segunda-feira, setembro 02, 2013

QUINTERO SOLIDÁRIO SALVA JACKSON PERDULÁRIO.



O Jogo

O Jogo



I Liga
Em Felgueiras
2013.09.01
3ª Jornada
                             Paços de Ferreira, 0 - FC PORTO, 1
                                          (ao intervalo, 0-0)

                         Golo: Jackson Martinez, aos 76', batendo de cabeça a bola na sequência de um canto apontado por QUINTERO.

                         Os comentários que costumo fazer sobre os jogos do FC Porto são escritos imediatamente a seguir ao seu termo, o que me permite uma análise pessoal genuína não influenciada por aquilo que ouço ou leio a posteriori. Ontem, não pude fazê-lo e, por força disso, este comentário não será o que poderia ter sido no fim do jogo.

                         As minhas expectativas quanto à qualidade de que estava à espera por parte da nossa equipa foram, em parte, defraudadas. Sinceramente esperava (bastante) mais. A minha confiança num desempenho convincente derivava do facto de o plantel estar, com excepção de Mangala, totalmente disponível,  o FC Porto possuir inquestionavelmente melhor equipa que o adversário, estar menos desgastado do que os pacenses que vieram de jogos de muito esforço, jogava em campo neutro e, em Felgueiras, onde normalmente os dragões contariam com grande apoio como se veio a constatar. A questão da elevada temperatura que se verificava na tarde de domingo não tem nenhuma consistência: os adeptos suportam nas bancadas a inclemência do sol muito mais que os jogadores sobre a relva natural regada e, apesar disso, não se vão embora senão no final da partida...

                         Admito que a afirmação possa ser especulativa, mas, se ontem pairou forte dúvida de que os tri-campeões, aspirantes esta época ao tetra, poderiam perder pontos, isso deve-se, a Jackson Martinez que esbanjou uma mão cheia de ocasiões de golo feito. Aberto o marcador bem cedo, como poderia ter acontecido, a equipa embalaria para uma partida completamente diferente e, agora, estaríamos a contar uma história completamente diferente.

                        Os desempenhos individuais foram de fraco nível e disso se ressentiu o rendimento da equipa. Foram raros os que conseguiram jogar ao seu nível. Só Alex Sandro, esteve bem. Nem Licá, nem Josué, confirmaram as boas prestações anteriores. Défour, não vai escapar ao olho crítico de MST.

                        Bem, Quintero e Ricardo, talvez ainda mais influente, a comprovar que vale a pena jogar na B e lutar por um lugar ao sol.

                        Volto a subscrever a atitude de Paulo Fonseca em meter no jogo QUINTERO apenas (por agora) em jogos que "não atam nem desatam" como ontem estava a ver-se. O seu modo de jogar desestabiliza qualquer defesa, confunde-as, desorganiza-as e os espaços aparecem. Não resultou em jogo jogado, mas o golo salvador resultou do canto por ele apontado. (Já agora falo da "falta" de Jackson: não há nenhuma irregularidade há um ligeiro encostar resultante do movimento natural do colombiano para preparar a elevação que não inibe o adversário de fazer o mesmo. É uma das habituais faltas virtuais que só a câmara pode "ver", não faz parte do "futebol real" que acontece no estádio).

                        Ontem, tivemos muitas jogadas de golo possível e concretizamos uma. Oferecemos outra ao adversário, com o resultado ainda a zero, mas este recusou-a. Jackson Martinez, chef numa pizzaria famosa, se queimasse a massa de cinco ou seis PIZZAS apetitosas que os "ajudantes" lhe prepararam, iria ter muitos problemas em manter obter o contrato milionário que pensa merecer.

                        Rui Costa não me parece ser um árbitro corajoso o que, necessariamente lhe está a condicionar a carreira.

                        Jogaram pelo FC Porto: Helton, Danilo (Fucile, 39', por lesão), Otamendi, Maicon, Alex Sandro, Lucho, Fernando, Défour (Ricardo, aos 67'), Licá, Jackson Martinez e Josué (Quintero, aos 57').

                        

                        

2 comentários:

  1. O muito calor, um Paços muito fechado, falta de criatividade e uma grande ineficácia na zona de finalização, explicam as dificuldades do F.C.Porto na tarde de ontem. De qualquer maneira, vitória justa e o mais importante conseguido. Estamos na liderança e se é verdade que ainda é muito cedo para euforias, também é verdade que candeia que vai na frente alumia duas vezes.
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Amigo :

    O curioso é que estive tranquilo durante quase todo o jogo !

    Abraço

    ResponderEliminar