quarta-feira, agosto 04, 2010

EXAME SEM PROVA ORAL.

 
(Foto de Bibó Porto, Carago!
*http://bibo-porto-carago.blogspot.com/*)
          Com excepção da primeira parte do jogo disputado no Dragão contra a Sampdória, não vi em toda esta pré-época a equipa do Futebol Clube do Porto jogar. Também não tive oportunidade de assistir presencialmente à exibição do conjunto azul-e-branco e as impressões que adquiri da sua evolução resultam do visionamento do que considero de "futebol virtual", isto é, pelas transmissões televisivas dos jogos.

          Por isso, é para mim uma verdadeira incógnita de qual será a equipa padrão que iniciará a época já no próximo sábado e o seu nível e preparação em relação aos seus principais oponentes.

          Tudo indica que o plantel não esteja ainda fechado sendo inevitável, e urgente, preencher a vaga deixada na defesa pela saída de Bruno Alves. Maicon e Sereno, não ganharam, até agora, a confiança dos adeptos para serem os substitutos desejados para o lugar ao lado de Rolando. À direita Fucile e no lado oposto Álvaro Pereira, não causam preocupação. No miolo as alternativas não escasseiam. Veremos se os estreantes Moutinho e Souza, ou ambos, e talvez Castro, têm entrada directa. Villas Boas surpreendeu, em Paris, e deu visibilidade a Guarin. Com que objectivo? Ele saberá.

          Com Varela, Cristian Rodríguez, Falcao e Hulk, certos, Valter e James Rodríguez , e até, Ukra poderão "ter minutos" e cumprir, por agora. Mariano, não entra para já neste lote; não será surpresa, porém, se ao Dragão estiver para chegar um terceiro ponta de lança. São muitos os jogos e há que poupar o material essencial.

          Na baliza, Helton fica bem e Beto, dá garantias se fizer falta. Kieszek, é para já, terceiro.

          Villas Boas, vai ter baptismo de fogo. Qual resultado, qual sentença: sorri, e os abutres vão continuar em círculo a pairar à espera dos despojos futuros. Se sai de cabeça baixa vai ter vida difícil e não faltará quem venha trazer à liça que os seus melhores dotes serviam melhor na informática e na estatística.

           A concorrência está animada e, pelos resultados obtidos e intensidade de participações, ninguém admite outra desfecho que não seja o esmagamento do Dragão e poderá ser uma vantagem para nós. Só que há fragilidades que são iniludíveis aos olhos dos observadores atentos e conhecedores, que não deixarão de ser exploradas. O seu futebol passa muito mais pelo meio do que pelos extremos e, na defesa, nem tudo é tão sólido que não possa ser furado. Também, ao que parece, não se morre de amores por "robertos", sem graça, vindos de Espanha...

            É evidente a vantagem que levam na rodagem da equipa, resultante da utilização mais frequente dos mesmo jogadores, nos encontros que realizaram.

            E, porque o futebol está longe de ser uma ciência exacta, há muitos factores alienatórios que podem influenciar um resultado de um jogo de futebol e, por outro lado,   nem sempre o favorito tem assim tantos e intransponíveis  argumentos como, para intimidar, lhe querem atribuir.

            Queremos e vamos continuar a ser intragáveis! Somos Porto, somos Dragões!
       

4 comentários:

  1. Caro Sr SilvadaCosta
    Vamos lá a ver se esse optimismo tem consequências positivas no N/ seio.Comungo do seu PORTISMO,só que às vezes NÃO consigo ser tão p'rá frente na fé... Feitios!
    Uma coisa tenho como adquirida, é que não vai ser fácil substituir BA e "arranjar" nesta altura, um DC que pegue de estaca e se AFIRME um líder naquela defesa...Creio tb que,apesar de tudo, a dupla possível e desejada pª os próximos tempos só poderá ser :Rolando/Maicon. Tenho grandes "sobressaltos" qdo penso no Sereno e dou comigo a matutar que tenho saudades do André Pinto e do NAC...ambos, fruta do n/pomar,sádia e escorreita, pª assumirem o lugar do Bruno...Do meio campo p'rá frente, acho que,com este ou com aquele a qualidade é indiscutível... o problema será ..."escolher" e soltar os eleitos, na zona do... "agrião".
    Que sejamos intragáveis ,como diz.
    Abraço e feliz tarde
    João Carreira

    ResponderEliminar
  2. Talvez não seja tão optimista como se pode extrair do que escrevo. Tenho consciência que existe algum déficit de confiança à volta da nossa equipa e não me parece bom alinhar nessa corrente, pelo menos quando expomos o que pensamos à voracidade da concorrência.

    Se tiver de ser o André Pinto em detrimento de Maicon, há que entender a opção do treinador e apoiá-lo. Porém, estou certo de que haverá novidades a curto prazo...
    Vê, continuo optimista...

    ResponderEliminar
  3. O F.C.PORTO será sempre , em quaisquer circunstâncias , um osso duro de roer !

    Força Porto !

    ResponderEliminar
  4. Acho que vamos surpreender, não me pergunte porquê, coisas de feeling...

    Um abraço

    ResponderEliminar