quinta-feira, abril 17, 2014

TEMPOS DE FEL E VINAGRE.


O Jogo


Taça de Portugal
1/2 final - 2ª Mão
Estádio da Luz
2014.04.16

                                               SLB, 3 - FC PORTO, 1
                                                  (ao intervalo: 1-0)

                           
                        Escrevi no post anterior que um bom FC Porto jogaria a final da Taça de Portugal. Ontem à noite o FC Porto que eu pensava poder ultrapassar esta eliminatória e chegar ao Jamor sem dar aso a grande surpresa, não apareceu e ficou fora de mais uma competição nesta época.

                       Como Luís Castro reconheceu no final da partida, o FC  Porto não fez tudo o que poderia e deveria ter feito para manter a vantagem com que partia para este jogo decisivo. Falhou e pagou a factura com a eliminação evitável.

                       Não há injustiça no resultado. A equipa do Benfica foi a menos má do jogo e os seus jogadores tremeram menos que os do FC Porto, que nem a vantagem de jogar contra dez desde o minuto 26 do primeiro tempo os libertou do cagaço de abater um adversário enfraquecido junto às cordas para levar no focinho o soco do KO..

                      A partida foi pobre no futebol jogado sobre o relvado e quem a ela tivesse assistido sem conhecer a história dos dois clubes não deixaria de concluir que a jogar deste modo o nível do futebol em Portugal seria cotado como lixo numa qualquer agência de ratting. Nem o facto de dois dos golos marcados (um para cada equipa) terem resultado de excelentes recortes técnicos dos seus marcadores beneficia o péssimo espectáculo que passou na TV.

                     Não é totalmente verdadeira a afirmação de que Pedro Proença não ajudou à vitória do Benfica. Ajudou. E não foi pouco. Usou dois apitos: um, mais tolerante para os encarnados e de todo consensual com o ambiente; outro, de "faca na liga" e preso aos dentes cerrados que sobraram do Colombo, para dosear a fogosidade do Dragão. Nos últimos quinze minutos do encontro, só ele é que  "jogou"! Tornou-se mais desorientado que um macaco com uma venda nos olhos à procura de um cacho de bananas. Gastou todo o tempo que restava jogar, a amarelar. A expulsar. A apontar: A rou...a registar e a sentenciar. A aguardar ordens no ouvido para expulsar... Tudo limpo, limpinho... E roubadinho, que o Brasil é quentinho, quentinho, e quem é lindo menino, quem é?

                    É, para nós portistas, uma época de fel e vinagre. Nisso, somo iguais aos grandes Barcelona, Manchester United, Man.City, PSG, até o Real Madrid, e, perto do Chelsea. Chegou a hora dos famintos, de dar ar aos cachecóis, de acabar com a violência doméstica.

                   Animem-se. O Benfica ganha, o salário mínimo aumenta, o Coelho continua no governo. Portugal regressa aos mercados. O Lima safou-se da prisão. O Vale, está aí está cá fora. Lisboa volta na ser um grande país!

                   Nesta década, só ganhamos OITO campeonatos. Se na próxima apenas vencermos mais OUTROS tantos, estamos "feitos"!

                  Vou deixar aqui os nomes que não quiseram estar no estádio de Oeiras: Fabiano, Danilo, Reyes, Mangala, Alex Sandro, Défour, Fernando, Herrera, Quaresma, Jackson Mártinez e Varela. Aos 63' Josué substituiu Herrera; aos 73', saiu Varela e entrou Ghilás; e, aos 82' Reyes cedeu o lugar a Quintero.

                  O golo do FC Porto foi apontado por Varela, aos 52'. O benfica marcou aos 17', por Salvio, aos 58' por Enzo na marcação de uma grande penalidade de conveniência e, aos 79', André Gomes "chapelou" o "Polvo" e...acabou!

                  NÃO ME FAÇAM PASSAR PELA VERGONHA DE GANHAR A TAÇA "DA CERVEJA"!

             

                   

                   

3 comentários:

  1. Prontes, tá bem não ganhas a taça da cerveja...
    Tenho dezenas de fotos do Proença abraçado a tudo o que é gente do fcp e a ser agraciado em galas portistas etc etc que me fazem dizer que está ligeiramente equivocado nessa tua análise...à, e já agora vai-te habituando que para o ano há mais

    ResponderEliminar
  2. Apesar de tudo... ah e gostando de ver essas tais fotos do Proença em galas... pois nunca vi tal...
    desejo
    Uma santa e feliz Páscoa. Com tudo o que de melhor possa trazer a renovação da natureza, própria do tempo pascal.

    http://memoriaporto.blogspot.pt/
    e
    http://longrahistorico.blogspot.pt/

    ResponderEliminar