quinta-feira, junho 28, 2012

HUMBERTO COELHO E JOÃO PINTO, OS HOMENS DA SELECÇÃO.

         

   Ao contrário do que sempre fiz em provas como os campeonatos da Europa ou do mundo, desta vez não tive oportunidade de dar ao euro2012 a atenção que gostaria, daí que não tivesse tido oportunidade de mais vezes ter vindo ao Dragão, Sempre! postar sobre ele. Naturalmente que procurei ver os jogos em que participava a selecção portuguesa, estive atento aos noticiários na TV e da rádio do carro e cumpri regularmente o compromisso diário que há muitos anos estabeleci com o JN (Jornal de Notícias), passando a correr pelos títulos e por uma leitura oblíqua das outras notícias incluindo as do futebol.

             Estou, deste modo, mais ou menos a par do que foi a participação portuguesa a qual, como já tive oportunidade de reconhecer neste blogue, excedeu as previsões mais optimistas de que não conseguiria ultrapassar a fase do grupo o que na realidade veio a conseguir com o maior mérito, diga-se desde já. E só não vai estar na final que mereceu disputar porque, ainda desta vez, a fortuna protegeu a Espanha. Também já lhes chegava ter que pagar os juros dos empréstimos que contrai para tapar o buraco orçamental à taxa  de 7%...

O Jogo
             
               Apesar de tudo, Paulo Bento não é agora bestial quando antes foi a outra coisa. Apesar de todos os azares em número de bolas que bateram nos postes e na trave, algumas boas oportunidades de golo desperdiçadas e ter tido a Alemanha (a principal favorita à vitória final) pela frente no jogo inaugural, a Dinamarca com tendência para nos humilhar e a Espanha apenas campeã da Europa e do Mundo, ainda teve que se aguentar sem o contributo valioso do venerável ancião Eusébio da Silva Ferreira, o símbolo (ainda)  vivo pela graça divina desta selecção, deixando todo o séquito português em estado de profundo abatimento e de compungente desânimo pelo forçado abandono físico, que não imaterial, do seu ícon forçado a acolher-se aos serviços hospitalares locais para recuperar dos esforços tidos nos gastos (não me refiro aos do alojamento no Hotel...) de energia a moralizar os atletas lusos.

Eusébio aqui fotografado em 2010
           
               Paulo Bento não deixou o crédito por mãos alheias e fez jus à fama de treinador teimoso (ou disciplinador, como admitem outros); manteve de princípio ao fim o seu harém de favoritos, o sistema que aprendeu como jogador e serve de figurino seja qual for o jogo, promove a amo despótico do grupo o capitão Ronaldo instruindo a tripulação para o servir, pratica nas substituições o mesmo exercício decorado, veta o melhor lateral direito do mundo, José Bosingwa porque fala inglês e ele não e faz alinhar o pequenote rezingão e sempre-em-pé, pré-reformou Ricardo Carvalho talvez porque fala espanhol melhor do que ele, e dá-se ao luxo, pasme-se, de deixar de fora Nuno Gomes, (o Nuninho, ex-aquele clube lá da 2ª circular), e, oh, deuses abri-lhe os olhinhos o, "Jardel de Coimbra (por acaso ele também ex-do dito cujo), o ariete João Tomás.

             Depois de tudo isto, que raio estiveram lá a fazer o Humberto Coelho e o João Pinto?

            

            

3 comentários:

  1. bom como portugues e orgulhoso de o ser nao vamos fazer como a frança que agora que estao de fora jà nao presta para nada embora como a maior parte dos portuguesesnao nao estava de acordo com o vira o disco e toca o mesmo nas subestituiçoes mas temos que estar orgulozos de ser portuguezes david pereira

    ResponderEliminar
  2. Amigo :

    ... Os rapazes merecem o nosso OBRIGADO !


    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Caro Remígio
    Bom regresso às lides !Qto ao seu post e pergunta sobre o que estiveram lá a fazer o J.P. e o H.C., tenho p'ra mim que nada ! Bastava que por lá tivesse estado o Sr. Eusébio ... A malta depois admira-se de ter como nosso primeiro. um Sr. Passos ?!... Ora, Porra !
    Desejo de uma óptima época !
    Saudações e promessa de uns comentáriozitos ,quando a oportunidade surgir .
    Abraço amigo do
    João Carreira

    ResponderEliminar