domingo, maio 22, 2011

SOBRE O FINAL DA TAÇA DE PORTUGAL.


           Sobre a final da Taça de Portugal a disputar mais logo no Estádio de Oeiras contra o Vitória Sport Clube, convém alertar os adeptos do Futebol Clube do Porto para alguns aspectos que podem influenciar o resultado final da partida em prejuízo do que são as expectativas dos adeptos do recente mui brilhante vencedor da Liga Europa.

            As vitórias nas duas mais importantes provas que lhe interessava, nesta época, obter (o campeonato da Liga e a Taça Europeia), bem como o súbito reconhecimento dos mídea pela categoria da equipa e da maioria dos seus jogadores, criaram na massa apoiante dos Dragões, e até nos meios desportivos nacionais, a convicção de que o Futebol Clube do Porto tem o triunfo garantido.

             Comungando da opinião generalizada de que os pupilos de André Villas-Boas têm argumentos para fechar com chave de ouro esta memorável campanha de 2010/2011, porque ninguém será capaz de sustentar que o Guimarães apesar da categoria que lhe é reconhecida é, neste momento, em qualquer aspecto, superior aos azuis e brancos, não esqueço as circunstâncias em que os campeões nacionais se deslocam ao Jamor e que poderão condicionar negativamente o resultado desta final.

             Comecemos por salientar que o Vitória  não é uma equipa fácil de bater em qualquer circunstância mas sê-lo-á ainda mais a jogar numa só partida. Tem tido um final de época sem problemas visíveis e num clima de tranquilidade, os seus objectivos imediatos apontam exclusivamente para a vitória nesta partida, está em estágio há vários dias e ninguém duvida de que são altíssimos os níveis de motivação dos seus jogadores em função do valor do adversário que irão defrontar. E tem o apoio e fé duma claque numerosa e incentivadora que lhes vai exigir um esforço acrescido e exigente incomuns.

              E acima de tudo quererão conquistar um triunfo que lhes aumentará os valores de auto-estima comparativamente aos adeptos dos vizinhos bracarenses...

              A justa euforia dos adeptos, jogadores, dirigentes e equipa técnica justificada pela extraordinária conquista de Dublin, cujos ecos ainda não se diluiram, não deixará de produzir alguns efeitos negativos colaterais pelos escassos dias que passaram sobre o evento. Os atletas não são máquinas, tiveram um desgaste físico e (sobretudo) emocional enormes, terão já o pensamento nas férias que se seguirão e a dispersão mental poderá reduzir a motivação que a importância do adversário requer. O cansaço poderá aparecer em alguns jogadores em função do que o jogo vier a exigir e a temperatura que acontecer no Vale do Jamor e até da marcha do marcador, sendo até entendível que o agora mais jovem vencedor de um troféu europeu cchame à liça quem menos foi utilizado antes.

              Já tenho dito muitas vezes que vou para qualquer partida sempre a pensar que a vitória será do Futebol Clube do Porto, independentemente do adversário, prova e local onde o encontro se realize e, hoje, só penso em ganhar mais este troféu. Seria a terceira consecutiva, o triplete para arrasar, cilindrar as oposições, ultrapassar os mais próximos rivais em número de títulos conquistados acabando por uma vez com o último argumento que ainda lhes resta. Mas não nego que, à medida que a hora da verdade se aproxima, mais cresce dentro de mim uma tremideirazinha que me põe de pé atrás sobre o excesso de euforia que nunca é boa conselheira para ultrapassar obstáculos com elevado grau de dificuldade...

             Mas, haja fé no pé-quente do nosso André.

             
 

           

3 comentários:

  1. Caro Remígio
    ...parece coisa de bruxedos e adivinhações,mas o seu post de hoje é um fac-simile do que, desde ontem, tenho "on my mind"...
    uma "tremideirazinha",uma asfixiazinha dormente,capciosa e que me deixa mal-disposto.
    Dou asas a este estado de espírito,qdo, ao lê-lo quero partilhar desses ..."medos"...para que deles me possa LIBERTAR !
    Vou pespegar o esqueleto no 218(RTPHD) e
    FORÇA FCP!
    Abraço amigo do
    João Carreira

    ResponderEliminar
  2. Já está meu caro. 6 x 2 e o caneco vem para o Porto. Depois falamos, pois agora VOU FESTEJAR MAIS ESTA VITÓRIA, e principalmente por termos dado mais uma lição a esses oportunistas que de Vitória só lhes resta o nome.

    ResponderEliminar