segunda-feira, outubro 07, 2013

TAL COMO DANTES, QUARTEL GENERAL EM ABRANTES!



Dragões recuperam liderança graças ao "duo" colombiano


I LIGA.
7ª Jornada
Em Arouca, Estádio Municipal
Espectadores: 5 000 (aprx.)
2013.10.06
                      
                                   
                                      Arouca, 1 - F. C. PORTO, 3



              Não estava à espera de um jogo fácil para o FC Porto contra o Arouca, mas confiava num jogo muito mais conseguido da equipa de Paulo Fonseca. E, no fim da partida, fiquei a pensar se a desenxabida exibição do  primeiro classificado de I Liga teria sido causada pela excelente réplica do seu adversário situado nos últimos lugares dela, ou, pela incapacidade em os azuis fazerem melhor do que se viu.

              E, a história do "bom começo" dos jogos por parte da nossa equipa, está já a ser uma notada característica nesta época, com a particularidade de os encontros onde isso tem acontecido nunca o FC Porto, fosse qual fosse a exigência do momento, demonstrou ser capaz de os replicar de forma visível durante longos períodos.

             Ganhar, será sempre, para o FC Porto, um objectivo óbvio. Chegará em primeiro ao fim das trinta jornadas quem mais vencer. Os adeptos gostam das vitórias, mas só ficam inteiramente felizes quando sentem que a equipa está capaz de as garantir em qualquer jogo e contra quem for. Não é este, neste momento, o sentimento de grande parte dos simpatizantes do FC Porto.

            A vitória em Arouca não merece contestação. Foi justa e pode afirmar-se que, considerando a forma como decorreu, pouco aconteceu para se poder dizer que esteve algum momento em causa. Mas a ganhar (apenas) pela diferença mínima até aos 74' é como ir à caça com um único cartuxo na arma.

            Era previsível que Paulo Fonseca fizesse alguma coisa para acertar o mecanismo do relógio para principiar a dar horas certas. Não terá arriscado quanto o necessário, mas mexeu. Deixou de fora Défour, mais rotinado nas necessidades defensivas e chamou Herrera, mais jogador de construção e de tendência ofensiva. Preferiu Varela a Licá e manteve Josué. Não pude deixar de recordar as boas exibição de Carlos Eduardo, nos BB...

            Herrera não brilhou mas não desiludiu. A equipa não jogou melhor por causa sua e, por aquilo que se tem visto ele fazer na B, foi igual a si próprio. Varela, talvez resguardando-se para a selecção, não cumpriu. Josué, não parece talhado para jogos em que o FC Porto joga no meio campo do adversário.

            Se me permitisse Paulo Fonseca eu diria que Ricardo, à direita e à frente, poderia ter sido mais eficaz que o Silvestre, ontem; na esquerda, daria mais liberdade a Alex Sandro para fazer incursões à frente idênticas à do primeiro golo. Curiosamente, jogaram todos os que eu tinha incluído na "MINHA LINHA", não estou à espera de ser convidado para integrar a equipa técnica do Clube.

           Não gostei do estado do relvado que não é propício à execução técnica dos jogadores. Mas foi igual para as duas equipas.

           Nas apreciações individuais, há pouco de positivo para dizer. Helton, decididamente, precisa de parar para repensar o seu modo de estar na baliza. Já começa a ser "gozação", pá. Quanto mais velho menos juízo?Na jogada em que saiu ao encontro no avançado do Araouca, não há qualquer falta: chega primeiro, joga a bola, e o avançado incapaz de trava a marcha, choca com ele. Mangala continua instável nas faltas e, agora, não há árbitro que vá para o campo já com o cartão amarelo na mão. O lance dentro da área onde a bola lhe vai ao braço, é um critério do árbitro e, neste, parece-me bem ajuizado.

           Dos restantes jogadores só Alex Sandro, Otamendi, Fernando (em grande destaque) e Jackson Martínez justificaram uma boa nota.

          Alinharam; Helton, Alex Sandro, Otamendi, Mangala, Alex Sandro, Lucho, Fernando, Herrera,Josué Jackson Martínez e Varela. Licá, substituiu Varela, aos 53', aos 69' Lucho cedeu o lugar a Ricardo e, QUINTERO, entrou aos 90+1' para o lugar de Josué e fazer, num livre de excelente modelo, o terceiro golo da tarde.


            


O Jogo

2 comentários:

  1. oão Carreira7 de Outubro de 2013 às 00:02

    Arouca 1 FCPORTO 3
    Resultado enganador . stop . miséria franciscana . stop . Novo golo quase no fim da partida. stop. Se houvesse só 0x1 que poderia ter acontecido ? .stop . Penso que medidas de choque são precisas. stop .Equipa altamente pequenina à espera do desastre total . stop . o sr. Victor Pereira está por perto ?. stop . mandem-no regressar .stop. o Antero que fale com ele .stop. proponha contrato a começar já .stop.P.F. nos bês .stop .
    Este foi o telegrama que Pinto da Costa , no estrangeiro e sem acesso a C.S. digital decente, teve que enviar pelos velhos correios , após ter visto no "First Row " o jogo desta tarde em Arouca ...
    aguarda-se o resultado das demarches recomendadas , com ansiedade e ESPERANÇ A em dias melhores ... A exibição desta tarde mantém um cheiro nauseabundo ...
    STOP ! faço eu agora para não azedar mais as coisas .
    Abraço amigo do
    João Carreira

    ResponderEliminar
  2. Jogamos pouco, não controlamos coisa nenhuma, estivemos quase meia-hora sem rematar à baliza, continuamos a cometer os mesmos erros. Vamos ganhando e isso é importante, mas temos de melhorar muito.

    Abraço

    ResponderEliminar