esteve muito bem esta noite no Dragão como já a tinh visto fazer no jogo anterior, mas não te fica bem invocares que perdeste o jogo porque não choraste o suficiente. É uma insinuação sem fundamento nesta partida, tu sabes bem que sim, é deselegante para os vencedores e revela déficite de desportivismo que em nada te favorece. 

              Cristián Tello foi considerado o homem do jogo. Eu teria escolhido Quintero ou Rúben.

            



                

4 comentários:

  1. Não gostei da maior parte do jogo, o FCP só esteve em campo durante alguns minutos,nomeadamente no lance do 2º golo, e num ou outro lance, mas gostei do resultado, que na minha opinião foi melhor do que a exibiçao. Quanto ao Sérgio Conceição, infelizmente também faz parte do folclore que o Bruno de Carvalho e outros andam para aí a dançar.
    Abraço
    Manuel da Silva Moutinho

    ResponderEliminar
  2. Amigos :

    O futebol tem destas coisas ... vejam lá que eu acho que foi um grande jogo de futebol !

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Não se entende bem como antigos futebolistas do F C porto pensam que terão mais suceso, quando viram treinadores, se forem contra o Porto, como que a fazerem o jeito aos adversários sulistas e elitistas. Enfim.

    Armando Pinto
    Memória Portista

    ResponderEliminar
  4. A primiera-parte do F.C.Porto foi má, a segunda bem melhor, mas nas duas, as equipas proporcionaram um excelente espectáculoo. Vi um bom Braga, espero que não tenha sido apenas um fogacho,

    Abraço

    ResponderEliminar