sábado, outubro 15, 2011

PINHEIRO COM OITO PEROS.

        

'Poker' de Walter em festival azul e branco (0-8)
VALTER, O MACIÇO,  o "herói de Pêro Pinheiro: QUATRO GOLOS!

                                        3ª Eliminatória da Taça de Portugal.

            Em Pêro Pinheiro (Sintra):

            PÊRO PINHEIRO, 0 - FUTEBOL CLUBE DO PORTO, 8

          O FCPorto alinhou: Braccali. Sapunaru, Maicon, Mangala e Alex Sandro; Belluschi (cap.), Souza e Defour; Iturbe, Valter e Djalma. Varela, entrou na 2ª parte para a vaga de Iturbe, aos 64' saiu Djalma e entrou C Rodriguez, e, KADU, aos 16 anos, foi para a baliza em substituição de Braccalli, numa estreia inédita na equipa principal a um jogador desta idade.

           GOLOS: Defour abriu o marcador aos 29', na sequência de uma recuperação de bola, cedeu-a a Valter, que lha devolveu redonda já dentro da área e o belga enviou, rasteiro para a baliza; 0-2, aos 34,30', por Valter, concluindo, de cabeça,  uma jogada vistosa em slaloon de Bellushi junto à linha de fundo; o 3º aconteceu aos 34,4', num lance da troika Iturbe, Djalma e Valter, a concluir; aos 40', veio o 0-4: jogada em tabelas sucessivas, Valter assiste Djalma, na esquerda, para este rematar colocado; o "hat-tric" do Maciço ocorreu no segundo antes dos 45' da primeira parte, com o seu Valter a dominar muito bem e a concretizar melhor.

            A meia dúzia chegou aos 56' quando Djalma beneficiou da defesa para a frente do guarda-redes local a remate de Valter, e atirou colocado. O 7º a fazer o gosto ao pé (e à numerosa falange de apoio dos portistas em Lisboa e arredores), foi Varela, bem atento a aproveitar um lançamento longo para as costas da defesa pêro-pinheirense e, descaindo sobre a linha de fundo, atirou para a baliza onde o guarda redes já não se encontrava.VALTER, O MACIÇO, o tal "gordo" molengão e em bruto, fez POKER aos 90', acompanhando a corrida, em dribles, do Cebola.

            Quem mais gostei de ver foi VALTER: movimentação "à ponta de lança", pro-activo, tranquilo e rematador. E, coisa rara: interesse pelo jogo entre o primeiro e o 92º minuto de jogo. Mereceu ficar com a bola para recordação.

            Mangala, não é igual e ninguém. Tem personalidade própria e escola, não se encolhe nem tem medo de arriscar. Vai ter lugar na equipa.

            Stefan Defour, deve agradar ao treinador tanto como a mim que não o sou. Aparece em todas as zonas do campo, sabe ler o jogo e gosta de atirar a baliza. Deve evitar excesso de precisão, como naquele lance em que desperdiçou na trave um golo feito.

             E vamos lá ao ITURBE. Só porque falam nisso, sempre direi que não sei porque dizem ser parecido com o "Pulga" do Barça. Pareceu-me mais próximo da nossa estrela James Rodriguez, no estilo e no trato da bola. Acho que a vontade de corresponder à fama que o precedeu lhe tirou algum discernimento na conclusão de algumas jogadas mas "sentiu-se" o talento que tem muito tempo para mostrar.

             Não sei se tem a ver com a falta de competição, mas, ALEX SANDRO, passou no teste mas com nota suficiente. Não me pareceu à vontade com o adversário pela frente e, quando intentou subir não brilhou. Foram-lhe assinaladas muitas faltas, se calhar algumas não o eram. Obviamente que deve valer mais e, se assim for, a estampa e entrega favorecem-no.

             Dos "velhos" o capitão Belluschi aproveitou a fragilidade dos adversários para exibir a sua técnica superior e lembrar a Vítor Pereira que, para o banco, só como membro do conselho de administração.

             Djalma esteve bastante bem e marcou dois, o que é bom.

             Do jogo direi apenas que o Futebol Clube do Porto mostrou dignidade e os jogadores foram honestos e aplicados. O que simplificou um  jogo que, tivesse sido outra a atitude, poderia ter sido muito menos interessante e mais embrulhado, atendendo ao entusiasmo e meritória movimentação da equipa de Pêro Pinheiro, principalmente durante a primeira parte, isto é, enquanto o folgo durou.

