sábado, abril 06, 2019

TRIUNFO SEM ESPINHAS NEM ESPINHOS

 
 O cerco a Yacine Brahimi (Foto O Jogo online)

Primeira Liga 
28.ª jornada 
Estádio do Dragão, Porto 
Televisão - Hora: 20:30 
Tempo: limpo e frio (10.º)
Relvado: bom estado 
Assistência: 39 120 
2019.04.05 (6.ª-feira) 


              FC DO PORTO, 2 - Boavista FC, 0 
                                 (intervalo: 1-0)

FCP alinhou com: Iker Casillas, Jesùs Corona, aos 64' Maxi Pereira, Éder Militão, Pepe, William Manafá, Danilo Pereira, aos 86' Loum (estreia no Dragão), Hèctor Herrera (C), Otávio, Yacine Brahimi, Moussa Marega e Tiquinho Soares, aos 77' Hernâni. Suplentes n/ utilizados: Vaná, Fernando Andrade, Óliver Torres e MBemba.
Equipamento: oficial tradicional
Treinador: Rui Faria (substituindo Sérgio Conceição, a cumprir oito dias de suspensão)

Boavista FC alinhou com: Bracalli, Jubal, Raphael Silva, Neris, Carraça, Raphael Costa, Bueno, Rafael Lopes, aos 60' Falcone,  Sauer, aos 79' Mateus, Mateus Índio e Yusupha, aos 54' Edu Machado. Suplentes N/utilizados: Assis, Obiora, Gonçalo Cardoso e Mateus.
Equipamento: alternativo de cor laranja
Treinador: Professor Zeca (impedimento de Lito Vidigal a cumprir suspensão)

Árbitro: Rui Costa (AFP) 
Auxiliares: Tiago Costa/Nuno Manso
4.º árbitro: Fábio Melo 
VAR:  Bruno Esteves 
AVAR: Paulo Ramos

Escolha de campo: Boavista; bola para FCP, ataque N/S.

GOLOS E MARCADORES: aos 41', 1-0 por TIQUINHO SOARES, na conversão de grande penalidade a castigar rasteira dentro de Raphael Silva a Yacine Brahimi, quando este o tinha ultrapassado e se aprestava a aproximar-se do poste mais próximo da baliza; na marcação, Tiquinho Soares apontou o remate para o lado direito, Bracalli lançou-se para esse lado mas de nada valeu o voo; o 2-0 aconteceu aos 48' no reinício da 2.ª parte, na sequência de jogada corrida iniciada por Wiiliam Manafá, o qual entregou a bola a OTÁVIO, este contornou e deixou para trás um adversário, e cerca da linha da grande área bateu de pé direito forte com a bola a bater no relvado perto do guarda-redes antes de transpor a linha; Bracalli não teria visto a bola a sair do pé do médio portista.

      Triunfo inquestionável do Futebol Clube do Porto, cujos número não traduzem inteiramente a excelente exibição global da equipa e a superioridade em todos os ítems do jogo relativamente à prestação do conjunto do Bessa. 

      Do apito inicial até à obtenção do segundo tento num bom remate fora da área de Otávio no recomeço da partida, a equipa portista andou instalada na segunda metade do relvado, demarcando a linha até onde o Boavista era obrigado a a jogar. O quadro estatístico do primeiro tempo registou números absolutamente esmagadores quanto à posse de bola, ataques, remates e meia dúzia de flagrantes oportunidades de darem em golo, algumas anuladas pelas intervenções do guarda-redes Bracalli; depois do segundo golo o Futebol Clube do Porto abrandou o ritmo mas não, de todo, a posse de bola, o que explica a diminuição de jogadas passíveis de dar maior volume aos números do resultado.

    O triunfo, claro e categórico, não permite formular dúvidas sustentáveis quanto ao merecimento e superioridade em toda a partida do vencedor, não obstante o esforço e a seriedade da equipa do Boavista, a qual revelou uma melhoria substancial em comparação com o que se vira  fazer até à chegada de Lito Vidigal ao comando da equipa, muito particularmente quanto à personalidade da equipa e a intenção de (apenas) jogar futebol.

   Se a exibição global do Futebol Clube do Porto, em vésperas de uma partida de grande exigência para a Liga dos Campeões, na próxima semana, ela resulta da da excelente prestação das unidades que formaram a equipa. Os centrais Éder Militão e Pepe dominaram totalmente no seu espaço, Jesùs Corona, Danilo Pereira e Otávio, destacaram-se sobremaneira, bem como Yacine Brahimi, ontem muito participativo e inventivo no trato da bola, com os arietes Tiquinho Soares e Moussa Marega, sempre compenetrados e entregues ao jogo de corpo e alma a manter em estado de sítio a defensiva boavisteira.

  Rui Costa, que eu tenha presente, conseguiu a melhor atuação de que me recorde ter-lhe visto fazer. Tranquilo, atento e equilibrado não buliu com a normalidade desportiva que caracterizou o derby da Invicta. Boa nota.

Sem comentários:

Enviar um comentário