quinta-feira, agosto 19, 2010

AS DUAS FACES DA MESMA MOEDA.

         Genk, 0 - Futebol Clube do Porto, 3

         Foi um jogo onde aconteceram algumas coisas boas: o resultado, que nos permite prosseguir na competição, a excepcional forma de Helton (talvez a melhor desde que chegou ao FCPorto) que o garantiu, o excelente Sapunaru em todo o jogo, (coisa não muito vista), a entrega e poder de luta de Fernando na primeira parte, a confirmação da subida de forma de Falcao, um Souza a dizer que já não tem que esperar muito mais para ser titular, a certeza de que a equipa tem um rumo para o futebol que pretende praticar e uma filosofia de jogo que é um compromisso com o regresso aos êxitos de um passado recente.

          Apesar da sua indispensabilidade futura, ganhamos sem Hulck na equipa.

         Villas Boas já está na história do Futebol Clube do Porto, no verso da boa moeda: levou o clube a vencer na Bélgica pela primeira vez, sendo ao mesmo tempo a primeira vitória que consegue numa prova oficial de nível europeu como técnico principal. No anverso da moeda, também estão gravadas algumas coisas de que não gostei mas acho melhor, nesta fase, manter a boa face virada para cima.

         Até pode acontecer que jamais tenha necessidade de a virar...

7 comentários:

  1. Caro Sr.SilvadaCosta
    BOM ...MUITO BOM, o resultado. Para quem não viu...óptimo,se é que me faço entender...
    O Helton,concordo em absoluto consigo, está numa forma como nunca se viu...O Fernando,idem idem.O Souza,não engana- que golão!-...
    Parece-me ver, uma certa "tristeza" no Falcão...Será impressão minha? O N/ Varela...o que se passará com ele?! Gostei da entrada do RUBEN,DÁ OUTRA VIVACIDADE À EQUIPA.
    O ...Palito (?),nem me parecia o ...Álvaro Pereira e o Maicon,ai! Maicon!...
    Fiquemo-nos,como o m/amigo diz,pelos bons momentos (no RP "deixei" os maus)e que a coisa melhore em próximos" espectáculos" num ...estádio, perto de si...
    Uma óptima 6ª feira.
    Abraço amigo
    João Carreira
    Em tempo: Servindo-me do S/Blog, aqui deixo uma palavra de solidariedade, na dor, do Hulk.Que lástima,de notícia...

    ResponderEliminar
  2. Uma exibição fraca, abaixo do exigível a um candidato a vencer a Liga Europa.


    Lenta, trapalhona, previsível, irritante, a primeira-parte do F.C.Porto, que apesar de ter controlado o jogo e um adversário só preocupado em defender, nunca foi capaz de ser contundente, encostar o Genk às cordas, marcar uma superioridade que se nota a olho nú.
    Culpa de um meio-campo, que, com a excepção de um excelente Fernando, nunca encontrou as melhores soluções e de um ataque onde Ukra esteve muito mal, Varela abaixo das suas possibilidades e um Falcao desamparado e complicativo, não dando seguimento às jogadas em que se pedia mais rapidez de execução, junto a maior objectividade na decisão.
    O 0-1 de alguma forma era injusto. Fizemos pouco para estar a ganhar.


    A segunda-parte pode-se dividir em duas: antes e depois da expulsão do jogador do Genk. Antes, um Porto sem acertar, incapaz de controlar o jogo, mal posicionado e a dar várias abébias na defesa, que só não tiveram graves consequências, porque Helton está em grande e por duas vezes evitou aquilo que parecia certo, o golo dos belgas. Depois da expulsão, mais facilidades, mais controlo, mais acerto, mas mesmo assim, alguns deslizes na rectaguarda, que mostraram, sem margem para dúvidas, que temos de contratar um central de qualidade - espero que Otamendi não falhe!
    Na parte final e já com os belgas rendidos, dos belíssimos golos, a darem ao marcador uma ideia de facilidades e de uma qualidade de jogo, que nunca existiu.

    Resumindo: ganhamos claramente e com isso cumprimos o nosso objectivo de passar à Fase de Grupos. Temos gente, temos treinador, mas e contrário do que a exibição frente ao Benfica prometeu, ainda estamos longe de sermos uma equipa forte, equilibrada, contundente.


    Até esse momento chegar, três jogos, três vitórias, seis golos marcados e nenhum sofrido, ajudam a manter a moral em alta e a dar a tranquilidade necessária para trabalhar à vontade.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Vila Pouca.
    Nos dois últimos parágrafos do seu lúcido comentário do jogo de Genk, está contido o essencial do momento actual do nosso clube. Há mudança, para melhor, e, sendo com têm vindo a ser, os resultados favoráveis em breve estaremos ao nível das melhores épocas. É essencial que os adeptos acreditem e se unam em comunhão com toda a equipa.

    João A. Calais.
    Houve, felizmente, muitos aspectos positivos no jogo de ontem e é nesses que, por agora, nos interessa reter. Melhor do que todos nós, viu Villas Boas o que é preciso melhorar para construir a equipa que todos esperamos ter, a curto prazo. Para isso, até a sorte não nos tem abandonado e é moralizador saber que temos no banco um treinador "pé quente". Não é tudo mas ajuda.
    Espero que as coisas corram agora bem, no domingo, para fazer crescer a onda de crença e apoio ao plantel.

    ResponderEliminar
  4. Três golos sul-americanos que nos colocam com um (ou dois...) pés na fase de Grupos da Liga Europa.
    Bonito o gesto de Falcao, ao dedicar o golo a Hulk.
    Notam-se alguns erros na equipa (esteve muito mal Maicon; venha o Otamendi pois Maicon ainda não está preparado) mas ainda não está nada fechado visto que, até dia 31 de Agosto, alguém pode sair ou mesmo entrar.
    Uma grande vénia para André Villas Boas que mais uma vez sobe o que fazer.
    No Dragão é para marcar mais golos!

    Um abraço
    http://odragaozinho.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Jogo aparentemente fácil que o FC Porto tratou de complicar, recorrendo a um ritmo de treino e pouco engodo pela baliza.

    Sem Hulk, a quem presto as minhas homenagens pelo momento difícil que atravessa, os Dragões apresentaram-se lentos, previsíveis e sem imaginação. Dominaram na primeira parte mas sem criar grande perigo.

    Já na segunda metade tiveram que aguentar a maior determinação belga e aí Helton respondeu com bravura e classe.

    AVB acordou a tempo alterando o sistema de jogo. A inclusão de Souza e Rúben Micael foram fundamentais para a clarividência que o meio campo ganhou, com reflexos no resultado.

    Grandes exibições de Helton e Fernando, dois gigantes em campo. Souza voltou a confirmar as boas indicações que já dera nos poucos minutos que jogou.

    Muito trabalho espera a esta equipa para se assumir candidata ao triunfo deste troféu.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. dragaopentacampeao:

    Vimos o mesmo jogo pelo que só poderíamos ter opinião coincidente.

    Apesar de tudo não fiquei com as esperanças abaladas quanto ao risonho futuro que auguro para a nossa equipa.

    Também deu para ver algumas coisas boas que, a seu tempo, farão que tenhamos de volta a máquina trituradora que os nossos adversários temem.

    Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  7. ..."Até pode acontecer que jamais tenha necessidade de a virar"...


    Era bom sinal !

    ResponderEliminar