terça-feira, agosto 31, 2010

OS "BLUFFS" SULFUROSOS DO PASQUIM DA QUEIMADA.

         Quem não os conhecer que os compre, diz a sapiente voz popular. Mas o aforismo nem sempre é seguido mesmo pelos mais precavidos que, com maior ou menor resistência, deixam cair frequentemente justificados propósitos de não repetir o erro em que se deixaram seduzir e voltam a repeti-los.

        É o que sucede com muitos "consumidores" da imprensa escrita que, ao longo dos anos, fidelizaram a sua preferência a determinado título e, mesmo que este seja useiro e vezeiro em praticar o  proteccionismo interesseiro e descarado e dê cobertura e patrocine com desfaçatez inaudita as maiores falácias, não reagem consequentemente e pactuam com tais despautérios.


        Quem melhor pode ilustrar aquelas asserções é, com larguíssima margem, o jornal desportivo "A Bola", um título fundado por benfiquistas, feito por benfiquistas, destinado a benfiquistas para servir a instituição sport lisboa e benfica (e o regime que vigorou até 24 de Abril de 1974).

        Pela impossibilidade de, mesmo que em resumo, aqui apontar todas as "cachas" que dia sim dia sim fazem a capa do periódico da Travessa da Queimada, repare-se na que abaixo se insere:

       Para trás ficam outros delírios com que alimentaram a multidão amorfa e improvável dos milhões, que é impossível atingir os seis porque, infelizmente em Portugal, para além da iliteracia há uma boa percentagem de analfabetos, como é o exemplo da vinda do craque holandês do Real Madrid Huntlaar* para o clube da dona Vitória, acabando por emigrar para terras de Sua Majestade a Raínha de Inglaterra, o mesmo tendo feito o avisado Hleb que, do Barcelona, optou por não descer de cavalo para burro e mandou de volta para o "ninho da águia", com a cauda caída, o emissário Costa acordado do sonho pela dura realidade da vida.,

Em tempo: * Huntllaar rumou à Alemanha, para o Shalk 04, preferindo Angela Merkel à Raínha Isabel II. Está mais habituado ao euro do que à libra...
        

    

5 comentários:

  1. Meu caro, agora que o mercado de transferências vai fechar e só há jogos da selecção, o pasquim da queimada dá pano para mangas...

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Caríssimo Remígio
    Após duas "brancas", em posts seus, que não comentei,aqui venho, novamente, a concordar com a sua prosa e o seu "sentir" em relação à "abola"...Devo confessar, que durante muitos-muitos anos, foi o m/ jornal-comprado e pago- em muitos sítios do ...mundo, e/ ou,religiosamente guardado no m/fornecedor habitual ,quando, em férias (na altura-"campistas")a ele (jornal)não tinha acesso...
    Embora,na sua génese e prática, sempre tenha sido o jornal oficioso do slb,no seu seio, tb houve gente, que na arte de prosear era mestre,e isso, não poderemos escamotear.Como Mao Tse Tung,teorizava na sua "Guerra de Guerrilhas",comecei eu a "entender" a "abola",anos mais tarde,ao lê-la, a conhecer MELHOR o INIMIGO...( e tal como Mao, a "perceber" que só se pode vencer este,se dele tivermos um conhecimento basto e profundo...).Com a "abola",atravessei o purgatório,o reino dos infernos (mais modernamente) e já nos idos de 90's, resolvi acabar com dois vícios -qual deles o mais funesto,tenebroso e implacável p'rá saúde- a saber : O TABACO e o jornal "abola"!Não sou hipócrita,nem imbecil e embora -pescador- NÃO sou,mentiroso e daí,poder afirmar que,qualquer das duas coisas (abandonadas, tão tardiamente) me deixou um pouco,ao "Deus-dará",nos primeiros tempos.Como se prova,pelo texto,SOBREVIVI e sou ,mais pelo JORNAL do que pelo tabaco...outro HOMEM!Ah! como sabe,, à 3ª feira o vício- mantém-se,por mor do MST("Nortada")...
    Deixei-me "levar" pela história pessoal,peço desculpa e terminarei transmitindo a IMENSA alegria que senti, no dia seguinte à "abola" ,bacoca e alarvemente(como na modernidade é hábito)ter anunciado a- toda- a -brida e largura: "RUI COSTA FOI BUSCAR HLEB"...,agora,todos sabemos, com os resultados (felizmente) conhecidos.
    Um resto de dia (noite) feliz.
    Um abraço
    João Carreira

    ResponderEliminar
  3. Caro João:

    Prazer tê-lo de volta.

    Seria estultícia da minha parte não reconhecer que em "A Bola" escreveram grandes jornalistas, possuidores de uma rara cultura e talento ainda que postos ao serviço do slb, que lia com muito apreço e pena de, na altura, não conhecer simpatizante do meu clube que os igualasse. Então, ninguém se coibia de se afirmar leitor do jornal, intelectual ou não.
    Hoje, o que já terá sido a Bíblia do desporto, já não tem, no meu entendimento, o mesmo nível de exigência e rigor doutros tempos e a sua postura parcial e economicista, bem como a liderança de uma campanha persecutória contra Pinto da Costa e o FCP, reduziram a sua credibilidade e o nível do prestígio que lhe eram reconhecidos.

    A minha experiência tabagística tem contornos semelhantes aos seus. Descobri, a tempo, que a nossa convivência era incompatível e descartei-o, vai para muitos anos. Foi, talvez, o maior falso amigo que consenti durante mais tempo no meu modo de vida. Nem saudades nem remorsos. Um acidente de vida.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  4. Caro Vila Pouca:

    Acabo de "desopilar" sobre as "verdades" que já se tornaram apanágio da Bíblia vermelha.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  5. Caríssimo
    ...infelizmente,muitas das coisas cá do n/ "cantinho",são como "abola" -ex bíblia do desporto- a começar pelas cúpulas(?),que nos... copulam forte e feio a toda a hora e à má fila.
    É o que temos! (merecemos?...)
    Ora,deixemo-nos cá de "filosofias" e abaixo "abola"...
    VIVÓ FCP!
    Uma noite feliz e repousada,agora que as transferências,( já)não nos tiram o ... sono!
    João Carreira

    ResponderEliminar