sábado, outubro 18, 2014

ÀS DEZASSETE HORAS, NO DRAGÃO.

       


Portugal Taça de Portugal 2014/2015
2014/10/18, 17:00

FC Porto
Futebol Clube do Porto
vs
Sporting
Sporting Clube de Portugal


       Tratando-se de um jogo com as características daquele que  pelas 17:00 de hoje se vai efetuar no Dragão,  o estádio mais belo da Europa , entre o FC do Porto   e o Sporting CP, não é de estranhar que à volta deste encontro se gere uma avalanche de referências dos diversos agentes de informação portugueses, explorando até onde a imaginação permite tudo o que possa contribuir para o empolamento do espetáculo e suscitar o interesse dos apoiantes das equipas envolvidas.

        Então, "todo o mundo" aparece para dar um comentário, fazer análises dos valores individuais e coletivo dos dois conjuntos, a sopesar as potencialidades que os respetivos treinadores têm ao dispor, recorrem às estatísticas pormenorizadas desde os primórdios das chuteiras de travessão e calções pelo joelho, entrevistam os doutores e as sopeiras, o "puto" que o pai leva sonolento ao colo de cachecol enrolado ao pescoço, quem nunca entrou num estádio a ver futebol, acirram os ânimos das claques explorando declarações insultuosas entre dirigentes, elegem favoritos para vencer as partidas, são pródigos em palpites e prognósticos e fazem juízos de valor sobre os efeitos que o resultado da eliminação de um deles causará na futura carreira da equipa.

       Tudo, não passa de encenação, folclore desportivo, exploração de massas, interesses privados.

       A verdade vai estar no tempo de jogo que durar o encontro, nos golos que se marcarem, nas oportunbidades perdidas, no virtuosismo dos jogadores envolvidos, na intervenção dos treinadores, na bola que bateu no poste, no penalti que foi marcado e no que o árbitro não viu. (Não gosto dos árbitros com o perfil de Jorge Sousa. Do seu ar "carrancudo" e olhos esbugalhados, do seu "distanciamento" em relação aos atletas não lhes concedendo uma palavra, um aviso, o modo como utiliza e se refugia na amostragem de cartões. E do seu critério de avaliação de faltas, seja quando arbitra o FC do Porto ou outro clássico). Só quero estar enganado no final do jogo...

       Vou para o Dragão convencido que o adversário vai dar tudo o que tem para dar para continuar na Taça de Portugal. E tem argumentos que não devem ser desprezados: posssui jogadores de bom nível, em boa forma alguns, motivados e uma equipa que começa a ter processos rotinados. Nas atuais circunstâncias jogar no Dragão pode até ser fator de motivação para a equipa. Não será surpresa para ninguém que o Sporting venha ao Dragão com forte vontade de afastar o FC do Porto desta prova.

      No meu entendimento o FC do Porto está no momento certo para vencer e continuar em frente. É mais forte que o Sporting CP, provou-o no último confronto em Alvalade, tem melhores soluções para utilizar, se necessário. A equipa portista gosta destes jogos, principalmente no Dragão, e se puser no relvado todo o seu valor individual e coletivo, o Sporting não vai passar a ponte a sobre o Douro pelo seu pé.

    Eis os escolhidos por Julen Lopetegui:

Guarda-redes: Fabiano e Andrés Fernández;
Defesas: Danilo, Maicon, Reyes, Marcano e José Ángel;
Médios: Casemiro, Herrera, Oliver Torres, Rúben Neves e Quintero;
Avançados: Quaresma, Brahimi, Jackson Martínez, Tello, Adrián López e Aboubakar. 


   Encontrámo-nos no Dragão!
       
        


       

1 comentário:

  1. É mesmo, nesta altura são só entendidos, no meio meio de tantos, destaco o entendido Jesualdo Ferreira que diz: o Sporting chega a este jogo mais confiante que o F.C.Porto. Depois vou procurar as razões e desde o campeonato até à CL, os Dragões estão melhores em tudo.
    Valha-nos S.Pedro... e que páre a chuva. O Bruno pode constipar-se e culpar o Pinto da Costa.

    Abraço

    ResponderEliminar