             Benquerença estaria como o peixe na água a arbitrar jogos no escalão dos sintrenses.

7 comentários:

  1. Um sábado óptimo, com esta robusta vitória do futebol principal, mais a vitória na supertaça de hóquei em patins. Estive a ver no Porto Canal,a ver se o via por o jogo ser aí na sua região, mas como só pude ver a espaços... Já no tempo que visionei reparei na malta da blogosfera Portista, sempre presentes. E vi uma especial vitória hoquista!
    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. O Walter é o Bigorna ou o Maciço?

    Calor, campo e um adversário que nunca saiu muito do seu meio campo, foram tardando o golo de um F.C.Porto, lento, pouco contundente e que ia trocando a bola, tentando adaptar-se, consciente que surgindo o primeiro tudo seria mais fácil. Foi. Aos 29 minutos, numa rápida jogada de contra-ataque, Walter colocou Defour na cara do guarda-redes e o belga não perdoou. A partir daí a resistência do Pêro Pinheiro diminuiu, acabou, melhor dizendo e num espaço de seis minutos, o Campeão e Tri-vencedor da Taça de Portugal, matou o jogo, marcando mais dois golos. O segundo aos 32 de autoria de Walter, após, utilizando a terminologia da Queimada, obra prima de Belluschi, que fez tudo, colocou na cabeça do Bigorna que só teve de tocar para a baliza.

    O terceiro, mais uma vez por Walter e mais uma vez, após uma belíssima jogada de ataque: Iturbe, passe a rasgar para Djalma e o angolano, muito bem, mesmo sozinho na cara de Marco Pinto, preferiu o passa para o jovem brasileiro bisar. Depois do 3 a 0 a questão era saber quantos mais golos marcaria o conjunto de Vítor Pereira. Até ao intervalo, mais dois, Djalma e Walter que fez hat trick em 45 minutos, o que é digno de registo.
    Com tudo resolvido, a segunda-parte tinha apenas como motivo de interesse saber se o F.C.Porto iria continuar motivado, concentrado, à procura de mais golos ou se pelo contrário, tenderia a descomprimir, relaxar, deixar passar o tempo, sem se preocupar em aumentar a vantagem.
    Foi a segunda possibilidade que vingou e o resultado foi para os números que se adivinhavam, graças a um Porto sério, profissional e competente.
    Marcaram Djalma aos 57, o sexto, Varela aos 62, o sétimo e Walter fechou a conta, marcando o seu quarto golo, aos 90.
    O Pêro Pinheiro é uma equipa simpática, mas muito frágil e portanto, não devemos fazer uma análise muito aprofundada aos que se estrearam, Bracali, Alex Sandro e Iturbe, Kadú, nem aos que já tendo jogado, o fizeram em poucas ocasiões, Mangala, Defour e Djalma.

    Assim, nada a dizer sobre a exibição dos guarda-redes que não tiveram quase nada que fazer.
    Gostei de Alex Sandro, que vale o que vale, me pareceu melhor para a frente que atrás, mas tem qualidade.
    Iturbe: talvez se esperasse mais e até esteve desaparecido durante perto de 30 minutos, mas despertou nos últimos 15 minutos finais e mesmo tendo em conta o campo, o pouco espaço para jogar e ser o primeiro jogo, mostrou um pouco da grande qualidade que o transformaram num jovem muito badalado e pretendido - espero que a lesão não seja nada de grave.
    Gostei tem muito de Mangala. Forte no despique, rápido, com um belo pé esquerdo e sabe sair a jogar. Precisa de algum tempo, não muito, para ser dono de um lugar no centro da defesa.
    Defour: tem qualidade, sabe ocupar os lugares, jogar e até marcar. Um jogador de qualidade que tem contra si o facto do F.C.Porto jogar em 4x3x3 e os seus concorrentes serem Guarín e Moutinho.
    Djalma: esteve muito activo, marcou dois golos e mostrou serviço.

    Walter: como disse anteriormente, o adversário era fraco e por isso não podemos, nem devemos, embandeirar em arco com os quatro golos que marcou. Mas o Bigorna tem coisas muito interessantese e motivado, com acabeça limpa, a jogar regularmente, acho que Walter ainda vai calar algumas más línguas. Não foi em vão que no mundial de juniores de há dois anos deu nas vistas e foi muito pretendido.

