sábado, outubro 18, 2014

GENTILEZAS DO FC DO PORTO SÃO MANIFESTAMENTE EXAGERADAS.




Taça de Portugal
3ª eliminatória
Estádio do Dragão, Porto, Portugal
 
2014.10.19



                              FC  DO PORTO, 1 - SC Portugal, 3
                                         (ao intervalo: 1-2)

                       Começa a ter foros de incredulidade as "ajudas" que a equipa do Futebol Clube do Porto oferece aos seus adversários para que eles aproveitem para a derrotar. Aconteceu de novo esta tarde no Dragão com os jogadores da casa a oferecerem, de graça, as três situações que ressultaram em outros tantos golos que ditaram o seu afastamento da Taça de Portugal desta época: Marcano a abrir o marcador num golpe de cabeça excecional, o segundo oferecido num desastroso erro da defesa e o terceiro num brinde em que colaborou solidariamente Fernandez e a defesa da casa. Pelo meio, um penalti não convertido por Jackson Martínez que foi defendido pelo guarda redes lisboeta e que, a ser convertido, estabeleceria a igualdade a dois golos.


                                                   FCP

                       Outra gentileza de que, de todo, não esperava foi a equipa escalonada por Julen Lopetegui para este jogo. Não sei o que se passou na cabeça do treinador portista, mas a decisão de jogar com uma  equipa C um jogo que de antemão de previa não ser fácil é no mínimo uma atitude que ele deveria esclarecer e justificar. Acho que quem se deslocou ao Dragão com espetativa de ver jogar o verdadeiro FC do Porto não pode deixar de ter ficado desolado com tão profundas alterações.

                       De tudo resultou que o Sporting teve sempre a seu favor. uma equipa mais coesa e batalhadora, um aproveitamento implacável dos erros alheios que o colocou sempre em vantagem no marcador, um adversário intranquilo a errar muitos passes, a não ser capaz de mostrar eficácia para bater Rui Patrício e, aparentemente, com falta de ânimo para alterar o que estava a fazer menos bem.


                      No entanto só depois do 1-3 é que o Sporting foi manifestamente superior ao FC do Porto. No resto do tempo o encontro foi bastante equilibrado sem prejuizo do que acima deixo escrito, podendo os locais contabilizar mais jogadas perigosas,  pois que, os sportinguistas só uma vez em toda a partida estiveram perto do golo, logo no primeiro minuto com o remate de Dani a raspar no poste.

                     Depois da derrota e o precoce afastamento da desejada vitória na Taça, deixa na boca algum sabor amargo porquanto o FC do Porto poderia (deveria?) ter feito bem melhor. Pelo menos em termos de exibição que ficou muito aquem do que os adeptos esperavam ver.



                    Não é fácil avaliar o trabalho de Jorge Sousa a partir das bancadas. Daí, pareceu-me ser mais passivo na agressividade dos jogadores leoninos do que em relação aos jogadores da casa. Aliás, o primeiro cartão amarelo foi exibido a um portista. No penalti não tenho qualquer opinião, porque o lance ocorreu na baliza mais distante donde estava. A assistência do lado sul reclamou uma mão na bola dentro da área dos lisboetas noutro lance que não foi assinaldo pelo árbitro, mas também nada posso dizer sobre esta possível infração. De qualquer modo, não foi o árbitro o causador da eliminação do FC do Porto no seu próprio estádio, desta competição.


                         Andrès Fernandez de "asa quebrada"

                   Julen Lopetegui, o treinador, escalou a seguinte formação: Andrés Fernandez, Danilo, Maicon, Marcano, José Angel, Herrera, Casemiro, Óliver Torres, Adrian Lòpez, Jakson Martínez e Quintero.
Substituições: na segunda parte entraram Rúben de Carvalho e Tello para os lugares de Casemiro e Óliver Torres; Tello saí aos 82' e entrou para o seu lugar Brahimi.

                   O golo do FC do Porto foi apontado por Jackson Martínez aos 35' fazendo passar a bola por cima de Rui Patrício após desmarcação rapidíssima. O SCP, marcou aos 31', por Marcano, na própria baliza, Nani fez o 1-2 antes do intervalo e aos 82, Carrilo fez o 1-3 final, no terceiro brinde oferecido pela defesa azul e branca. 

                                                                           Adeus, voltámos para o ano...


                    


                  

3 comentários:

  1. mudem de treinador depressa

    ResponderEliminar
  2. Anónimo das 07:41

    Se eu não fosse adepto do FC do Porto, diria que Lopetegui nunca deverá sair...

    ResponderEliminar
  3. Amigo :

    Há que questionar já e antes que seja tarde !

    Abraço
    PS: Terça -Feira (já a seguir) vamos ganhar !

    ResponderEliminar