quinta-feira, novembro 01, 2018

BRIGADA ESPECIAL CHAMADA A COMBATE.



Taça da Liga
Fase de grupos - 2.ª jornada
Estádio do Dragão, Porto
Tv - Hora: 19:00
Tempo: seco e frio (11ºgr.)
Relvado: bem tratado
Assistência: 17 824
2018.10.31


 FC DO PORTO, 4 - Varzim Sport Clube, 2
                                       (ao intervalo: 1-1) 

FCP alinhou com: Vana; João Pedro, aos 65' Tiquinho Soares, Chidozié,  MBemba, Jorge, na 2.ª parte Jesùs Corona, Sérgio Oliveira (C), Bazoer, aos 77' Óliver Torres, Otávio, Hernâni, Adrián López e André Pereira. Suplentes n/ utilizados: Iker Casillas, Diogo Leite, Marius e Moussa Marega.
Equipamento: oficial tradicional
Treinador: Sérgio Concceição

VARZIM SC alinhou com:Emanuel, Payne, Nelson Agra, Silvério, Rui Coentrão, Estrela, João Amaro, aos 68' Babá, Pavlovski, Jonathan, aos 77' Ruster, Staneley, aos 59' Haman e Ruan Telles. 
Equipamento: alternativo de cor base preta
Treinador: Nuno Capucho

Árbitro: João Capela (AF Lisboa). 4.º árbitro: José Rodrigues

GOLOS E MARCADORES: 0-1 aos 30' por JONATHAN. Com vários companheiros envolvidos na jogada dentro da área portista, a bola chega a Jonathan que, sem marcação, tem tempo para controlar e preparar um excelente remate a fazer a bola entrar no ângulo superior da baliza de nada valendo o voo de Vaná. Excelente golo! Aos 42' BAZOER empata a partida na sequência de jogada do ataque portista e concluída individualmente por ele à entrada da área com um remate em trivela entre dois adversários. Estreia a marcar com a camisola azul e branca do reforço vindo do Ajax. Belo golo. TIQUINHO SOARES, aos 73' consegue a "remontada" na sequência de pontapé de canto apontado por Sérgio Oliveira, à direita, com o marcador a subir mais alto de que os defensores varzinista e a atirar de cabeça para as redes. Aos 75' Sérgio Oliveira na intenção de atrasar a bola para Vaná, entrega-a a JAQUES AMMAN, o qual segue com ela isolado, contorna Vaná que saíra ao seu encontra a atira para a baliza deserta; aos 81' Adrián López ganha a bola no flanco esquerdo e centra para a área onde, junto ao poste, Tiquinho e PAYNE disputam o lance, sendo o varzinista o último a tocar na bola a qual entraria de mesmo modo; ANDRÉ PEREIRA aos 88' fecha com excelente golpe de cabeça o resultado em 4-2, depois de uma ESTONTEANTE jogada de Jesús Corona no flanco direito, contornando em  íncríveis dribles sucessivos uma mão cheia de adversário dentro da área, assistindo o marcador com um passe preciso. ESPETÁCULO! e raras vez a palavra é tão bem ajustada.

     Mais um bom jogo de futebol aconteceu no nosso belíssimo estádio. Um FC do Porto formado quase totalmente por jogadores ainda em fase de ambientação e experimentação, alguns chamados à equipa pela primeira vez, e inicialmente apenas com Sérgio Oliveira e Otávio entre os que fazem parte do plantel há mais tempo e mais jogos contam na equipa considerada principal. Do outro lado, um Varzim constituído por um conjunto de excelentes jogadores, bem rodados e corajosos, onde sobressai Jonathan Moro, um tecnicista de muito bom nível, a atuar sem se intimidar com o ambiente e ainda menos com o opositor, a lutar lealmente pelo melhor resultado possível e merecer chegar aos 81' na situação de igualdade no marcador, obrigando o responsável do FC do Porto a recorrer à "brigada de elite" do plantel para desmantelar a ousadia da formação poveira e poder manter-se na rota da conquista da Taça que ainda não consta da panóplia dos troféus do glorioso FC do Porto.

     Quem viu a equipa de Nuno Capucho no jogo anterior na Póvoa de Varzim em que venceu o Belenenses por 2-1, estava alerta quanto à possibilidade dos varzinistas irem para o jogo do Dragão com a mala cheia de fé e esperança. E calculando que o seu amigo e antigo colega de equipa Sérgio Conceição não deixaria de recorrer aos jogadores do plantel menos utilizados, Capucho terá mentalizado os seus comandados de que um bom resultado estaria ao alcance dos jogadores, embora a diferença do escalão a que as equipas pertencem.

     Pode dizer-se que a partida decorreu equilibrada sendo que a equipa de casa atacou mais e teve mais posse de bola, mais remates, cantos e livres. Contudo, os varzinistas mostraram muito boa coesão defensiva, boa organização coletiva e nunca esbanjaram oportunidades para lançar-se ao ataque: sem autocarros, antijogo, simulações de lesões e demoras excessivas no retomar do andamento do jogo. 

    O erro inesperado do Sérgio Oliveira, que capitaneou neste jogo, trouxe ao resto da partida emoção acrescida pela dúvida quanto ao desfecho final. Sérgio Conceição, que assumiu corajosa e conscientemente o risco de um insucesso fatal, estava precavido para tal eventualidade e "reforçou" o banco com a "brigada de emergência" e salvou o batalhão em dificuldade.

   Das estreias na titularidade, Mbemba e Bazoer revelaram nível para serem primeiras escolhas. Estão aptos. Os jovens brasileiros não puderam dar muito nas vistas, principalmente João Pedro, substituído por lesão aos 65' por Tiquinho; Jorge, bastante improdutivo, foi o escolhido para dar entrada a Corona(!): em boa hora, diria. Quanto aos componentes da "operação relâmpago" - Jesùs Corona, Tiquinho Soares e Óliver Torres, por esta ordem, pode afirmar-se que foram decisivos.

   Ora, João Capela, que se espera de um apitador que se exibe "à capela"? Apitar, apita. Muito. Em excesso. Desafinado, vezes de mais. Para onde está virado, como jogador que bate para qualquer lado para safar um lance. Um Paixão, com paixão mas sem "mão".

Sem comentários:

Enviar um comentário