sábado, agosto 14, 2010

EM POUCAS LINHAS.

    
         Deixo para os analistas entendidos na matéria a análise e previsões profissionais sobre o campeonato da Liga ZonSagres que, ontem à noite, teve a sua jornada inaugural no Estádio Axa, em Braga e vou atrever-me a tecer breves considerações sobre alguns dos principais clubes que nela vão participar.

          Pelo que já vi (ontem não consegui ver todo o jogo), o Sporting de Braga não parece ter enfraquecido em relação à época transacta, sendo até defensável que este ano está mais forte. Fosse pela necessidade de acelerar o nível de preparação da equipa exigido pela entrada na Champion League ou pela mais valia das aquisições feitas, a equipa de Domingos Paciência tem mostrado estar muito bem.
          Não podendo contar no presente com o benefício do factor surpresa que foi a prestação dos minhotos no último campeonato, os arsenalistas têm que assumir este ano o estatuto de candidato ao título com todas as consequências que isso possa acarretar.

          Bem perto, Manuel Machado, ainda longe das trombetas e dos holofotes, vai preparando tranquilamente o Vitória adivinhando-se ter ambição maior que a sua modéstia não deixa transparecer.
Como os seus antecessores, sabe que antes do mais, tem que conquistar a exigente claque vitoriana e vai fazer tudo para que os seus jogadores não se esqueçam disso. A merecer cuidados.

         Os insulares, Marítimo e Nacional, deverão estar ao nível da época passada o que, a ser assim, é muito bom para eles.

         A Académica de Jorge Costa, pode ser uma boa surpresa se o antigo capitão do FCP, conseguir incutir nos seus jogadores a determinação e élan que conseguiu em Olhão. E a sua experiência como técnico principal é já muito apreciável.

         Os estreantes Beira-Mar e Portimonense estão condicionados à forma como se adaptarem às exigências da 1º Liga. Não é de estranhar, porém, que antes dos efeitos de erosão por que vão passar possam vir a sentir dificuldades salvo se, no plantel houver resposta suficiente.

         A Naval, entregue agora aos imigrantes franceses, é uma incógnita perigosa. Tanto é de esperar que dê para o torto como para estragar a vida a muito boa gente. Espero que, logo mais, o Futebol Clube do Porto, fique agradado com o pitéu.

         O Setúbal, de Manuel Fernandes e o Leiria, estarão dentro do que lhes é visto fazer em anos anteriores.

         O Sporting Clube de Portugal, tem vindo a usar a táctica de quem quer passar despercebido. Mas a mim não engana. Acho que escolheu bem o treinador, respira um ar mais desanuviado que ficará ainda melhor quando resolver o problema russo e, se o trato no asilo for bom para os "velhinhos" que lá arribaram à espera da reforma, a coisa vai ser séria. Não duvidem.

          O Sport Lisboa e Benfica, ou Clube de Dona Vitória, em homenagem às inúmeras Vitórias deste país que se dizem adeptas dos lampiões sem que conheçam, ainda que vagamente, com quantos jogadores se forma um a equipa, é INTEIRINHO, favorito. Tem o segundo melhor treinador do mundo (o primeiro, por enquanto, sabe-se quem é...) e o único na técnica original de consumir pastilha elástica (aprendeu, em Felgueiras, muito antes de Sir Alex começar a mastigá-la). A melhor quadrilha de árbitros desde o tempo do Zé do Telhado. O maior bando de "pássaros" (papagaios) facciosos e parciais que existe à face da terra. E, um bem que jamais alguém conseguirá, em tempo algum: seis milhões de inocentes "bacorinhos" que acreditam que o ansiado anti-cristo, nasceu (finalmente), na Catedral do Túnel.

          Falta o FUTEBOL CLUBE DO PORTO?
          Não, não falta nada.

          Temos,

               LUÍS ANDRÉ DE PINA CABRAL E VILLAS BOAS.! Chega?

Nota pessoal: vou estar muito bem representado na Figueira...

1 comentário:

  1. È ISSO AÍ!...
    BEM PLANEADO E PLANTADO O POST...
    O "SUPRASUMO DA BARBATANA"CONTINUA(m) A SER,O bruno(de Campomaior); O joão-pode-ser-o-joão;o xistrado;o elmano (tb é uma bela bisca);um cosme (que o ano passado,começou a despontar,f...... SEMPRE o FCP)e o rei empapoilado do pereira a "cirurgiar" - com precisão, olho de lince e bisturi adequado- nas nomeações.Sempre,no capricho!,como tão bem sabem dizer os brasucas.
    Mas... se a ATITUDE fôr -SEMPRE - a da Supertaça e/ou a de Maio passado (dos 3 a Um-mesmo c/Dez) também aqueles" marcharão" ao som de PORTO!PORTO!PORTO!
    Resto de tarde M U I T O ! Feliz
    João Carreira

    ResponderEliminar