sábado, julho 09, 2011

À VOLTA DO ESTÁGIO EM MARIENFELD (ALEMANHA)



        Os rapazes andam lá pelas germânicas terras da senhora dona Merkel, em Marienfeld mais precisamente, um local pelos vistos muito aprazível e benquisto para as cores azuis-e-brancas que de lá têm trazido, nas últimas épocas, o elixir da felicidade e da fortuna, qualidades que normalmente só possui quem trabalha e o faz com muito suor e maior competência, é justo dizê-lo. Estão, por certo, empenhados em dar o seu melhor, equipa técnica e atletas, aproveitando a excelência das condições que o clube lhes proporciona em nada comparáveis àquelas que muitos dos nossos compatriotas emigrantes que ali trabalham usufruem por muito menos benefício material, para ajudar a que a grande Alemanha a reciclar o "lixo" em que as agências do rating nos obrigam a ser.

          As notícias que chegam até nós em quase nada ajudam a formar uma ideia sobre o que vai ser a definição final do plantel, subsistindo ainda muitas dúvidas sobre quem sai e quem fica, se as aquisições confirmam ou defraudam as expectativas que se vêm alimentando sobre eles, muito embora seja de crer que que a maior parte dos campeões nacionais vai continuar. Falcao, é o que mais tem estado nas bocas do mundo e, ora é dada como adquirida a sua saída como a sua continuidade. Até já os trinta milhões da cláusula cresceu mais que a taxa de juros da dívida soberana portuguesa... Fernando, como a invasão da Líbia, deixou de ser assunto dos mídea e, a tida como certa desvinculação ainda no decorrer do campeonato, já não concorre com as notícias das chegadas à Portela de charters com fenómenos mundiais para o SL Babel e SC ex-Academia de Portugal.

          Conhecemos alguma coisa do Djalma e outro tanto de Kléber, quase nada do Kelvin. Yturbe vai estar à prova  no campeonato do mundo da categoria e nós mal podemos esperar para ver o dito "novo Messi" (detesto as comparações óbvias, mas que se há-de fazer). O angolano vai ser muito útil, tem qualidade e bons atributos mesmo que não seja sempre titular. Ao contrário do que vou lendo por aí, Kléber é capaz de preencher a vaga de Falcao, se esta ocorrer. No momento actual, parece ousadia fazer tal afirmação mas não é: o ex-marítimo é dotado para o lugar e o colombiano El Tigre, quando chegou ao clube também não revelou logo todos os atributos que agora lhe são reconhecidos. Wait to see.

          Há um ditado que diz que "quem se ri do vizinho o mal lhe vem pelo caminho". Por isso vou esquecer que o clube da Dona Victória, que nos idos da ditadura foi o orgulho da Pátria de Salazar por ser, orgulhosamente, inteiramente constituída por portugueses mesmo que Eusébio e Coluna, entre outros, não tivessem nascido em Portugal, vai apresentar-se nesta época apenas com estrangeiros oriundos de vários países o que converterá o balneário encarnado num ambiente da bíblica Torre de Babel. Deve ser por essa razão que Jorge Jesus chamou para com ele colaborar o experiente e conhecedor psicólogo desportivo doutor Manuel Sérgio... ai, Professor...!. Deus permita que no balneário do Dragão não deixe de continuar a falar-se na língua de Camões e de Fernando Pessoa, rezo para que Castro, Sérgio Oliveira e outros miúdos dotados se juntem aos resistentes do plantel actual para manter o sotaque do norte inconfundível.

           A Sport TV assegurará a transmissão de quatro partidas da pré-época, a saber: em 16/7 - Borússia Moenchergladbch; a 21 deste mês, o Rio Ave, em Vila do Conde; segue-se o Peñarol, no Dragão, no dia 24 (onde eu também penso estrear-me a ver ao vivo); e, a fechar, no dia 31/7, o Lion.

           Nestes jogos, dou prioridade à observação individual dos jogadores que chegaram ao clube. Gosto de ter a minha própria opinião sobre as capacidades que revelam, mesmo que aceite sem dificuldade que não as poderão revelar todas nestas partidas. Estou atento ao modo como "pisam a relva", à sua movimentação dentro das quatro linhas, se recorrem ou não ao uso da falta, à velocidade de execução, à genica com que actuam. Para isso não há como observar "ao vivo", no estádio e, mais tarde, poder aferir as minhas pelas impressões alheias. Bem sei que não contam apenas as aptidões técnicas para ser grande no futebol porque são necessárias outras de ordem pessoal, quiçá bem mais importantes do que a habilidade nata de jogar à bola. Mas essas, estão fora do nosso alcance conhecer directamente e, quando chega até nós algum rumor têm, normalmente, a veracidade que atribuímos a um vulgar boato.

            


       

3 comentários:

  1. Remígio, em tempos calminhos, de autêntica pasmaceira, grande post...
    Mas não substimemos o Prof.Manuel Sérgio, ele conseguiu ser eleito deputado pelo partido dos reformados, o que é um feito.
    Também sou como o S.Tomé, ver para crer e depois de várias observações, que uma não dá para nada.

    Entretanto passemos os olhos pelo Benfica/Solteiros e Casados de Friburgo.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. dragao vila pouca:

    Longe de mim subestimar o Professor Doutor Manuel Sérgio. Mas que ele vai ter que usar os suspensórios (é cá uma "história" de uma sua aula em que estive presente), tenho a certeza que vai.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. O doutor Manuel Sérgio é uma grande aquisição !

    Abraço

    ResponderEliminar