domingo, julho 10, 2011

PAGO, MAS BUFO!

          Todos os meses a Rádio Televisão Portuguesa (RTP) entra no meu bolso para me sacar uns quantos euros (não menciono exactamente quantos porque aderi à factura anual e, neste momento, não tenho nenhuma que me forneça dados exactos), supostamente porque me presta um serviço público extraordinário cujos encargos o Estado só em parte entende dever assumir.

           Sendo público,  deveria entender-se que todos os cidadãos protegidos pela Constituição da República têm o direito a ser tratados em pé de igualdade, quaisquer que sejam as suas opções políticas, religiosas, cor, raça e, também, julgo eu, a sua paixão clubista.

           Penso que a RTP1, sabe isso mas não cumpre.

           O facto que hoje constatei é um dos muitos que acontecem naquela estação e não se verificam apenas em relação ao favorecimento do Sport Lisboa e Benfica, como agremiação desportiva sediada na capital, mas também a outros sectores da vida nacional, designadamente na economia e nas despesas públicas, onde a região de Lisboa e Vale do Tejo é largamente favorecida em relação ao "resto" do país.

           O  noticiário de hoje das 13 horas da estação pública abriu com o sr. Carlos Daniel, adepto confesso do clube encarnado, iniciando o bloco informativo com referência ao congresso das câmaras municipais o qual teve a duração de cerca de 5 minutos. Ainda o relógio do canto esquerdo não tinha chegado aos seis minutos, já entrava no ar a peça sobre o grande acontecimento desportivo do dia de ontem, ocorrido na Suíça, onde o segundo classificado do campeonato português da época transacta e vencedor da taça Calsberg, "esmagou" o mítico, fabuloso e histórico grupo dos "amigos das casas do clube da Dona Victória na Suíça", pela marca de 1-9!!!. Foram passados os golos, entrevistados os seus autores, sublinhado o feito do Tacuara ter alcançado um poker e, (notável!), até descobriram um jogador  português (!), Miguel Víctor, autor do nono golo, para garantir que ainda há no plantel alguém que fala na nossa língua. Mas não é tudo: o "treinador" do "clube" helvético teve oportunidade de elogiar o comportamento dos seus "jogadores" e a "cidade e o mundo" ficaram a saber que o "luvas pretas" ainda continua ligado ao futebol. Foi lindo o brinde do Paulo César, à Robertinho...

             Quase sete minutos decorridos, um tal Futebol Clube do Porto, apenas campeão nacional invicto, vencedor da Liga Europa e Taça de Portugal em 2011,  em estágio lá para a recôndita Marienfeld, (na Alemanha, é?), esteve no ar, generosamente, menos de dois minutos com passagem de umas imagens requentadas e a informação de que, hoje, iria defrontar uma equipa de amadores da 6ª divisão germânica.

              Claro, os portistas, os portugueses, têm o complexo da discriminação relativamente ao poder da capital.

5 comentários:

  1. Meu caro, mudam os governos, mas na querida RTP Norte e no Jornal da Tarde, a quintinha do benfiquista de Paredes continua a prevalecer. Mas na Antena 1 é igual, estão a acompanhar os estágios dos 3 grandes, o que tem menos tempo de informação, quem é? Pois, o F.C.Porto.
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. É de lamentar tanta hipocrisia nestes textos.

    O Benfica é só o outro nome de Portugal.

    Quando a inveja nos toca, nem as mais ásperas palavras fazem transparecer a vontade de ser tão grande como o rival.

    Utilize este blogue e resuma-se á vossa insignificância.

    BENFICA SEMPRE.

    ResponderEliminar
  3. Filipe (lanheses):

    Ignorava que Portugal tinha outro nome. É que a História dizia, quando a aprendi na Escola, ter sido D. Afonso Henriques o fundador de PORTUGAL. Mas admito que, após Vale e Azevedo, haja muita gente que tenha adoptado o que menciona...

    Quanto à inveja, como dizia o outro, é só fazer as contas...

    Sinceramente, nunca me considerei (nem considero) significante.

    ResponderEliminar
  4. Ai, Ai, nem quando o futebol clube do PORCO ganha vocês descansam. É pena que não caia uma bomba e vos leve a todos.

    Mas é claro, que quando se fala de fruta, cestos, apitos de cor reluzente os meninos ficam todos fudidos

    Não me apetece perder tempo a escrever para PORQUISTAS

    por isso copy paste

    "É de lamentar tanta hipocrisia nestes textos.

    O Benfica é só o outro nome de Portugal.

    Quando a inveja nos toca, nem as mais ásperas palavras fazem transparecer a vontade de ser tão grande como o rival.

    Utilize este blogue e resuma-se á vossa insignificância.

    BENFICA SEMPRE."

    ResponderEliminar
  5. Pedro Neves:

    Este texto é a demonstração da qualidade dos adeptos do "clube do regime".

    De facto, com "portugueses" destes, Portugal merecia outro nome...

    Remígio Costa.

    ResponderEliminar