terça-feira, maio 06, 2014

LOPETEGUI (JULEN), BASCO, 47 ANOS, "PARA NÃO GANHAR DE VEZ EM QUANDO".

  
Julen Lopetegui no FC Porto: possibilidade em cima da mesa
Julen Lopetegui (Maisfutebol-foto)


                    JULEN LOPETEGUI, espanhol do país basco, 47 anos, será o treinador da equipa principal do Futebol Clube do Porto nos próximo três anos. Rui Barros, antigo jogador e uma glória do Clube, fará parte da nova equipa técnica.

                  O novo técnico foi hoje apresentado por Jorge Nuno Pinto da Costa, que declarou ser o treinador espanhol contratado para recuperar o hábito da equipa "perder de vez em quando e não ganhar de vez em quando".

                  
                  Para mim e para a maioria dos adeptos do FC  Porto esta contratação não pode deixar de surpreender. Nisto, Pinto da Costa não mudou e foram decisões como esta que fizeram dele um dirigente sem paralelo no futebol português.

                 A preferência por um treinador com este perfil, cuja maior relevância curricular é ter sido vencedor de dois campeonatos mundiais como treinador das selecões espanholas sub-19 e sub-21, pode visar o aproveitamento de jovens jogadores da formação do clube e aumentar na equipa principal o número de jogadores portugueses oriundos da formação interna. Sendo conhecida a forma aguerrida como se batem as equipas bascas, que privilegiam a utilização de jogadores nascidos na região, e, sendo Lopetegui natural do país basco, é de esperar que procure implantar os mesmos princípios no FC  Porto, que, de certo modo, se pode alinhar pelo padrão bairrista da região do norte de Espanha.

                A inclusão de Rui Barros é muito acertada e pode ter a ver com a recuperação da mística e da forma de "jogar à Porto", a qual, ultimamente, esteve ausente nos momentos em que mais seria necessária.

               Não vou adiantar qualquer palpite ou comentário sobre a bondade desta escolha. Não sou atreito a especular sobre coisas que minimamente não conheça. Gostaria que este treinador tivesse qualidades de liderança e autoridade para a exercer sem qualquer espécie de interferências externas. Que tivesse capacidade para identificar quem não deve estar no clube e os afastasse sem olhar a nomes. Que estabelecesse uma rigorosa disciplina para assegurar a confidencialidade do que se passar na intimidade do balneário, que estabelecesse regras contratuais para os jogadores se absterem de falar para a informação e  redes sociais sem prévio  conhecimento dele ou do director de futebol, que identifica-se os atletas que se apresentem nos treinos com nítidos indícios de degradação física ou não treinem com a intensidade que se lhes exige, que não se esforcem nos jogos ou não respeitam as indicações que lhes são dadas.


                Fica, por agora, resolvido o problema da orientação técnica da equipa principal, mas, continuam por esclarecer outros assuntos muito importantes da vida do clube, que Pinto da Costa não deixará de tomar em devida conta e assumir as decisões apropriadas. A tempo, como agora fez com  o problema do treinador, porque Agosto está aí, não tarda.

              Como sempre faço, JULEN LOPETEGUI, como líder da equipa técnica do meu FC do Porto, é, a partir de agora, O MEU TREINADOR.

1 comentário:

  1. Amigo ;

    É como no tempo da nossa infância ... no começo das aulas ...
    Ano novo ... vida nova !

    Abraço

    ResponderEliminar