segunda-feira, agosto 09, 2010

ESTE ROBERTO, ATÉ TEM GRAÇA!

          Toda a gente conhece aqueles bonecos insuflados instalados nos locais onde decorrem eventos, desportivos ou de lazer, que por acção do gás que lhe introduzem fazem uns movimentos desconexos e algo aparvalhados.

          Não sei se já repararam nas semelhanças entre aqueles bonecos e o guarda-redes actual do clube da Dona Vitória, o espanhol Roberto: altura de gigantone das festas d'Agonia, movimentação desengonçada e caricata e aquela sensação que transmite de intentar subir no ar permanecendo colado ao solo.

         Confesso a minha ignorância a respeito do percurso da formação do luxo de 8,5M € "descoberto" pelo chefe infalível do prestigiado departamento de futebol do slb, que muito apropriadamente ostenta com orgulho o título de "clube do regime"; mas seria muito estranho que o tivesse feito a partir dos escalões mais jovens onde se descobrem e aperfeiçoam as qualidades inatas dos futuros craques. Sendo escandalosamente evidentes as suas limitações, o mais certo é ter chegado ao futebol quando atingiu a idade de prestar serviço militar.

         Obikwelu, não é para aqui chamado, O.K?

        O rapaz é realmente alto, ao gosto do seu feliz descobridor, mas a agilidade necessária para iniciar o movimento de elevação e dos braços é feito ao retardador, e, como caricatura dos gestos que faz, vejo um pesado tronco de uma árvore a voar pela acção das leis da física; debaixo dos postes, fica sempre indeciso entre sair ao encontro do cruzamento ou esperar que algum colega ou adversário cheguem lá primeiro com a cabeça; quando acerta na jabulani não se preocupa que vá para cima ou para baixo, para a frente ou para trás, se para a posse de um colega de equipa ou para uma assistência a um avançado contrário; se vem rasteira, gasta tanto tempo para chegar ao chão que, quando lá chega, já nem se lembra para que raio se lançou; quando tem que a repor em jogo, aplica-lhe a biqueira e despacha-a para que vá tratar da sua vida, que ele não é pai dela.

        Treme, coloca em pânico a sua defesa, anseia que Jesus lhe perdoe e já nem merece o benefício da dúvida dos desencantados adeptos.

        Quim, internacional, com  largos anos de prestativo serviço, foi mandado "abaixo de Braga" . Era baixote, não cumpria as medidas. Moreira, é servo paciente como Jacob, disposto a servir ainda mais do que 7X7 anos até ter a idade de ir para a um asilo de velhos e, Júlio César, quiçá o menos mau dos três é, isso sim, terceira opção. Mas vai ser o sapo que o "infalível" Jesus vai ter que engolir.


E breve, infelizmente...

       



        


     

3 comentários:

  1. Caro sr.SilvadaCosta
    "pego-lhe" pelo fim e direi tb."e breve,INFELIZMENTE"(o sublinhado é meu).
    Para nós, seria uma perfeita FELICIDADE,porque os benfas jogariam sempre com DEZ,mais o "susto" permanente que é para os quatro imediatos à sua frente. É um credo na boca!
    Lembro-me, de aqui há anos, termos tido uma coisa parecida(nessa altura ,se bem me lembro,escolha presidencial...) e que foi -enquanto por cá andou-motivo de muito gozo,por parte da ...mourama...Ivica Kralh,lembra-se?...Como diz o povo: "tarde é o que nunca vem"/ "cá se fazem cá se pagam" ou ainda para melhor situar este "a galinha da minha vizinha é sempre melhor qu'a minha"...
    Que se mantenha na ... CAPOEIRA!
    Abraço
    João Carreira

    ResponderEliminar
  2. Lembro-me, perfeitamente. Mas houve outro, cujo nome, se não era Borota, soava assim. E no físico podia ser um clone desta "bomba" vinda de Espanha. Estava na baliza quando, a ganharmos por 3-0 ao Rexham, da III divisão irlandesa, sofreu três golos. Mesmo ganhando por 4-3, acabaríamos por ser eliminados. Foi logo cavar batatas, já não me recordo onde.

    ResponderEliminar