    Nota final:
    Recuperar e preparar bem a Champions, o jogo com o Apoel - não há Walter, vai ter de haver Kléber - onde as responsabilidades são maiores e as dificuldades serão muitas.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Boas,

    Num jogo contra um adversário fraquinho fizemos o que devíamos ... não complicamos e goleamos.
    Foi um "boost" de confiança para o Bigorna, sem ser exuberante foi efectivo e é isso que se pede a um PL, de todos gostaria de destacar Mangala, com mais experiência, mais jogos irá ser um seguidor efectivo da nossa escola de centrais.
    Resumindo e concluindo, sem ser um jogo deslumbrante foi extremamente importante para dar moral quer á equipa quer aos jogadores menos utilizados.

    Um abraço

    http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Tratou-se de um ensaio em relvado sintético, com um calor do caraças, frente a um adversário inofensivo e sem classe.

    Não deu por isso para aferir da verdadeira capacidade dos estreantes. Porém, não passaram despercebidos alguns bons apontamentos.

    Alex Sandro integrou-se bem nos movimentos ofensivos, mas denota muita falta de ritmo, o que é natural. Iturbe só jogou meia parte por se ter lesionado. De Messi parece ter muito pouco, Já de James, eu diria que parece gémeo. Esteve em dois golos com movimentos muito parecidos com os do colombiano. Mangala mostrou-se seguro, com bom sentido posicional, capaz de conduzir a bola e entregá-la a preceito. Defour voltou a impressionar, primeiro pela desenvoltura e depois pela ineficácia no remate (marcou um bom golo mas falhou dois cantados). Djalma esteve irrequieto e rematador. Desta vez acertou com a baliza duas vezes. Bracali foi mero espectador tal como o seu substituto Kadú. Walter mostrou o que dele já se conhece. Aparece no sítio certo para marcar com facilidade, umas vezes e falhar outras. Se fosse daqueles que acerta sempre tinha batido hoje um recorde. Dos habituais o maior destaque vai para o Bellushi que esteve como peixe na água. A jogada do segundo golo foi à Messi sim senhor. Os outros nem bem nem mal.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Caro Remígio
    Gostei do espectáculo à moda antiga: 3 horas da tarde,calor,muita cor e sobretudo, muitos adeptos portistas a desfrutarem da festa e a ver os craques ao vivo.Apetecia cerveja e tremoços e como almocei cedo, fui-me a eles que nem a ginjas , enquanto,claro,refastelava a vista nos n/ iturbes.
    Oito- a- zero (!)já se não usa mesmo contra ..." peros"-doces. Tive pena é que o n/ Kadu nem tivesse tocado na bola...punham-no a ponta de lança, para não ser só o Walter a "metê-las no véu da noiva".Sejamos verdadeiros: o que teria feito jeito era o moço ter entrado e ficar com o Marco Pinto a defender as redes do P.P. . Diriam os espanhóis de antanho : "ponga los dos "...
    Devo confessar que teria "facilitado" um golito aos que tão bem -segundo dizem - nos receberam.É pena que o futebol NÃO seja sempre assim : UMA FESTA -esta sim,do ...Povo.
    Bom Domingo.
    Um abraço (calorento e caloroso) cá dos algarves
    João Carreira

    ResponderEliminar
  6. Bom dia,

    Ontem apesar do adversário ser de divisão secundária, os jogadores do FC Porto tiveram uma atitude séria, respeitaram o adversário, e com um futebol positivo conseguiram com naturalidade golear o Pêro Pinheiro.

    Os jogadores que menos jogam, tais como Djalma, Alex Sandro, Defour, Iturbe e Mangala mostraram ao seu treinador que pode contar com eles.

    O FC Porto cumpriu a sua obrigação e impôs o seu poderio.

    Nota positiva para o fairplay dentro do campo e para a festa dos nossos adeptos que coloriram a festa.
    Nota negativa para alguns benfiquistas que foram assistir ao jogo para insultar alguns atletas, como é o caso de Cebola.

    Agora venha a Liga dos Campeões. Temos de vencer para aspirar seguir em frente.

    Abraço e bom domingo

    Paulo

    pronunciadodragao.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. Não se esperavam muitas dificuldades no concelho de Sintra e assim foi, num jogo que apenas serviu para ficarmos a conhecer um pouco melhor nos novos jogadores.

    Vitória conseguida, há que seguir em frente e focar a concentração no jogo com o Apoel, que se adivinha complicado.

    Um abraço

    ResponderEliminar