domingo, agosto 08, 2010

COMENTAR UM COMENTADOR.

     http://lh5.ggpht.com/_Pbo3dNSrrZ4/SVqNIAjm80I/AAAAAAAAA1g/sFw1cEYiArk/pedro.henriques.002.jpg 
           Pedro Henriques (PH), tendo requerido voluntariamente a sua desfiliação como árbitro de futebol, função que exercia em paridade com a de oficial de carreira do exército, é agora comentador de arbitragem na estação de televisão TVI.

          O árbitro lisboeta não suportou a humilhação de ter sido despromovido, na época transacta, ao escalão inferior e optou por abandonar o apito.

          No ano em que se iniciou como árbitro da 1ª Liga o juiz-militar chamou a atenção da crítica o seu estilo de "deixar jogar", isto é, conceder alguma permissividade no julgamento de faltas menores de modo a não prejudicar o ritmo e fluidez do jogo. Nem sempre o critério vestia o mesmo figurino, contudo, o mal era menor que o proveito.


          Passado que foi o estado de graça, os erros graves próprios e da sua equipa, começaram a ter uma frequência com contornos de escândalos. Um jogo na Amadora, para a Taça de Portugal, o Benfica já com o tempo de jogo esgotado, estava eliminado por estar a perder por 1-0. Nos descontos, um centro para a cabeça da área do Estrela, foi rechaçado pela cabeça de Maurício, com Henriques de frente, a escassos metros, a controlar o lance. Alguns segundos depois, o árbitro assistente, descortinou que, afinal, o defesa da casa cortara o lance com a mão, dentro da área e, Pedro Henrique, voltou atrás no que viu e sancionou o que o seu auxiliar nunca poderia ter visto porque a falta nunca existiu. Penalti assinalado, golo obtido e, no prolongamento do prolongamento, com a obtenção do segundo golo o Benfica escapou ao escândalo da eliminação.



         Mas o que verdadeiramente havia de desgraçar a carreira de PH, foi a asneira de querer passar por honesto e ousar afrontar, na sacrossanta Catredal da Luz, o intocável Sport Lisboa e Benfica, ao invalidar a escassos minutos do fim um golo, precedido de irregularidade, que daria a vitória aos donos da casa por 1-0, sobre o Nacional da Madeira. O que tu foste fazer, imprudente e desastrado, mas bem intencionado juiz!

        Desde esse dia aziago o seu futuro na arbitragem era finito.

        Fez a sua estreia frente às câmaras no sábado passado e coube-lhe, então, comentar a actuação do seu superior hierárquico da carreira militar, quiçá amigo, João Ferreira, que actuara no Benfica-Porto para a Taça Cândido de Oliveira e que tão mal correra ao clube de Dona Vitória por ter perdido, sem apelo nem agravo, pelo concludente resultado de 0-2.

        Fosse por se ver, pela primeira vez, na situação de criticar o desempenho de um (duplamente) oficial do mesmo ofício, fosse por solidariedade corporativa para com o (cada vez mais) mal sucedido assoprador de jogo de Aveiro , o seu comentário foi um desastre completo: impreciso quanto às faltas relevantes mal assinaladas, branqueamento de agressões perpetradas por jogadores do Benfica, concordância com decisões tidas pela crítica como erradas e avaliação positiva da prestação do árbitro setubalense, entre outras banalidades.

       Não vá por aí, meu major, não vá! É terreno minado.

5 comentários:

  1. Caro Sr.SilvadaCosta
    ...apanhei o n/major -ex árbitro- mesmo no desfazer da feira ,em que ele prazenteiramente,dava nota positiva ao outro...major.
    Não sei qual deles teve a melhor nota no C.O.M. frequentado, mas quase o adivinho e,sendo assim, o que está no "activo"(arbitral) terá direito à "palada" da ordem,logo manda quem( sabe)tem a melhor nota...
    Realmente, as" porradonas" que o CPeixoto "prega" no Varela,vistas à luz da G.A.M que a Instrução Militar "contempla" são brincadeiras de criança n'areia...Qto às cacetadas do CMartins durante todo o tempo da Ordem Unida,- a tudo o que lhe aparecia pela frente- ,foram com certeza tomadas pelo militar-árbitro, como exemplo de que o "instruendo" Martins, era o ÚNICO que "levava" o... passo certo...
    P'ra já ,p'ra já - cá por mim- castigava os dois majores,não sem antes, à luz do RDM ,lhes instaurar um processo disciplinar (sumaríssimo)e
    suspensivo das actividades extra-curriculares,digamos assim...
    Pena a aplicar:
    CEM FLEXÕES DE BRAÇOS
    CEM FLEXÕES DE PERNAS
    TRÊS MESES SEM DISPENSA DE FIM DE SEMANA(começando à 6ª e términus à 2ª,por razões mais que óbvias).
    Que acha o meu amigo?...
    Abraço e boa semana
    João Carreira

    ResponderEliminar
  2. Caro João Carreira:

    Pois eu acho que a pena só peca por defeito. Se lhe aplicasse aí mais uma quinzenita de limpeza às sanitas e a comer do rancho geral em vez da messe de oficiais, talvez, aí sim, ele ficasse a saber com quantos paus sew faz uma canoa.

    Cambada!

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. ...em absoluto...
    a(s) pena(s) são curtas pª tamanha(s) asneirada(s)... Porém, consultando o RDM , NÃO PODEMOS condenar os homens-porque OFICIAIS- à limpeza das latrinas e a enfardarem do rancho geral-assim e se "conduzirmos" bem o processo(em marcha) poderemos condená-los à baixa de posto,(não merecem,aliás,outra coisa) para a situação de cabos RD e aplicar-lhe ,então sim, a tal limpeza ás latrinas , ao "pré",rancho geral e MANTENDO SEMPRE A INIBIçÃO DE SAíDA DO QUARTEL de 6ª a 2ª ... Que acha,da nova "redacção" da ...pena a... aplicar ?
    Abº amigo
    João Carreira

    ResponderEliminar
  4. CONCORDO.
    Publique-se e cumpra-se como nele se contém.
    a) Ilegível (como convém...)

    ResponderEliminar
  5. este gajo quanto era arbitro era o maior ladrão agora e ele e o canal televisão

    ResponderEliminar