quinta-feira, abril 03, 2014

QUE A SORTE JOGUE AGORA POR NÓS EM SEVILHA.



Liga Europa
Quartos de final - 1ª Mão
Estádio do Dragão, Porto
2014.04.03

                                       FC PORTO, 1 - Sevilha, 0
                                            (ao intervalo: 1-0)

                   Nesta partida o FC Porto conseguiu superiorizar-se claramente ao Sevilha e o resultado de 1-0 não traduz a verdade do que aconteceu esta noite no Dragão. Quer no jogo jogado, quer nos lances construídos com reais possibilidades de acabarem em golo, a nossa equipa superou os espanhóis merecendo ter construído um resultado muito mais confortável para o jogo da segunda mão, na próxima semana, em Sevilha.

                  Beto, o melhor guarda-redes português em actividade neste momento, e (má sina, a deste ano!) os postes da sua baliza foram os obstáculos que a equipa do Futebol Clube do Porto só uma vez logrou ultrapassar.

                 A equipa de Luís Castro assumiu a liderança da partida deste o primeiro minuto de jogo, tendo dominado completamente a equipa sevilhana em todos os parâmetros. Não estava à espera de tamanha superioridade dos Dragões, de tal forma dominadores que tornaram vulgar a equipa que está em 5º lugar no campeonato espanhol e derrotou há 15 dias o super Rela Madrid!. O Sevilha só a meia da segunda parte conseguiu equilibrar a partida mas foi o FC Porto que continuou a criar mais jogadas de perigo na baliza do ex-portista Beto tendo, inclusivamente, enviado o segundo remate ao poste do jogo na sequência de um livre de Quaresma apontado contra a barreira e depois concluído com pontapé na recarga no ferro à esquerda de Beto.

               Em 94' de jogo, os sevilhanos apenas construíram duas grandes oportunidades de golo, com origem em lances mal executados por Mangala e Fabiano. 

              Já não há razões para duvidar de que o Futebol Clube do Porto saiu de um período cinzento de resultados e exibições longe da classe que tradicionalmente exibia e lhe permitiu tantos e importantes triunfos. A equipa já assume o jogo, sabe controlá-lo e bate-se "olhos nos olhos" com grandes adversários que são "do pior" que entraram nesta prova. Outro aspecto animador é que, afinal, no "banco" há ainda "boas reservas de capital" e a liquidez parece assegurada no futuro próximo.

             Com reparos a Fabiano que poderia ter comprometido o resultado, toda a defesa esteve à altura do jogo com Reyes em grande evidência. Mangala, também, até porque foi o autor do único golo num estupendo voo a bater Beto, respondendo com o vigor de um búfalo a uma trivela de Quaresma. No miolo, Fernando e Défour, bastante bem e Carlos Eduardo algo intermitente. À frente, Quaresma está sempre nas câmaras, com ou sem bola nos pés e abre corredores e cria centros "em barda". Jackson Martínez ganha pontos para substituir Falcao no Mundial. Varela, com dificuldades em dar bom seguimento à bola terá sido menos produtivo. 

            Aos 56' Quintero substituiu Carlos Eduardo e justificou a entrada, agitando o jogo perto da área adversária; tentou o remate, mas não foi feliz. Com mais rotina, fará melhor, sem qualquer dúvida. 

           Hector Herrera entrou para o lugar de C. Eduardo e o meio campo recuperou o equilíbrio que já começava a faltar. Ghilás, que entrou aos 76' para o lugar da Varela, foi muito activo.

           Fernando foi expulso por duplo amarelo (por infracção e por reclamar junto do árbitro o mesmo tratamento numa falta que sofreu numa jogada anterior) e não vai jogar a Valência, tal como Jackson Martínez que sofreu um amarelo por uma falta vulgar. Outro lance em prejuízo na nossa equipa ocorreu ainda no primeiro tempo, quando Beto, numa grande defesa desviou com os dedos para o poste uma bola que saiu para  canto e que o juíz a dois passos não viu.

           Há duas coisas que espero ainda  mudem este ano: bolas a bater nos postes ou na trave em jogos decisivos e sorte com a designação dos árbitros. Esta noite, como vem sendo habitual nesta temporada, é com a mais canhestra que temos que dançar...




           Jogaram: Fabiano, Danilo, Reyes, Mangala (cap.) e Danilo; Carlos Eduardo, Fernando e Défour; Quaresma, Jackson Martínez e Varela.

           Quintero entrou aos 56' para substituir Carlos Eduardo, aos 70' Défour sai e entrou Herrera e, aos 76', Ghilás, trocou com Herrera.

           O sr. Wolfgang Stark, foi muito "ovacionado" pelos 31 122 espectadores presentes nas bancadas do Estádio Mais Belo da Europa.      

               

2 comentários:

  1. Se jogarmos como em Nápoles,(2ª parte), vai ser mais fácil passar a eliminatória. E que a arbitragem seja melhor do que a de ontem.
    Abraço
    Manuel Moutinho

    ResponderEliminar
  2. Amigo :

    ...Temos que ir com tudo o que temos (em busca da sorte) !

    Abraço

    ResponderEliminar