sábado, outubro 04, 2014

JULEN LOPETEGUI E AS CONFERÊNCIAS DE IMPRENSA.

         
Lopetegui sobre a Taça: «Um clássico muito cedo, mas o sorteio quis assim»
 Julen Lopetegui, um novo modo de participar em conferências de imprensa em Portugal.



             Julen Lopetegui, o treinador sem curiculo que o presidente Jorge Nuno Pinto da Costa descobriu no País Basco numa viagem de turismo pelo norte de Espanha através de referências que colheu do porteiro do hotel onde esteve hospedado, tem vindo a surpreender o meio sempre exigente e altamente qualificado futebol luso pelas decisões que toma em relação aos seus médtodos de treino, aos conceitos novos que formula e põe em prática, à audácia que usa nas decisões no que concerne à formação da constituição da equipa e, o último mas não o menos importante, (last but not least) , pelo seu carisma e forte personalidade.

              Muitos estarão a pensar que tudo o que acima escrevo sobre o treinador do FC do Porto não corresponde à realidade dos resultados até este momento alcançados. Não penso da mesma maneira porque nada até agora está decidido, os ganhos recolhidos estão longe de desiludir e o Futebol Clube do Porto, no meu entendimento estará na altura certa preparado para provar quem é mais forte e melhor.

             Onde Julen Lopetegui se vem a distinguir de qualquer outro treinador a trabalhar no nosso país, ou mesmo que por cá haja passado é, na forma como participa nas conferências de imprensa e em entrevistas que dá, de todos eles diferente, para melhor. Ninguém a ele se compara. O à-vontade com que enfrenta as perguntas que lhe são postas, a prontidão com que responde, a lucidez e clareza do raciocínio, a argumentação apropriada e incisiva, a coragem de não se esquivar às questões eventualmente mais incómodas e quase sempre insidiosas e com  objetivos nada claros, fazem dele um brilhantíssimo interlocutor bem acima do que se encontra frequentemente na trivialidade do discurso macaqueado da quase totalidade dos entrevistados que passam pelos ecrâs da tv ou nas páginas da imprensa.

             Nas últimas declarações que produziu em que um dos assuntos abordados era os erros de arbitagrem e os seus efeitos nos resultados dos jogos, Julen Lopetegui esteve simplemente soberbo, vulgarizando as afirmações dos treinadores das duas equipas lisboetas de uma forma muito inteligente, esclarecedora, irrebatível ao mesmo nível por qualquer um dos visados, feitas com elevação e sem recorrer à ofensa direta ou implícita, coisa raramente vista entes dele chegar a Portugal.

            Muito bem, Julen Lopetegui.

           

4 comentários:

  1. Muito Bem , Caríssimo Remígio ... concordo que Mr. Lopetegui é diferente e abissalmente melhor que o homem -da-pastilha e o puto ex-estoril , respectivamente dos" morrinhas" e dos lagartos . Mas , se eu concordo com o discurso , "disconcordo " (Pepetela , dixit ) com o facto de ele (Julen ) NÃO ter (ainda ! quero crer ! ...) uma equipa -base e depois disso fazer a tal "rotatividade" -da-moda ... Vamos dar tempo ao tempo , desde que se não percam pontos com os boavistas deste campeonato . Percebi , alíás , e em definitivo , logo após o jogo dos "morrinhas" com os alemães, do grau de dificuldade que se nos vai colocar para , CÁ DENTRO , conseguirmos amealhar os pontos necessários para a ... reconquista do ceptro perdido o ano passado . É que vamos ter de ser SEMPRE ! SEMPRE ! melhores que o adversário directo e SEMPRE ! SEMPRE ! " Fazer " mais DOIS GOLOS LIMPOS , para que um deles seja considerado , e em Guimarães só fizemos um , e com o Boavista fomos uns grandes azelhas , devemos confessá-lo ... E agora é atacar o Braga com toda a genica e desde o início do jogo , não "oferecer" meio-tempo e jogar SEMPRE com os ...MELHORES !
    Abraço amigo e BFDS
    João

    ResponderEliminar
  2. Completamente de acordo. Um verdadeiro Líder. Mas como nós bem sabemos, eles cheiram os bons e como tal atacam com tudo... desde a armada espanhola até ao Quaresma, passando pela questão dos árbitros. Pena que alguns portistas se deixem influenciar.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Amigo :

    O Homem terá (obviamente) os seus defeitos ... mas , que é um profissional altamente preparado não tenho a menor dúvida !

    Abraço

    ResponderEliminar