quarta-feira, novembro 06, 2013

FC PORTO REI DOS BRINDES DA EUROPA.

Champion Lugue
Fase de grupos 
4ª Jornada
2013.11.04

Em São Petersburgo, Rússia.

                                   Zénit, 1 - FC PORTO, 1
                                           (Hulk)       (Lucho)

                  De novo, numa prova europeia, o Futebol Clube do Porto brinda o adversário com a oferta de uma oportunidade de golo. Tendo chegado à situação de vantagem no marcador com um golo aos 23' obtido por Lucho, de cabeça, a dar seguimento a um excelente cruzamento da direita de Danilo, aos 28', Alex Sandro e Helton dividiram as despesas de um brinde oferecido a Hulk que o transformou no empate a 1-1. De novo um lance estúpido numa competição com a visibilidade desta prova, com consequências desastrosas para uma equipa que se autoflagela e facilita a vida aos adversários e se expõe à risota de quem vê estas "baldas" dos nossos jogadores.

                Otamendi já nos habituou a ser repetente em lances desastrados e de novo, aos 51' corta com o braço uma bola que se dirigia a Helton. Valeu que Hulk optou por tentar enganar Helton e abdicou do "estoiro", e o guarda-redes portista evitou o 2-1 com uma defesa fácil.

                Destaquei em primeiro lugar os aspectos negativos que já se podem considerar correntes e previsíveis na nossa equipa em jogos internacionais e que tão caro nos tem custado. Porém, numa apreciação global do encontro não seria justo não ressalvar que a nossa equipa teve um comportamento aceitável, sendo evidente a sua vontade de obter uma vitória, tendo trabalhado para merecer melhor sorte. Bateu-se de princípio a fim para superar um adversário neste momento muito poderoso, moralizado, com ambição e com HULK que está em  grande forma. Face a estas dificuldades, a nossa equipa lutou, esteve por cima do jogo em muitos espectos principalmente no primeiro tempo e resistiu à pressão que o Zénit impôs ao jogo no segundo tempo. Globalmente, terá sido a prestação mais equilibrada e homogénia até agora na prova.

                O FC Porto de hoje vestiu o seu figurino tradicional que parecia quer substituir. Défour, que vinha a ser preterido voltou à equipa e restitui-lhe o esquema clássico onde melhor se sente. Foram notórias as melhorias no equilíbrio da equipa e só a pecha dos passes mal medidos ou interceptados continua acima do perdoável.

               Helton participou no lance anedótico com Alex Sandro mas ressarciu-se numa jogada em a bola "esteve dentro" da baliza . Danilo terá feito o seu melhor jogo desde que chegou ao Porto. Otamendi erra mais do que deve. Mangala esteve bastante bem; Alex Sandro, melhor na segunda do que na primeira parte, terá que melhorar o pique pois não conseguiu correr mais do que o adversário quando pretendeu chegar-se à frente pelo seu corredor. Défour foi dos mais úteis e mais lúcidos da equipa e esteve muito bem. Fernando é o coração e as pernas da equipa e Lucho, jogou muito marcando um golo oportuno; Josué esteve excelente e foi substituído porque estava no limite. Varela trabalhou e teve apontamentos e jogadas meritórias perto do que melhor sabe fazer. Seja pelo que for, uma avançado que apenas fez dois remates e já não marca um golo há vários jogos não pode ter boa nota. Jack Martínez batalhou, procurou a baliza, foi valente. Mas ficou em branco, de novo, e o que mais se espera dele é que faça golos. Ghilas e Licá, substituíram Lucho e Josué, respectivamente, mas não conseguiram o golpe que certamente gostariam de dar.

               Esperança não esmoreceu mas o caminho esta a ficar cada vez mais apertado...





3 comentários:

  1. Amigo :

    O empate já foi um grande resultado .
    A esta equipa não se pode exigir muito mais .

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. as iquipas portuguesas na Europa nem livram

    ResponderEliminar
  3. É esta a nossa triste sina, mostramos que temos equipa, nos dois jogos não fomos em nada inferiores ao Zenit, mas eles fizeram 4 pontos e nós 1. E tudo porque há situações que não podem acontecer, mas continuam a repetir-se, lamentavelmente.

    Abraço

    ResponderEliminar