segunda-feira, abril 14, 2014

FUNDO DE RESERVA GARANTE SAÍDA LIMPA.



















(Foto O Jogo)


I Liga
27ª Jornada
Estádio AXA, Braga
2014.04.13

                               SC Braga, 1 - FC PORTO, 3

                                        (Ao intervalo: 0-1)



                          O FC  Porto apresentou-se para este jogo com uma formação bastante diferente da que foi a Sevilha perder de forma categórica, pondo termo à esperança dos adeptos em ver a sua equipa completar esta época de forma compatível com o seu passado recente. O treinador Luís Castro entendeu que o momento actual da equipa de Jorge Paixão não requeria o risco de fazer alinhar alguns jogadores habitualmente titulares, como Danilo, Mangala, Alex Sandro, Quaresma e mesmo Herrera, tendo optado recorrer "ao fundo de reserva" para jogar com a motivação e maior frescura física de outras peças, indo ao ponto de fazer estrear Víctor Garcia, o jovem venezuelano que vinha a destacar-se pelas boas exibições na equipa do FC Porto B.

                          A primeira parte confirmou a estratégia do treinador do FC Porto que mandou no jogo sem dificuldade, tendo jogado como quis em metade do relvado, de tal modo que os arsenalistas nunca chegaram perto da baliza à guarda de Fabiano. Aos 23', sem margem para qualquer surpresa, o FC Porto chega ao golo numa jogada muito bem delineada, com Jackson a servir Varela e este a "picar" sobre Eduardo. Neste período, os Dragões andaram perto de aumentar a vantagem em pelo menos mais três ocasiões, uma das quais anulada por Rui Costa, surpreendentemente.


                          A segunda parte principiou com o golo do empate, numa excelente descida de Pardo que em velocidade bateu Abdoulaye, executando um passe rasteiro e forte que Moreno emendou, mais rápido que Maicon, para o fundo das redes de Fabiano. Com o empate e substituições introduzidas pelo técnico bracarense, o Braga subiu claramente de produção e equilibrou a partida podendo ter passado para a frente no marcador não tivesse Fabiano impedido com um defesa dificílima com os pés. Aos 84', Abdoulaye, volta a cometer novo erro à sua imagem e oferece outra oportunidade para o Braga se adiantar no marcador. Foi, porém, o FC Porto a desfazer a seu favor a igualdade numa iniciativa de Josué que arrancou determinado com a bola nos pés, executou um centro para a área onde Carlos Eduardo, num bom remate de cabeça, bateu Eduardo sem remissão. Quintero, aos 91', fechou o resultado na conclusão de uma jogada de contra ataque, com o colombiano a arranjar espaço com muita segurança e a atirar serenamente para o golo, de pé esquerdo, com precisão de engenharia.


                          A vitória é importante e premeia a equipa que melhor jogou no cômputo dos 93', apesar dos bracarenses terem feito tudo para evitar a derrota, sobretudo quando pôs em campo todo o seu potencial. O FC Porto saiu incólume desta deslocação sempre difícil ao AXA, tendo ganho algum alento para o jogo da próxima quarta-feira, na Luz, na segunda mão da meia-final da Taça de Portugal.


                        A actuação do senhor Rui Costa veio provar aquilo que os portistas mais experientes afirmam há muitos anos: para vencer,  o FC  Porto tem que contar sempre com dois adversários. E o mais difícil, muitas vezes, não é o que joga a bola com os pés...


O Jogo

O Jogo

2014-04-14 - Diário

                      O FC  Porto alinhou: Fabiano, Vítor Garcia, Maicon, Abdoulaye, Ricardo, Carlos Eduardo, Fernando, Josué, Licá, Jackson Martínez e Varela. Défour substituiu Fernando, aos 57'; aos 62', Varela cedeu o lugar a Ghilás; e, aos 70', Quintero tomou o lugar de Jackson Martínez.

                       Estiveram bem. Fabiano, Ricardo, Josué (segunda parte), Jackson Martínez (mas sem fulgor); Maicon e Varela (apesar de trapalhão, como muitas vezes acontece) e Défour. Fernando actuou num ritmo de treino. Foi "premiado" com um amarelo por pretender acelerar um marcação de um livre.

                       Víctor Garcia confirma que é um valor futuro. Quintero deu "outra vida" ao meio campo e ataque da equipa e sua presença na equipa é cada vez mais incontornável! Ricardo continua a mostrar que tem valor para ser chamado a jogar muito mais do que tem acontecido. Licá, muito desinspirado, não se fez notar.

                       Embora já não seja surpresa, Abdoulaye, é um verdadeiro "susto".

                          
                             Marcador: 0-1, aos 23', Varela; 1-1, aos 59' /?), por Moreno; 1-2, aos 86', Carlos Eduardo; e, aos 91', Quintero.
                        

                        


                       


                          

                         


2 comentários:

  1. Amigo :

    ..."Embora já não seja surpresa, Abdoulaye, é um verdadeiro "susto"."...

    Um enorme "susto" !

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. O árbitro Rui Costa é o tipico lampião. Por isso quando joga futebol com os amigos na cidade do Porto veste sempre a camisola listada do FCPorto. Deve ser para disfarçar.

    ResponderEliminar