sábado, maio 31, 2014

LEVANTAR, DE NOVO, O ESPLENDOR DE PORTUGAL.

       
Portugal vs Grécia (antevisão): será um bom presságio para o Mundial?
 (Maisfutebol)


           É mais curiosidade o que sinto pela selecção portuguesa de futebol de que entusiasmo que muitos interpretam por patriotismo. Como cidadão educado nos princípios do amor pátrio e suficientemente conhecedor da nossa História comum para ter orgulho em ser português, a verdade é que sempre resisti a aceitar sem reservas o princípio de que a defesa dos valores da Pátria e da Nação Portuguesa cabem a uma equipa de futebol, ou representação desportiva, apesar do símbolo das quinas que as camisolas dos atletas que a integram exibem. Então, agora que os seleccionados que as constituem possuem dupla nacionalidade e a maioria deles tendo nascido em Portugal pertençam e actuem em clubes no estrangeiro, pouco me surpreende que no momento solene de ser tocado o hino de Alfredo Keil, a "Portuguesa", os rostos dos "defensores" da honra portuguesa não saibam entoá-lo e não revelem a mínima emoção.

           Depois, sendo o Futebol Clube do Porto o meu primeiro e verdadeiro representante de Portugal tenho, aqui sim, o gosto de acompanhar os atletas que pertencem ao meu clube, que são em muito maior número dos que fazem parte da equipa de Paulo Bento & Cª ilimitada. França, Bélgica, Colômbia, México, Argélia, contêm atractivos bastantes para competirem com o "dever" que muitos acham ser obrigatório conceder à selecção "de todos os outros". 

           Mas, não haja equívocos. Em caso algum espero ou desejo o insucesso da equipa que joga em representação do futebol português. Apenas não colocarei na sacada ou janela a bandeirinha a mando de um qualquer scolari pelo sucesso, se houver, nem guardarei luto pela morte dos patrioteiros que confiam a legionários a defesa da honra pátria.

         

         

4 comentários:

  1. es·plen·dor |ô|
    substantivo masculino
    Fulgor, brilho intenso.
    [Figurado] Deslumbramento.
    Pompa, magnificência.
    Lustre, fama, glória

    "Explendor" não existe, perdoe o meu atrevimento pela correcção.


    ResponderEliminar
  2. es·plen·dor |ô|
    substantivo masculino
    Fulgor, brilho intenso.
    [Figurado] Deslumbramento.
    Pompa, magnificência.
    Lustre, fama, glória

    "Explendor" não existe.

    Assim como deverá escrever "O mais belo estádio da Europa" em vez de "O Estádio Mais Belo da Europa".

    Perdoe o meu atrevimento pelas correcções e, claro está, não necessita de publicar os meus comentários, sou simplesmente um portista amante da boa e velha escrita portuguesa.

    Cumprrimentos.

    A. Silva

    ResponderEliminar
  3. Quanto a mim, que venha a nova época desportiva, para ver como estará a equipa renovada do F C Porto, até porque é quando tenho a maior parte das minhas férias e assim descanso do labor profissional.

    ResponderEliminar
  4. Amigo :

    ... Está dito ... Ficou dito !

    Abraço

    ResponderEliminar