domingo, novembro 10, 2013

FC PORTO APEIA DO TRONO O REI AFONSO.

(Mais futebol)

TP: V. Guimarães-FC Porto, 0-2 (crónica)
JOSUÉ, fez uma excelente exibição.

Taça de Portugal
4ª Eliminatória
Estádio D. Afonso Henriques, Guimarães
2013.11.10

                            Vitória SC, 0 - FC PORTO, 2
                                     (Ao intervalo: 0-2)

GOLOS: aos 15', por Fernando, num centro-remate feliz que levou a bola a entrar no poste mais distante da sua posição, ficando a ideia de que a sua intenção seria servir Jackson que aparecia na área do lado oposto; aos 41', Lucho conduziu a bola pelo lado direito do terreno, viu Jackson no lado contrário, executou com precisão o passe para o colombiano que rematou forte fazendo o 0-2.

O FC Porto alinhou com: Fabiano. Danilo, Otamendi, Mangala e Alex Sandro; Défour, Fernando e Lucho;  Josué; Jackson Martínez e Varela. Jogaram ainda: Kélvin, aos 60' entrou a substituir Varela, Carlos Eduardo ocupou o posto de Kucho, aos 68', e, Josué saiu após a expulsão do central francês para entrar o central Maicon.

O árbitro foi Jorge Sousa, do Porto.

Sem ter realizado um jogo de muita elevada qualidade, o FC Porto obteve uma vitória merecida e sem sobressaltos. A equipa jogou de forma bastante homogénia, equilibrada e controlou a partida na maior parte do tempo, tendo sido mais ofensiva e perigosa na primeira parte, período em que poderia ter conseguido mais golos. O Vitória lutou de princípio ao fim por contrariar a supremacia dos Dragões, todavia a defesa portista conseguiu neutralizar as investidas da equipa de Rui Vitória, a qual jogou em superioridade numérica os últimos 10'+4' por expulsão de Mangala (duplo cartão amarelo).

No que respeita aos desempenhos dos nossos jogadores, Fabiano mostrou-se seguro, Alex Sandro não atravessa uma boa fase (sabe fazer melhor), Otamendi hoje não assustou, Mangala dava espectáculo até ao momento em que o Jorge lhe deu o segundo amarelo e Danilo parece estar a estabilizar ao melhor nível. Défour, com trabalho muito valioso cimenta o direito à titularidade; Lucho, em bom nível com Fernando em plano ainda mais elevado e a revelar muita disponibilidade para o jogo. Josué é já uma figura incontornável nesta equipa pelo que joga e faz jogar e pela raça portista que revela em cada bola que disputa; Jakson Martínez mereceu bem o golo que apontou pela vivacidade da sua movimentação e pelo perigo constante das suas deambulações entre a defesa contrária. Varela, sem deslumbrar trabalhou muito para a equipa esteve bem.

                Kélvin foi o primeiro suplente a entrar e foi nítida a sua vontade de dar nas vistas. Conseguiu que a defesa lhe desse atenção e isso diz alguma coisa. Carlos Eduardo teria sido mais útil se tivesse tido o discernimento em ceder a bola a quem melhor estava em condições de lhe dar o destino devido. Louve-se a vontade de provar que merece mais tempo e outras oportunidades. Penso que as merece. Maicon, reforçou o sector no momento em que o Vitória mais pressionava.

              Paulo Fonseca agiu como devia no escalamento da equipa. Este não era jogo para arriscar porque o Vitória é já uma equipa com argumentos a respeitar. Mudou quando e como devia mexer, venceu um jogo que não era favas contadas e retirou pressão à equipa e ao artilheiro Jackson que regressou aos golos.

             Jorge Sousa tem um princípio que o torna um árbitro pusilâmine e de reduzida classe: mostrar à saciedade que não beneficia o FC Porto. Não questiono a expulsão de Mangala pelo duplo amarelo, mas o critério penalizador que emprega relativamente às faltas dos nossos jogadores e dos adversários. O amarelo exibido a Fabiano é ridículo, em comparação com perdas de tempo que em todos os jogos passam em claro. Neste caso, não me apercebi de que o guarda-redes portista pretendesse "queimar tempo" na demora da reposição e, se porventura o tivesse feito, não vi que o árbitro do Porto o tivesse avisado pelo menos uma vez. Já não é tão criterioso e  exigente na marcação de cantos com a saída de bolas pela linha de cabeceira quando o último toque é do jogador que defende. Houve pelo menos duas situações em que o FC Porto saiu prejudicado. Mais uma vez, por este "agente" da autoridade com fobia do azul e branco.

             A saída da Taça do detentor do troféu que derrotou o Benfica na célebre final do Jamor onde o "diabólico" Tacuara desautorizou Jesus, é uma mais valia que se perde para o interesse desta competição tendo em conta a qualidade e o clube da cidade berço da nacionalidade.

2 comentários:

  1. Continuamos a ser irregulares e no mesmo jogo fazer coisas interessantes e logo a seguir borrar a pintura. Ontem sem muito brilhantismo, tivemos bons momentos na primeira-parte e depois, na segunda, bastou o Vitória subir, pressionar, ser mais agressivo e deixamos de fazer o que devíamos. E então, com tanto espaço e tantas possibilidades para contra-atacar e acabar com o jogo, nunca conseguimos fazer as melhores opções.
    Valeu a passagem e a esperança que no futuro será melhor.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Amigo :

    O F.C.Porto tornou fácil um jogo difícil !

    Abraço

    ResponderEliminar