domingo, maio 15, 2011

À LAIA DE BALANÇO COMPARATIVO.

UEFA Europa League Final Dublin 2011 Launch
         Quando pensamos que se esgotaram as razões que sustentam o justo orgulho dos portistas na conquista do Campeonato 2010/2011, há sempre evidências que justificam a arrasadora superioridade dos Dragões sobre toda a concorrência.

          Relevante, para o Futebol Clube do Porto, foi ter sido desde muito cedo a cabeça do pelotão entre dezasseis concorrentes, onde o campeão nunca chegou. Nos confrontos directos entre o aspirante ao bi-campeonato e a nossa equipa, os números terem sido arrasadores com CINCAZERO no Dragão e UMxTRÊS na Luz, perfazendo um 7-1 histórico; a capitulação e a descida do trono ter como cenário a própria casa do derrotado, de tal forma humilhante para ele que, de cabeça perdida, foi incapaz de disfarçar o azedume e o despeito mandando cortar a iluminação e accionar o sistema de rega (e talvez trancar-se no W.C. com os ouvidos tapados) no desespero de impedir as celebrações do vencedor.

          Enquanto o Clube da Dona Victória celebrava entusiasticamente a conquista da taça da cerveja, viu-se excluído da Taça de Portugal enquanto os Dragões irão ao estádio de Oeiras para disputar a final com o Guimarães, tendo antes afastado sem espinhas, no seu próprio reduto, o finalista anunciado, ultrapassando com fulgor uma desvantagem de 0-2, e a parcialidade de uma arbitragem infame.

         A par do sucesso na Liga Zon Sagres, o Futebol Clube do Porto saía de cada jogo de Liga Europa com o prestígio de grande equipa europeia (Viena, Moscovo), encabeçando os escrutínios dos ranking da UEFA e alcançado o estatuto de forte candidato à vitória final, enquanto a pretensa "equipa-maravilha" envergonhava, em cada eliminatória da Liga dos Campeões, dentro e fora de portas em confronto com qualquer mija-na-escada, acabando por ser merecidamente excluída da Liga milionário, sendo salva no último minuto por um golo do "nosso"  Lisandro Lopez de ficar fora da Liga Europa. Tendo jogado a primeira mão em casa e indo a Braga com o resultado de 2-1 a seu favor, mostrou-se impotente para superar um único golo do Sporting de Braga, tendo agora que utilizar o canudo que recebeu no AXA para ver a final inédita de Dublin entre duas equipas portuguesas.

          Não menos importante foi o desperdício do esforço que os mídea e os seus conhecidos pontas-de-lança de caneta de tinta vermelha, sediados a sul do país sempre dedicam ao clube do regime, empolando como balões de oxigénio os méritos de um esporádico triunfo obtido, a classe extraordinária dos seus atletas e a sapiência do treinador, mesmo que alguns mais parecessem em campo turistas em gozo de férias ou trabalhadores com salários em atraso há vários meses.
 E até já nem refiro as selecções, nacional e estrangeiras, onde quase todo o plantel do FC Porto está representado e foi utilizado.

          Pondo, depois de tudo o que acima se descreve, na balança dos custos-resultados, num prato os milhões investidos, a jactância, o favorecimento das arbitragens, a basófia, a instituição impoluta, os seis milhões e tal, etc,  etc, etc, e tal e, no outro, os ganhos conseguidos, o resultado concreto é UM TREMENDÍSSIMO FIASCO!

          Mas, Jesus nos valha. E, Robertinho, também.

          Para o ano, a Liga só conta para o segundo lugar, porque o primeiro já está reservado.

          Palavra de Jesus!
   
          Termino, citando o amigo Sérgio Oliveira do AZUL DRAGÃO: -Por que se fala tão pouco da final de Dublin?

O FC Porto festejou um feito histórico.    

3 comentários:

  1. Meu caro, fala-se pouco da final de Dublin porque é o F.C.Porto. E a mensagem que se procura passar é que na Irlanda nem estão a ligar muito, nem sabem quem são os finalistas, como se o F.C.Porto, vencedor da Taça UEFA em 2003 e da Champions em 2004, fosse um ilustre desconhecido.

    Como diz o meu amigo Rui Valente, desportivamente, em Portugal, fala-se mais do morto, Benfica, que dos vivinhos e recomendáveis F.C.Porto e Braga.

    É o país que temos, no desporto também pagamos bem alto o preço do centralismo. Nós é que somos duros de roer...

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Esta época foi em grande, num ano para sempre recordar. Grande trabalho, uma óptima carreira, tudo do melhor. Agora começa já o nervoso miudinho na proximidade à final da Liga Europa, uma prova que muito queremos vencer. Será o culminar deste ano de ouro, juntando mais uma prova importante ao nosso rico historial.

    ResponderEliminar
  3. Meu caro :

    Quanto à promessa de Jesus ...
    há um ditado que diz :

    - vozes de burro não chegam ao céu !

    Um abraço

    ResponderEliminar