domingo, novembro 24, 2013

BESTAS, SIM SENHOR! E GRANDES...



Fonseca: «Nacional só criou perigo depois do 1-1»
(Maisfutebol)

I Liga
Estádio do Dragão, Porto
10ª Jornada
2013.11.21

                                        FC PORTO, 1 - NACIONAL, 1
                                               (ao intervalo: 0-0)

                     Se há "bestas negras" devem ter estado ontem à noite no Dragão mas vestidas de azul e branco. É que tendo jogado ao ataque praticamente do primeiro ao último minuto de jogo, efectuado um número impressionante de remates e criado um mão cheia de jogadas para golo, os jogadores do Futebol Clube do Porto apenas por uma vez concretizaram!

                    Difícil, francamente incompreensível, tanta ineficácia em praticantes profissionais considerados.

                    (Já alguém reparou, no decorrer do "aquecimento" usual antes dos jogos, quantos remates dos jogadores efectuados "sem oposição" não se enquadram com a baliza...?)

                    O FC Porto não desiludiu quanto ao futebol produzido pela equipa no seu conjunto que me pareceu ter melhorado em relação ao que lhe vi fazer nos últimos jogos. A caudal de jogo e a movimentação global são perfeitamente aceitáveis e seriam suficientes para vencer o Nacional, que se mostrou naturalmente muito cautelosa, paciente e astuta sem recorrer ao anti-jogo mas claramente inferior no jogo jogado e nas situações de golo criadas, que foram nulas, com excepção da que acabou por igualar o resultado, um justo prémio para a sua humildade, trabalho e objectivos traçados.

                    O FC  Porto entrou em campo com Herrera pressupondo desde logo que Paulo Fonseca estaria à espera do modo de actuação da equipa de Manuel Machado. O mexicano esteve bem, deu dinâmica ao ataque e deambulou na zona central do relvado com utilidade, enquanto durou a resistência física. Após a marcação do golo toda a equipa abrandou o andamento e Herrera desceu de rendimento e poderia ter sido substituído mais cedo.

                     Varela foi uma nulidade neste jogo e deveria ter ido para o balneário sem esperar que o árbitro desse por terminada a primeira parte. O dois laterais tinha obrigação de fazer mais e Otamendi, viu a sua excelente exibição algo borrada na barafunda do golo do empate de Rondon. Os demais componentes da equipa lograram um desempenho aceitável, excepto, obviamente, na finalização. Quintero, agitou alguma coisa mas não marcou a diferença. Licá talvez devesse entrar mais cedo no jogo.

                     Foram estas as "bestas negras": Helton, Danilo, Otamendi, Maicon, Alex Sandro, Herrera (Ricardo, 87'), Fernando, Lucho, Josué (Quintero, 65'), Jackson Martínez e Varela (Licá, 76').

                     O golo do FC Porto foi apontado por Jackson aos 52' num excelente remate de cabeça e o empate ocorreu aos 82', por Roncon.

                     Não consegui perceber se houve um penalti por marcar contra o Nacional por mão de um defesa dentro da área. As imagens não são evidentes, mas...

                     Carlos Xistra está substancialmente diferente, para melhor, do árbitro que foi até há algum tempo atrás.

                   

               

                    

                  

3 comentários:

  1. Meu caro amigo, será que podemos falar em evolução, melhoria, quando os defeitos e os erros de jogos anteriores, voltaram a estar lá?
    Mutos remates, é verdade, mas quantos foram à baliza?

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Caríssimo Remígio
    Li o seu comentário, o do Vila Pouca , vi o jogo pela Sport Tv , e , enquanto alguns portistas me diziam que tínhamos "tido azar" , eu , mais cáustico e menos contemporizador com o que a equipa me está ..."oferecendo " e , mais grave, ao slb disse que NÃO ! que não gostara e que passadas as estatísticas da posse de bola e 17 cantos a favor ! o que se salvara era um - u m z i n h o ! - golo ,enquanto que ao Nacional bastaram 3 remates para fazer o mesmo ! Foi ou não foi ? !..
    A nossa equipa está com uma tremenda falta de" gás " (entenda-se ALMA ...) e tenho de me valer do Vila Pouca ,porque ele já o disse :alguém tem de dizer àquele grupo de cidadãos -pagos princepescamente ! - que estão a jogar no FCPORTO e não no Carcavelinhos ou no Rebenta-Canela-Futebol-Clube . Faz-se um a zero e começa-se a dar bolas ao Helton , por mor do banho , p'ró homem aquecer ? ... Quem é que diz ao Otamendi que os jogos têm 90 minutos e a concentração tem de valer TODO esse tempo ? O que é que se passa com o defesa esqº Alex Sandro ? !... Não centra uma bola , não faz o corredor , não recupera a posição se vai (raramente ) à frente ? Porquê tantos passes errados? Ontem , p.ex. , o Varela NÃO DEU UMA P'RÁ CAIXA ! e os que estão no banco ,servem para alguma coisa ? numa situação destas , claro . O P. F. , "mete " jogadores a 3 minutos do fim , em desespero ... o Papa Francisco que é Papa ,certamente NÃO vai acender velas no altar , qdo tem uma crise hepática, em vez de ir ao Hospital ... Temo , finalmente, que este seja o nosso futuro Quinito ! O que eu me tenho lembrado da frase :" Comigo, é o Gomes mais dez ! " este (P.F.) decalcando-o ,disse : " É o Licá mais ... dez ! " .
    Resta o Áustria de Viena ! E eu, francamente , NÃO ARRISCO , nenhum prognóstico ...JURO ! que nem no fim do jogo !...
    Abraço amigo
    João Carreira
    EM TEMPO : .
    Bela jogatana fizeram os do Hóquei ! Nervo, genica , Portismo , suor , A L M A !
    Alguèm leve estes do futebol a ver os jogos e SENTIREM o que é SER PORTISTA !

    ResponderEliminar
  3. Amigo :

    Há que puxar as orelhas a estes meninos ...
    Isto não se pode repetir !

    Abraço

    ResponderEliminar