domingo, abril 06, 2014

AULA PRÁTICA ANTES DO EXAME EM SEVILHA.


Jackson afina pontaria e "passa testemunho" a Ghilas
Fotografia © Ivan del Val/Global Imagens


I Liga
26ª Jornada
Estádio do Dragão, Porto.
2014.04.06


                              FC PORTO, 3 - Académica de Coimbra, 1
                                                (3-0 ao intervalo)


               A entrada de jogadores menos utilizados gerou perspectivas de interesse acrescido para este jogo, atendendo ao actual valor da Académica e à incerteza quanto à influência que eles viram a ter no rendimento global da equipa. 

               Nos primeiros quarenta e cinco minutos assistiu-se a um jogo bastante agradável e movimentado, com ambos os conjuntos a adoptar uma atitude ofensiva e a criar lances de perigo para ambas as balizas. A equipa do FC Porto não acusava nervosismo e produzia um futebol atacante em quantidade e qualidade que lhe permitiria chegar ai golo logo aos 4' numa jogada iniciada por Herrera, que cedeu a bola muito bem a Ghilás na direita, este livrou-se de um defesa e serviu com conta, peso e medida  Jackson Martínez, o qual, desviando de cabeça para o lado direito de Ricardo apontou o primeiro golo.

              A partida prosseguiu com bom ritmo e o Académica este a ponto de marcar aos 11' e aos 21, mas Fabiano desviou para a trave, primeiro e, depois, para o poste os dois remates da Académica. Quem viria a marcar de novo foi Ghilás, servido por Quintero, na direita, a picar a bola por cima de Ricardo e a conseguir um golo muito bonito. Jackson Martínez, volta aos penaltis (deixando Quintero com água na boca pois não lhe foi permitido ser ele a apontar), convertendo a grande penalidade inequívoca de Makelele, sobre o mesmo Quintero. Já em período de compensação (45+1'), Manuel Mota fez vista grossa a uma outra grande penalidade cometida por mão na bola de um jogador da Académica e, na sequência de jogada de contra -ataque na sequência do lance o juiz de linha deixou a jogada decorrer em fora de jogo.

             No período complementar a qualidade do jogo baixou a um nível bastante inferior ao do primeiro tempo. Mais lento e em clara poupança para o compromisso da próxima quinta-feira, o FC Porto permitiu que a Académica crescesse e desse a ideia de que o resultado não ficou decidido ao intervalo. Foi sem grande surpresa que Rafael Lopes, livre de marcação, tivesse rematado à boca da área e apontasse o que viria a ser o golo de honra dos estudantes. Merecido.

            Luís Castro; à cautela, foi ao banco e tirou Alex Sandro e Varela, entrando Danilo e Quaresma, estavam decorridos 60'; aosa 70', entrou Josué e Ghilás foi descansar para Sevilha; aos 73', foi Fabiano que acabou com o forróbóbó em cima do risco da baliza que quase terminava com o segundo da Académica. Aos 88' foi Ogu que quis fazer Fernando "bombo da festa" e bate duro e safa-se com um amarelo. Aos 93', o árbitro que substituiu Manuel Mota ao intervalo por ter sido atropelado por um academista, apitou para o fim  do jogo.

          Mais valera que não tivesse havido segunda parte.

          Vamos às apreciações individuais. Fabiano teve três grandes intervenções. Ricardo e Reyes, muito bem. Abdoulaye, foi e será sempre, Aboulaye; Alex Sandro, estável sem brilhar; Herrera a trabalhar, Fernando, a apanhar lenha até cansar, Quintero, a tempo "intero", menos bem no segundo que no "primero",
Jackson Martínez, enquanto teve Ghilás, andou sempre à frente e pouco atrás; depois, nem num lado nem noutro. "Cafetero" é assim: só trabalha quando lhe apetece. Varela e Quaresma, apenas treinaram e guardaram o melhor para Sevilha. Josué, entrou mas não o vi sair pela porta da frente.

          Árbitros: Manuel Mota "estampou-se" de encontro a um jogador da Académica antes do intervalo e passou a condução para Ricardo Coimbra, na segunda parte, que pareceu demasiado zeloso quanto a lances que devessem ser decididos a favor do  FC Porto. Nada de novo, por aqui. Não é para habituar, mas esta noite, deu para superar a manha destes artistas. Punir com amarelo uma entrada por trás ás pernas do "Polvo" é de quem pensa que poderia levar para casa pelo menos uma, para assar.

          

              

   

2 comentários:

  1. Não há mesmo nada que não sirva para nos lixar. Fosse o gritante penalti assinalado e convertido por Jackson e a questão do melhor marcador do campeonato ficava arrumada. Isso juntamente com os dois ultimos golos anulados que ele tem. Quanto à entrada do Fernando não sei quando se deve mostrar cartão vermelho pelos vistos... Tivessem os jogafores portistas de mau humor e tinha havido sarrafada da séria. Arriscar a lesionar um colega de profissão aos 90 num jogo decidido só por má vontade não é sequer aceitável ou compreensivel.

    ResponderEliminar
  2. Amigo :

    A aula prática não foi lá grande coisa na 2ª parte .
    Só espero que o exame corra bem !

    Abraço

    ResponderEliminar