quinta-feira, julho 14, 2011

FRANCEZINHA À MODA DO PORTO.

           Assim à laia de "rapidinha" que apazigua e acalma as sensações que nos impelem à consumação dos actos da nossa vida quotidiana, dei uma vista de olhos pelas pelas letras "gordas" das edições em papel aos dois diários que melhor satisfazem as minhas necessidades básicas de informação diária: o generalista Jornal de Notícias (JN) e o "O Jogo", para a actualidade desportiva.

           Ouve-se, muitas vezes, dizer que é desbaratar tempo a leitura dos jornais, porque as notícias só mudam de protagonistas mas pouco se diferenciam de outras que já antes nos foram divulgadas, dizem uns, que são pouco ou nada credíveis, garantem outros ou, "é sempre a mesma coisa", garantem os cépticos. É óbvio que não é nada daquilo que eu penso e se ainda persisto, por enquanto, em manter-me atento ao que  vai acontecendo em Portugal e no mundo e me entra em casa pela "janela" das TV pela via dos noticiários, continuo fiel ao antigo (posso dizer velho, sem complexo) costume de "sentir" as notícias que leio através da sensibilidade dos dedos que seguram o jornal.

           Como o político-social e económico, tanto quanto o crime generalizado, cada dia mais e de maior  violência, o drama do desemprego, os cortes nos rendimentos da dita classe média, o estado do ensino, a incerteza e o caos que esfarelam o sistema público de saúde, as inconcebíveis decisões judiciais, a corrupção galopante e incontrolada, a hediondez da pedofilia e tanto mais, que vão tornando este, cada vez menos, "paraíso à beira mar plantado" um depósito gigantesco de gás propano sujeito à atracção de um raio onde os pára-raios foram destruídos, não cabem na natureza deste blogue, vejamos o estado de hoje (ontem) do fenómeno do desporto, focado no que ao Futebol Clube do Porto diz respeito.
http://s.glbimg.com/es/ge/f/620x470/2010/12/15/alexsandro_sub20_gcom_95.jpg
            Ao que parece (ver para crer, como S. Tomé), DANILO, um lateral direito/médio, de apenas 19 anos, já internacional pela canarinha e ALEX SANDRO, defesa esquerdo, também ele um jovem de 20 anos de idade e internacional sub-20, ambos brasileiros do Santos de Pelé, acabam de ser "resgatados" e salvos de um  futuro muito duvidoso, ao clube da Dona Victória, aprestando-se para aterrar num dos melhores aeroportos da Europa e do Mundo, que por acaso se situa no norte ali para os lados da Maia, mais exactamente em Pedras Rubras, para vestirem a camisola mais conhecida no universo futebolístico, as azuis-e-brancas do Futebol Clube do Porto.

DANILO COMEMORA GOL
            As referências que enformam as notícias (e os vídeos, entretanto já divulgados) deixam os seguidores dos Dragões a sonhar com as exibições que as suas aptidões poderão prodigalizar no futuro, mas, o que certamente, agora, lhes provoca mais gozo é que, ambos, não se deixaram seduzir pelos "rebuçados" que os  olheiros encarnados lhes andavam a oferecer e acabaram por optar pela aposta certa que o mesmo será dizer, puseram as respectivas assinaturas num contrato de cinco anos e vão mudar-se de S. Paulo, a laboriosa cidade brasileira para a sua homóloga Porto português. Ah, ah, ah!

            Estas coisas não são para quem sonha mas para quem quer e pode!

                                               Para ver e esperar.


             A gente até lhe parece ser o Real Madrid de Lisboa, tantas são as notícias e o espaço que lhe é dedicado nas capturadas estações TV, enquanto os portistas, se por acaso têm um momento de distracção, nem se dão conta de que os campeões nacionais ainda andam lá pelos germânicos domínios da usurária Ângela Merkel. O que nos vai valendo, a nós, portugueses de primeira escolha, é que Jesus e os seus rapazes nos têm brindado com "nacos" de arrebatador tango sul-americano, mostrando-se insuperáveis na simpatia que manifestam para com os credenciados adversários que defrontaram, a ponto de perderem os jogos de propósito com o intuito de os fazer felizes. Que ternura!




           Enquanto Pinto da Costa anda a encher casinos para lhe conhecerem os projectos nas entrevistas que ali lhe fazem e, que ele é tudo menos ingrato, para agradecer e elogiar publicamente os competentes "olheiros" do benfica, o BMN (Banco Minas Gerais) conseguiu contratualizar um acordo com o MELHOR CLUBE português comprometendo-se a dotar o Dragão com um MUSEU à altura da grandeza do Estádio-Mais-Belo-da-Europa e do seu Presidente. Como sempre o líder mais vitorioso do mundo, quase a fazer três décadas de gestão modelar à frente do clube "A vencer desde 1893", cumprirá uma das suas promessas: a criação do MUSEU.

           E no hóquei em patins acontece a sublimação do produto, a busca da excelência só ao alcance dos eleitos, dos dotados. Vejam : Tó Neves, regressa e vai treinar os decacampeões ininterruptos, Franquelim Pais, o "mestre" guardador da poção mágica do sucesso vai visionar a aplicação da dose adequada, Ilídio Pinto é o Alquimista que a conserva inalterada e, lá está, Pinto da Costa, nós todos, a desejar-lhes outros dez seguidos, um de cada vez.

           A concluir (os meus agradecimentos a quem teve a pachorra de me seguir até aqui) não podia de deixar de lhes perguntar se assistiram à última conferência de imprensa do Jorge Jesus. Não? Que pena, foi brilhante. Então aquela descrição das características do Denthre, a "modéstia" com que lembrou ter sido o "fazedor" de Coentrão, a sentida melancolia pela falta que lhe fazem na defesa o Luisão e as asas perdidas do Max e do caxineiro villas-peseteiro, os planos que reserva para Javi, o pseudo ar de indiferença pelos resultados verificados nesta pré-época, outrora tão celebrados, e a ansiedade incontida perante a eliminatória a jogar dentro de quinze dias para a Liga dos Campeões, dão uma fotografia a preto-e-branco do treinador que do Braga chegou ao slb para ser campeão europeu. Homem, não te deixes ir abaixo! Confia no Professor...

          


        

1 comentário:

  1. Remígio, apenas direi: isto não é para quem quer, mas para quem pode. Você tem toda a razão.
    Abraço

    ResponderEliminar