sábado, maio 10, 2014

ESPELHO DA ÉPOCA, AINDA QUE MENOS BAÇO.


Camisolas do FC Porto, no Museu FCPorto by BMG.


I Liga
Última Jornada
Estádio do Dragão, Porto
2014.05.10

                                        FC PORTO, 2 - SLB, 1
                                           (Ao intervalo: 2-1)

                        Foi um resultado natural que corresponde ao que as duas equipas jogaram neste encontro que encerrou a prova principal do calendário do futebol nacional. A superioridade do FC do Porto em relação à equipa campeã na época de 2013/2014 é indiscutível, não obstante o equilíbrio verificado entre os dois conjuntos no decorrer de um período entre o início da segunda parte e os 60'/65' da partida, quando entraram em jogo Quintero e Josué, a substituirem Herrera e Defour, respectivamente.

                     A exibição do FC Porto não foi além da média do que conseguiu no campeonato. Melhorou sem dúvida em aplicação e empenho, sobretudo por acção de Ricardo Pereira e Míkel, os melhores elementos da equipa em toda a partida. Quintero e Josué, mesmo com pouco tempo de jogo, tiveram a virtude de recompor a total superioridade que os Dragões tiveram sobre o Benfica no primeiro tempo.

                    A vitória do FC do Porto foi importante pelo adversário que enfrentou e pelas circunstâncias em que a partida aconteceu, apesar de que qualquer que tivesse sido o resultado nada representar para a posição da tabela dos dois adversários. Foi a primeira derrota do nóvel campeão português.

                   Luís Castro, pelo trabalho difícil que teve a seu cargo,  pela sua postura e dedicação ao Clube, mereceu muito este triunfo.

                   Já destaquei os que o mereceram pelas suas actuações positivas. Danilo, Reyes, Alex Sandro, Défour, Herrera, Quaresma e Jackson, deveriam e poderiam ter dado melhores indicações a Julen Lopetegui, futuro treinador. São melhores do que esta noite se viu e, ele, com certeza, deve saber isso.

                   O Rui Costa está ao nível de Pedro Proença e Cosme Machado. Felizmente que a arbitragem portuguesa está bem servida de árbitros de grande valor, que usam a farda como convém a um comandado exemplar, como se pode aferir das arbitragens dos jogos mais importantes desta época; e, como venceu quem há muito precisava de vencer e a ordem exigia , nunca mais alguém falará de roubos ou vitórias de favor nesta época.

                  O FC Porto abriu o marcador logo aos 4' por intermédio de Ricardo, num remate rasteiro à entrada da área que entrou pelo lado do poste mais distante à sua posição. O slb empatou na marcação de um penalti, por falta cometida por Reyes, aos 26'; Jackson, também na marcação de uma grande penalidade, fez o 2-1 final do resultado.

                  O FC Porto alinhou com: Fabiano, Danilo, Maicon, Reyes, Alex Sandro, Herrera, Mikel, Défour, Quaresma e Ricardo Pereira. Além dos já citados, jogaram Quintero (61'), Josué (70') e Kelvin (79'). Para além de Helton, lesionado há já meses, também não puderam alinhar Mangala, Fernando, Varela, Ghilás e Carlos Eduardo, por motivos diferentes.

              

                 

                  

                      

                     


2 comentários:

  1. Uma boa vitória, que é o que interessa. Senão ninguém cabia com eles, como se costuma dizer. E viu-se como eles, os mouros, reagiram nos juniores, com mau perder, e como nos seniores tentaram menosprezar esta vitória. Só que não conseguiram festejar como queriam.

    ResponderEliminar
  2. Amigo :
    ... Muda o disco e toca o mesmo ...

    É , como dizes , o espelho da época !


    Abraço

    ResponderEliminar