sábado, outubro 19, 2013

COM GHILAS, DAVA PARA ENCHER O CABAZ.

Taça de Portugal
3ª Eliminatória
Estádio do Dragão, o Mais Belo da Europa
 
2013.10.19


Dragões de "serviços mínimos" continuam sem empolgar
Fotografia © Ivan del Val/Global Imagens



                                FC PORTO, 1 - Trofense, 0
                                      (ao intervalo: 1-0)
      Golo de Varela, aos 25', com um remate de pé esquerdo à entrada da área.

                   Apesar das previsíveis alterações introduzidas na composição da habitual equipa do FC Porto e o Trofense andar presentemente nos últimos lugares da II Liga, assistiu-se esta noite no Dragão a uma interessante partida de futebol. Tanto a formação da casa como a visitante actuaram dentro do que seria legítimo exigir-lhes em função do estatuto conferido a cada uma delas.

                  Paulo Fonseca terá ido além do que se esperaria ao chamar ao jogo da Taça de Portugal, Fabiano, Vítor Garcia, Diego Reyes, Carlos Eduardo, Ricardo Pereira, Kélvin e Ghilas, iniciando o jogo ainda com Maicon e Quintero, mas só Fernando, Danilo e Varela são titulares de raiz. Acabou por dar-se bem, porque, ultrapassadas as dificuldades dos primeiros 25', até ao golo, os estreantes deram boa conta do recado.

                  O Trofense esteve bem melhor do que quando veio perder com a equipa FC Porto B no Estádio Jorge Sampaio para o campeonato da II Liga. O seu técnico adoptou um previsível sistema de bloco recuado, mas sempre a pensar em partir rapidamente no contra ataque à baliza de Fabiano. Nunca construiu verdadeiras situações de golo, todavia, se em um de dois ou três contra-ataques que somou em toda a partida poderia, com sorte, concluí-lo de modo feliz. 

                  O equipa do FC Porto trabalhou bastante e não dei conta de que algum dos jogadores pretendessem esconder-se. Ressalvados alguns lances mal definidos ou passes fora de tempo dos novatos, a equipa esteve sempre virada para a frente, perto da linha de grande área contrária, circulou bem a bola,  rematou, fez cantos e não faltaram excelentes oportunidades para fazer golo, estivesse lá o Ghilas que, francamente, me pareceu "a milhas" do que lhe vimos fazer em Moreira de Cónegos na época finda. Só jogando, meu caro, só jogando, porque o valor não se evapora na caverna do Dragão.

                  Não é jogo de falar de Danilo, Alex Sandro, Fernando, Défour, Varela, mesmo que nada haja a dizer quanto à qualidade das suas exibições, principalmente os três últimos. Quem estava sob observação eram os que não são (ainda) titulares habituais.

                   Carlos Eduardo esteve muito bem e reafirmo a minha convicção que está à porta da titularidade na A. Vítor Garcia é, sem dúvida, um dos melhores dos BB, como tenho vindo a salientar. Não tira o lugar a Danilo (ou a Fucile) mas está ali um lateral de grande futuro. Diego Reyes não teve grandes problemas a resolver mas no que fez esteve seguro. O Ricardo Pereira entusiasma pela luta que trava para dar nas vistas. Trabalha como um emigrante lá fora, disputa a bola com a gana de um usurário da troika, joga limpo com agressividade permitida e, ou Fonseca o convoca mais vezes ou o rapaz vai a pé a Fátima para o ajudar.
Não mudo a opinião favorável que tenho sobre o Ghilas. Porém, esta noite, o franco-argelino nem merecia o golo que marcaria no último suspiro do jogo se Fernando (egoísta duma figa), com ele a seu lado, lhe tivesse cedido o esférico para o remate de sucesso.

                    Faltam Quintero e Kélvin. Fez mais o brasileiro da crista de galo pela equipa em 30' que o colombiano em 70'. Um jogador não vale apenas por ter bons pormenores de quando em vez, ou tendência para fazer livres em arco e marcar golos espectaculares: precisa ser constante, saber ceder a bola ao colega nos momentos certos e, enfim, jogar em equipa. Quintero há-de fazê-lo.

                    Reprovável o desagrado dos espectadores assobiando a equipa já no período de compensação de tempo. É sinal de que, nem toda a gente que está nas bancadas, percebe alguma coisa de futebol...

                  

                  

3 comentários:

  1. Também gostei do que vi no pequeno ecrã do meu pc. Com aquela multidão lá atras, não dava para grande brilho. Em resumo: é taça.
    PS. A “maralha” do assobio devia tirar umas férias sem vencimento.

    ResponderEliminar
  2. Meu caro amigo, lamento, mas vi a mesma coisa... vi uma primeira-parte aceitável e uma segunda muito fraquinha. São os encantos do futebol... uns vêem de uma maneira e outros de outra.

    Abraço e bom domingo

    ResponderEliminar