quinta-feira, dezembro 17, 2015

ABOUBAKAR A ABRIR, HELTON A FECHAR.


(Público online)

Taça de Portugal
1/8 de Final
Santa Maria da Feira
2015.12.16

                   CD  Feirense, 0 - FC do PORTO, 1
                                      (Ao intervalo: 0-1)

FCP: Helton, Layún, Maicon, M. Indi, M. Angel, Danilo, Evandro (91',m Brahimi), Sérgio Oliveira (80', Rúben Neves), Bueno, Aboubakar e Tello (63', Corona).

GOLO: aos 10', Aboubakar, desviando com a cabeça a bola um canto apontado por Sérgio Oliveira. 

Árbitro: Tiago Martins.


                         Como era previsto, o Futebol Clube do Porto levou à Feira  uma equipa constituída na sua maior parte por jogadores com menos tempo de jogo na formação principal, não obstante os feirense serem sérios candidatos à subida ao escalão maior do futebol português estando, neste momento, bem situado na classificação geral para o conseguir.  Como o decorrer do jogo veio a confirmar, os comandados do jovem treinador Pepa  mostraram ter argumentos muito consistentes para conseguir aceder a um lugar entre os maiores.

                         A partida decorreu de modo pouco interessante pelo ritmo menos intenso que ambos os conjuntos  imprimiram no desenvolver das jogadas, com os locais muito bem fechados na metade do relvado que defendiam, para, com critério e velocidade, tentarem surpreender o adiantamento da equipa portuense explorando o adiantamento dos laterais de José Angel e Layún, chegando a causar algum perigo aos 17' e 38'. O FC do Porto, como lhe competia, manteve sempre uma postura de ataque usando frequentemente alguns lançamentos longos para os extremos, onde também apareciam J. Angel e Layún em iniciativas individuais pelos respetivos corredores. Cristián Tello, muito apático e lento, transmitia a imagem de um peixe fora do aquário...

                          Com o decorrer do encontro o jogo tornou-se um pouco mais aberto e o FC do Porto criou situações de maior possibilidade de chegar ao segundo golo, principalmente a partir da entrada de Bueno, que ameaçou desfeitear o gigante feirense da baliza aos 60' e logo aos 61'. Também Aboubakar, aos 71' podia ter feito muito melhor num lance em que se isolou, mas o keeper da Feira não permitiu com uma defesa de grande gabarito. No canto que se seguiu, Bueno não soube concluir com êxito. Corona, que entrou para aos 63' para substituir Tello, logrou isolar-se estavam decorridos 90'+1' da partida, contornou o guarda redes mas o remate foi travado antes de transpor o risco da baliza por um defesa local.

O momento do jogo, porém, sucederia na baliza contrária onde Helton, em golpe de grande elasticidade física e enorme frieza de raciocínio negou, numa defesa fantástica, aos locais o justo prémio de levarem o encontro para mais trinta minutos de prolongamento.

                           Mesmo tendo em conta que a equipa do FC do Porto jogou sem alguns jogadores tidos por titulares, a exibição ficou bastante aquem do que seria expectável. A sucessão de jogos em curto período de dias não me parece bastante para justificar uma tão modesta exibição. No entanto, não é justo que não se diga que a passagem aos quartos não foi merecida.

                           Se tenho que mencionar jogadores que estiveram em evidência, Helton merece ser o primeiro. Sérgio Oliveira trabalhou muito. A este nível, José Angel, esteve bem. Danilo e Corona, também. Os demais, assinaram o ponto.

                           Nada a dizer quanto à equipa de arbitragem.

2 comentários:

  1. Caro Remígio, Dragão sempre, mas cada vez com menos coração e paciência. Quando festejamos mais as derrotas dos outros que as nossas vitórias, quando começamos a dizer que as modalidades é que são... não lhe faz lembrar nada?

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. dragão vila pouca

    Faz, amigo, e isso "assusta-me". Mas a esperança é que nos ajuda.

    Abraço.

    Remígio.

    ResponderEliminar